Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasil estreia na Libertadores para alcançar Argentina e ser maior campeão

Com o Bahia em campo lá na altitude de La Paz, o Brasil inicia hoje uma jornada que pode fazer com que ele retorne ao posto de maior campeão da história da Copa Libertadores da América depois de uma espera de 59 anos.

Caso dê continuidade à sua hegemonia recente no cenário continental e conquiste o sétimo título consecutivo (2019 e 2022, com o Flamengo, 2020 e 2021, com o Palmeiras, 2023, com o Fluminense, e 2024, com o Botafogo), a nação pentacampeã mundial, enfim, conseguirá alcançar o recorde de 25 troféus levantados pela Argentina.

A última vez que o Brasil esteve no topo do ranking dos países mais vitoriosos da competição interclubes número um do futebol sul-americano foi em 1966. Naquela ocasião, após a disputa de seis edições de Libertadores, brasileiros, argentinos e uruguaios contabilizavam duas conquistas cada.

A cavalaria brasileira

O Brasil é o país que tem mais clubes participando na Libertadores-2025: oito, um a mais que a Argentina.

O Bahia será o primeiro a estrear. O time do Grupo City visita o The Strongest, na Bolívia, a partir das 21h30 (de Brasília). O Corinthians, o outro time do país que joga a fase preliminar do torneio, joga amanhã à noite contra a Universidad Central, em Caracas, na Venezuela.

Botafogo, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Internacional e Fortaleza ainda têm mais um mês de folga pela frente, já que não precisam passar por esses primeiros confrontos eliminatórios e entrarão direto na fase de grupos.

'Pré-Libertadores'

Iniciada duas semanas atrás, a 'pré-Libertadores' consiste em três rodadas de confrontos eliminatórios, sempre no formato de jogos de ida e volta, que definem os donos das quatro últimas vagas na fase de grupos do torneio continental.

Continua após a publicidade

No total, 19 clubes de todos os dez países filiados à Conmebol participam dessa etapa. Três deles, no entanto, já foram eliminados na primeira série de mata-matas: Blooming (BOL), Nacional (PAR) e Defensor Sporting (URU).

A fase principal da Libertadores está marcada para começar em 31 de março. Já a decisão será jogada em 29 de novembro, em sede ainda não anunciada -Brasília e Montevidéu, a capital do Uruguai, são as candidaturas já confirmadas pela Conmebol.

Libertadores - 2ª fase preliminar (jogos de ida)

Hoje, às 19h - Deportes Iquique x Independiente Santa Fé, em Iquique (CHI)
Hoje, às 21h30 - The Strongest x Bahia, em La Paz (BOL)
Hoje, às 21h30 - Alianza Lima x Boca Juniors, em Lima (PER)
Amanhã, às 19h - Boston River x Ñublense, em Montevidéu (URU)
Amanhã, às 21h30 - Universidad Central x Corinthians, em Caracas (VNZ)
Amanhã, às 21h30 - El Nacional x Barcelona (EQU)
Quinta, às 19h - Monagas x Cerro Porteño, em Maturín (VNZ)
Quinta, às 21h30 - Tolima x Melgar, em Ibagué (COL)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.