Pior início da carreira? Neymar chega pressionado a 1º clássico no Brasil
Ler resumo da notícia
Neymar disputa nesta noite seu primeiro clássico desde que decidiu retornar ao futebol brasileiro já pressionado pelo risco de atingir uma marca negativa jamais antes vista na sua carreira.
Caso não balance as redes ou dê passe para algum companheiro marcar contra o Corinthians, o camisa 10 do Santos viverá seu pior início de trajetória por qualquer equipe que defendeu.
Desde que se tornou jogador profissional, há 16 anos, Neymar nunca passou completamente em branco pelos três primeiros jogos em que vestiu uma camisa.
Na primeira passagem pela Vila Belmiro, na seleção brasileira, no Barcelona, no Paris Saint-Germain e até no Al-Hilal, ele sempre fez gol ou pelo menos distribuiu uma assistência no seu trio inicial de compromissos oficiais.
Classificação e jogos
Agora é diferente
Desde o celebrado retorno ao Santos, Neymar já participou de duas partidas. Na estreia, jogou 35 minutos frente ao Botafogo-SP. Depois, contra o Novorizontino, acabou escalado desde início e só foi substituído aos 29 minutos do segundo tempo.
Com seu principal reforço em campo, a equipe alvinegra ainda não conseguiu marcar sequer um golzinho -o tento do empate por 1 a 1 no primeiro jogo foi anotado na etapa inicial, e a segunda partida terminou com o placar zerado.
O astro já arriscou oito finalizações em sua segunda passagem pelo Brasil. No entanto, apenas uma delas acertou o alvo -o goleiro João Carlos, do Botafogo de Ribeirão Preto, evitou o que seria um golaço.
De acordo com dados disponibilizados pelo Sofascore, o novo camisa 10 santista só deu até o momento um passe que terminou em chute a gol, ou seja, que poderia se transformar em assistência caso seu companheiro fosse mais eficiente.
Neymar também já sofreu nove faltas, perdeu a bola 40 vezes e tem uma taxa bem baixa de acerto de dribles (21,4%, com três dribles completados e 11 que deram errado).
Vale lembrar que o brasileiro está voltando de um longo período de inatividade. Ele ficou um ano inteiro sem jogar devido a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
E, em novembro, após se recuperar completamente da lesão e fazer apenas duas partidas pelo Al-Hilal, teve um novo problema físico, de ordem muscular, que encerrou sua temporada 2024 mais cedo.
Passado glorioso
Ainda sem render como esperado no Santos, Neymar já teve "primeiros dias" bem mágicos lá no passado.
No PSG, ele estreou já estreou marcando um gol e uma assistência, contra o Guingamp, pelo Campeonato Francês. E, na rodada seguinte, dobrou a meta: foram duas bolas nas redes e dois passes decisivos em um 6 a 2 aplicado sobre o Toulouse.
A largada de Neymar na seleção também foi das impactantes. Convocado pela primeira vez logo após a Copa do Mundo-2010, ele deixou sua marca logo na sua primeira partida, um amistoso contra os Estados Unidos. Na sequência, passou em branco contra a Argentina e fez todos os gols da vitória sobre a Escócia.
O que Neymar fez nos 3 primeiros jogos?
Al-Hilal (2023): 1 assistência
Paris Saint-Germain (2017): 3 gols e 3 assistências
Barcelona (2013): 1 gol
Seleção brasileira (2010): 3 gols
Santos (2009): 1 gol
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.