7 promessas sul-americanas para seu time contratar antes de a janela fechar
Ler resumo da notícia

A janela de transferências do futebol brasileiro termina no dia 28 de fevereiro. Isso significa que os clubes nacionais têm pouco menos de duas semanas pela frente para descolar alguns reforços e fechar seus elencos para as competições do primeiro semestre.
E, como já se tornou tradição por aqui, algumas das caras novas que vão pintar por aqui nos próximos dias devem vir dos países vizinhos da nação pentacampeã mundial.
Por isso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jovens promessas sul-americanas para seu time buscar no exterior antes do fechamento da janela. Será que ainda dá tempo de contratá-las?
IAN SUBIABRE (ARG)
Atacante, 18 anos
Argentino, River Plate (ARG)
O grande nome da Argentina no Sul-Americano sub-20 é Claudio Echeverri. Mas o camisa 10 já é jogador do Manchester City e se tornou inviável para os clubes brasileiros. Mas Subiabre não tem está deixado muito a desejar muito na comparação com seu companheiro de seleção, não. O jovem atacante do River já marcou três vezes no torneio que termina hoje e deve ganhar mais minutos com Marcello Gallardo depois que retornar do continental, já que até hoje disputou apenas quatro partidas pelo time adulto. Se algum time brasileiro resolver entrar na briga por Subiabre, terá como principais oponentes Betis, Sevilla e Villarreal, que se encantaram com o garoto no Sul-Americano.
NÉISER VILLARREAL
Atacante, 19 anos
Colombiano, Millonarios (COL)

Artilheiro do Sul-Americano sub-20, o colombiano tem média de quase um gol por partida no torneio (foi a campo oito vezes e meteu sete bolas nas redes, uma delas contra o Brasil). Fã declarado de Neymar, o atacante costuma comemorar os seus gols imitando o astro do Santos até "mudou" a grafia do seu nome para homenageá-lo: tem usado Neyser, com Y no lugar da letra I original, nas costas da camisa da seleção. Apesar de ter 1,86 m, Villarreal não é um típico centroavante de área. Muito pelo contrário, o Millonarios costuma utilizá-lo mais como ponta direita do que fazendo o papel de homem de referência do ataque.
JUAN FRANCISCO ROSSEL
Meia-atacante, 19 anos
Chileno, Universidad Católica (CHI)

No fim do mês passado, as redes sociais da Conmebol chegaram a comparar Rossel a Lamine Yamal, o jovem astro adolescente do Barcelona. Exageros à parte, o chileno de origem equatoriana é realmente muito bom. Embora tenha a ponta esquerda como posição preferida, ele também pode atuar como um autêntico camisa 10 e fazer o papel de homem mais avançado do ataque. Na Universad Católica, Rosell ainda está em processo de adaptação ao futebol profissional e costuma ser aproveitado somente nos minutos finais das partidas. Mesmo assim, já fez um golzinho.
TOBIAS RAMÍREZ
Zagueiro, 18 anos
Argentino, Argentinos Juniors (ARG)

O zagueiro é daqueles nomes fadados a jogar na Europa e que, por isso, exigem uma ação rápida de equipes brasileiras para conseguir contratá-lo antes da chegada de alguma proposta irrecusável vinda do Velho Continente. Tobias é tão bom que, logo em sua primeira partida como profissional, já foi escalado como titular. E olha que ele tinha acabado de completar 17 anos e iria enfrentar o River Plate. A adaptação ao futebol dos adultos foi tão fácil para o defensor que ele não saiu mais do time do Argentinos Juniors e agora já é visto quase que como um veterano, apesar da pouca idade.
LUCAS CEPEDA
Atacante, 22 anos
Chileno, Colo-Colo (CHI)

Jogador mais velho da lista, o chileno é também o único que já atua pela seleção principal do seu país. Cepeda começou a ser convocado na Data Fifa de outubro (estreou justamente contra o Brasil, nas eliminatórias da Copa-2026) e marcou três gols nas quatro primeiras partidas que disputou com a camisa "roja". O bom desempenho do ponta esquerda na seleção já tem rendido frutos. Nas últimas semanas, o Grêmio chegou a abrir negociações com o atacante. Mas seu destino mais provável, segundo diferentes veículos da imprensa chilena, é uma transferência para o River Plate.
RENZO MACHADO
Atacante, 19 anos
Uruguaio, Liverpool (URU)

O centroavante uruguaio já tem duas temporadas inteiras de experiência atuando entre os profissionais e marcou oito gols no ano passado. Uma das maiores promessas do Uruguai para o futuro, Machado tem sido sondado por gigantes internacionais como Arsenal, Milan e Grupo City. Se o conglomerado de dinheiro árabe ganhar essa disputa, é bem possível que o camisa 9 passe uns tempos no Bahia antes de se mudar para a Europa. A multa rescisória do jogador está na casa de US$ 10 milhões (R$ 57,3 milhões).
DIEGO LEÓN
Lateral esquerdo, 17 anos
Paraguaio, Cerro Porteño (PAR)

Escolhido pelo CIES Football Observatory como o quarto melhor jogador sub-18 do mundo no ano passado, o lateral esquerdo é visto como um fenômeno. León virou titular do Cerro Porteño em agosto do ano passado e não deve demorar para estrear na seleção principal. A dúvida é se isso irá acontecer antes ou depois de ele mudar de time. O clube brasileiro que resolver tentar contratar o paraguaio terá de convencê-lo de que é mais negócio permanecer um tempinho extra aqui na América do Sul do que mudar já na janela de julho para o Manchester United, time inglês que é favorito para contratá-lo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.