City x Real: por que 'melhores do mundo' disputam repescagem da Champions?
Ler resumo da notícia

As três últimas edições da Liga dos Campeões da Europa tiveram mata-matas decisivos entre Manchester City e Real Madrid. E, em todas elas, a equipe que saiu vencedora do confronto eliminatório terminou a temporada levantando a mais cobiçada taça interclubes do futebol mundial.
Por isso, não é exagero nenhum falar que, pelo menos nos últimos tempos, os azuis celestes da Inglaterra (campeões continentais em 2022/23) e os merengues da Espanha (ganhadores em 2021/22 e 2023/24) são os melhores times do planeta.
Para manter a tradição recente, a Champions 2024/25 também terá um City x Real a partir de hoje para chamar de seu. Só que, como os clubes envolvidos mandaram mal na fase de liga, esse confronto acontecerá mais cedo, ainda na fase de repescagem.
O "Blog do Rafael Reis" explica abaixo as conturbadas trajetórias dos dois gigantes nesta temporada, que impediram suas classificações diretas para as oitavas de final do torneio europeu e o jogaram precocemente em um mata-mata de vida ou morte.
Classificação e jogos
O que deu errado com o City?
O outrora magnífico castelo de cartas montado por Pep Guardiola começou a ruir com a grave lesão de joelho sofrida por Rodri, ainda em setembro.
Sem o vencedor da última Bola de Ouro, o atual tetracampeão inglês perdeu o pilar do seu jogo e ficou sem rumo. Com isso, começou a tropeçar em um ritmo jamais antes visto pelo seu treinador.
O City chegou a sofrer cinco derrotas consecutivas, pior sequência de toda a carreira de Guardiola nos bancos de reservas. Já na Champions, passou mais de três meses sem vencer (empatou com o Feyenoord e perdeu para Sporting, Juventus e Paris Saint-Germain).
Com tantos percalços, os ingleses só conseguiram a classificação para a repescagem na última rodada, graças a uma vitória de virada sobre o Brugge, e terminaram a fase de liga na 22ª posição.
O que deu errado com o Real?
Ao contrário do seu adversário de hoje, o atual campeão europeu não desceu tão baixo assim. Porém, sua temporada toda tem sido mais conturbada do que de costume.
Para começar, o Real tem tido dificuldades para montar seu sistema defensivo por conta das várias lesões sofridas por jogadores do setor (Éder Militão, Dani Carvajal, David Alaba). Além disso, ainda não encontrou um novo volante à altura do recém-aposentado Toni Kroos.
E ainda houve um período natural de adaptação para Kylian Mbappé, principal reforço merengue da temporada. Antes de começar a deslanchar e virar o principal artilheiro do time, o astro francês chegou a ter períodos de mais de um mês de seca.
Devido a alguns tropeços inesperados, como perder para o Lille e tomar 3 a 1 do Milan em pleno Santiago Bernabéu, o Real acabou a fase classificatória da Champions em 11º e ganhou como "presente" um perigoso confronto contra o City.
Nova Champions
A criação de um mata-mata anterior às oitavas é uma das principais novidades da reformulação da Champions que entrou em vigor nesta temporada.
Esse playoff extra reúne as equipes que terminaram a fase de liga entre a nona e a 24ª colocação. Os oito primeiros colocados dessa etapa classificatória, encerrada no mês passado, foram direto para a fase seguinte, sem necessidade de uma repescagem, enquanto os 14 piores times deixaram a competição.
O sucessor do Real no posto de melhor time de futebol da Europa será conhecido em 31 de maio. Desta vez, o palco da decisão será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.
Champions League - repescagem (jogos de ida)
Hoje, às 14h45 - Brest x Paris Saint-Germain, em Guingamp (FRA)
Hoje, às 17h - Sporting x Borussia Dortmund, em Lisboa (POR)
Hoje, às 17h - Juventus x PSV Eindhoven, em Turim (ITA)
Hoje, às 17h - Manchester City x Real Madrid, em Manchester (ING)
Amanhã, às 14h45 - Brugge x Atalanta, em Bruges (BEL)
Amanhã, às 17h - Celtic x Bayern de Munique, em Glasgow (ESC)
Amanhã, às 17h - Monaco x Benfica, em Montecarlo (MNC)
Amanhã, às 17h - Feyenoord x Milan, em Roterdã (HOL)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.