A janela fechou, e esses 5 brasileiros continuam desempregados no exterior

A janela de janeiro dos principais campeonatos nacionais da Europa, como Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês, além da liga da Arábia Saudita, está fechada. O período de contratação para a segunda metade da temporada 2024/25 terminou no começo desta semana.
Mas, para a sorte de vários atletas conhecidos, que já passaram por grandes clubes, vestiram a camisa de suas seleções e conquistaram títulos importantes ao longo da carreira, há uma brecha que permite a chegada de reforços que estejam sem contrato mesmo nesse período pós-Mercado da Bola.
O "Blog do Rafael Reis" traz abaixo cinco brasileiros que estavam no exterior e podem se beneficiar dessa regra. Afinal, a janela de transferências pode até ter chegado ao fim, só que eles continuam desempregados.
RAFINHA
Meia, 31 anos
Ao contrário de Thiago Alcántara, seu irmão mais velho, que se aposentou no fim da temporada passada, o ex-jogador de Barcelona e Paris Saint-Germain tem planos de continuar jogando por mais algum tempo. Rafinha está parado há pouco mais de um semestre porque não recebeu nenhuma proposta que valesse a pena depois de deixar o Al-Arabi, do Qatar. Nos últimos dias, o nome do filho mais novo do tetracampeão mundial Mazinho passou a ser comentado como uma possível indicação de Neymar, seu antigo companheiro tanto na Espanha quanto na França, para reforçar o Santos ainda neste primeiro semestre.
HENRIQUE SILVA
Lateral esquerdo, 30 anos

O lateral formado no Vasco foi para o Lyon antes de o clube francês ser comprado por John Textor e, ao contrário de tantos outros brasileiros que passaram por lá, simplesmente não deu certo no OL. Henrique Silva sempre foi reserva na França e disputou apenas 45 partidas ao longo de três anos de contrato. Até por conta do pouco aproveitamento, o jogador foi liberado assim que seu vínculo chegou ao fim, em julho passado. O canhoto até teve uma conversa com o Corinthians nos seus primeiros dias de desemprego, mas o acerto não veio e ele continua até agora esperando por uma nova oportunidade.
JÚNIOR URSO
Volante, 35 anos

Ex-jogador de Corinthians e Atlético-MG, o volante passou as últimas cinco temporadas atuando no futebol norte-americano (com direito a uma rápida passagem pelo Coritiba no meio do caminho, em 2023). No ano passado, Júnior Urso acabou sofrendo com um problema no tendão de Aquiles, que prejudicou seu desempenho pelo Charlotte FC e pode ter lhe custado uma renovação de contrato. Agora, o brasileiro busca uma recolocação profissional antes do início da nova temporada da MLS ou mesmo um outro país para explorar nos próximos meses.
WELLINGTON NEM
Meia-atacante, 33 anos

O meia-atacante era uma das grandes promessas do futebol brasileiro no começo da década passada e chegou até mesmo a disputar três partidas pela seleção principal. Hoje em dia, Wellington Nem não goza do mesmo prestígio do tempo em que jogava no Fluminense ou que disputava a Liga dos Campeões da Europa com o Shakhtar Donestk. Pelo contrário, o agora veterano busca uma última chance de reviver seus melhores dias depois de atuar na Hungria e no Vietnã no ano passado.
WALLACE
Zagueiro, 30 anos

Pouco conhecido no Brasil, já que saiu do Cruzeiro antes mesmo de completar 20 anos, o zagueiro construiu boa parte da sua carreira na Europa. Wallace jogou no Braga, foi companheiro de Kylian Mbappé no Monaco, e teve um bom momento na Lazio antes de dar uma "desaparecida" do mapa e começar a explorar mercados mais alternativos. Seu último clube foi o Kalba, dos Emirados Árabes, onde esteve entre setembro de 2023 e junho do ano passado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.