Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como 'amuleto' David Neres transformou o Napoli em time imbatível na Itália

Em busca do seu segundo título italiano nos últimos três anos, o Napoli encontrou em David Neres uma espécie de amuleto da sorte.

Desde que o atacante brasileiro ganhou um lugar entre os titulares, a equipe dirigida por Antonio Conte não perdeu mais no campeonato nacional. Para ser mais exato, praticamente só ganhou.

Foram sete vitórias consecutivas e um empate como visitante com a Roma, no último fim de semana, desde a derrota por 1 a 0 para a Lazio, no comecinho de dezembro, confronto mais recente em que o ex-jogador do São Paulo começou no banco de reservas.

Com 22 pontos conquistados dos últimos 24 possíveis, o Napoli saltou da terceira colocação para a liderança do Calcio e se transformou no novo time a ser batido na corrida para ficar com o scudetto.

No mesmo período, a Inter de Milão, atual campeã e principal oponente de David Neres e cia. nesta temporada, acumulou três tropeços: dois empates (Bologna e Milan) e uma derrota (Fiorentina).

Com isso, três pontos separam os dois maiores candidatos ao título (54 a 51). A Atalanta, que soma 47 e ocupa a terceira posição, também tem sido apontada como alguém que ainda está na briga.

'Novo Kvara'

Contratado do Benfica no início da temporada por 28 milhões de euros (R$ 168 milhões), David Neres desembarcou na Itália para dar uma qualificada no banco do Napoli.

A ideia original de Conti era que o brasileiro se comportasse como uma espécie de primeira opção na reserva para Matteo Politano e Khvicha Kvaratskhelia, os donos das posições do ataque pelos lados.

Continua após a publicidade

E essa situação se manteve durante os primeiros três meses da temporada. O camisa 7 era um "atleta de segundo tempo" e só teve chance de começar jogando quando os titulares foram preservados por algum motivo.

David Neres só foi alçado à titularidade depois que ficou claro que Kvaratskhelia, um dos heróis do título italiano de 2022/23, seria negociado na janela de transferências de começo de ano.

O georgiano foi embora para o Paris Saint-Germain, o brasileiro herdou a ponta esquerda que lhe pertencia e o time teve um encaixe imediato. Foi com a nova formação que os napolitanos derrotaram Fiorentina, Atalanta e Juventus, três dos melhores times da temporada na Itália.

Curiosamente, apesar de ter mudado a história do Napoli em 2024/25, David Neres não tem sido tão participativo assim nas jogadas de gol. Até o momento, sua passagem pelo clube teve dois gols e seis assistências.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.