Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vai morar onde? Reforço mais caro da janela já gera polêmica em novo clube

Contratação mais cara do planeta na recém-encerrada janela de transferências de janeiro, o centroavante colombiano John Durán mal chegou ao Al-Nassr e já se envolveu em uma confusão.

O novo companheiro de Cristiano Ronaldo, que custou 77 milhões de euros (R$ 461 milhões), viu seu novo local de residência se transformar em uma polêmica que precisou até de intervenção do clube saudita para ser esclarecida e resolvida.

Tudo começou quando o tabloide inglês "The Sun" publicou que o ex-atacante do Aston Villa havia decidido que não moraria na Arábia Saudita, mas sim no Bahrein, outro país vizinho do Oriente Médio.

Com isso, Durán teria de encarar diariamente duas viagens de 475 km cada (dois voos de 1h20), uma de ida e outra de volta, para poder treinar e jogar em Riade, capital saudita e casa do Al-Nassr.

Essa seria a solução encontrada pelo milionário reforço para não ser considerado um "criminoso" na Arábia. Afinal, as leis do país do futebol mais rico da Ásia não permitem que homens e mulheres sem grau de parentesco morem juntos se não forem casados.

A ideia do atacante, de acordo com o "The Sun", seria dividir residência com a médica e modelo Ángela Capella, com quem estaria vivendo um relacionamento sério, mas não oficializado em cartório.

O expediente de morar em outro país para não ter problemas com a Justiça já foi utilizado por outras personalidades do futebol que passaram recentemente pela Arábia, como o volante Jordan Henderson e o técnico Steven Gerrard.

Só que, depois da confusão instaurada, Capella resolveu utilizar suas redes sociais para explicar que não pretende deixar a Colômbia e se mudar para nenhum país do Oriente Médio porque não está namorando Durán.

O Al-Nassr também emitiu uma nota em que chamou de "fake news" a história de que seu novo atacante moraria a quase 500 km de distância da sua sede. "Essa é uma notícia falsa absurdamente engraçada! Estamos felizes que nosso clube seja tão importante. Jhon ama Riade, e sua casa é perto do clube e do estádio", diz o comunicado publicado no "X" (ex-Twitter).

Continua após a publicidade

Por fim, pelo menos no caso de grandes estrelas do futebol, o governo saudita costuma fazer vistas grossas para a lei que proíbe casais não casados de viverem juntos no país. Cristiano Ronaldo, por exemplo, é "apenas" noivo de Georgina Rodríguez. E Neymar, que agora retornou ao Brasil para jogar no Santos, também nunca trocou alianças com Bianca Biancardi.

Quem é John Durán?

Anunciado pelo Al-Nassr em 31 de janeiro, o última dia da janela de transferências na Arábia, Durán superou Omar Marmoush (Manchester City) e Khvicha Kvaratskhelia (PSG) posto de reforço mais caro do futebol mundial no Mercado da Bola do começo do ano.

O centroavante de 21 anos tinha 12 gols na temporada pelo Aston Villa e muitas vezes era chamado de "melhor reserva do planeta", já que normalmente iniciava as partidas no banco e de lá saia para resolver a situação para o seu time.

Revelado nas categorias de base do Envigado, mesmo time que formou James Rodríguez, Durán deixou a Colômbia pouco depois de completar 18 anos. Ele passou um ano no Chicago Fire, dos Estados Unidos, e, em janeiro de 2023, desembarcou na Premier League.

Convocado pela primeira vez para a seleção em 2022, tem brigado com Jhon Córdoba (Krasnodar) pela titularidade da equipe nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.