Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Portugal terá 'futebol dos pelados' e paga R$ 600 a jogadores interessados

Os jogadores de linha devem calçar meiões e chuteiras. Já os goleiros também podem usar luvas para proteger as mãos.

Essas serão as únicas peças de vestuário permitidas no jogo de futebol da performance "Organ Harvest", do artista britânico Eddie Peake, que será apresentada no Porto, em Portugal, no dia 1º de março.

O evento colocará frente a frente dois times de futebol formados exclusivamente por homens nus, com cinco jogadores para cada lado. Eles disputarão uma partida de 45 minutos, em campo reduzido, dentro da Galeria Municipal do Porto.

A única pessoa vestida dentro de campo será o árbitro, que utilizará trajes normais. Sem a possibilidade de vestir uniformes convencionais, as equipes serão distinguidas pela cor dos meiões dos atletas.

Pagos para tirar a roupa

Os promotores do evento, aliás, ainda estão procurando interessados em tirar roupa e jogar futebol da forma como vieram ao mundo.

As inscrições para participar do amistoso podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, pelo e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt. Os candidatos passarão por uma entrevista em vídeo e, caso sejam convocados para a partida, receberão um cachê de 100 euros (pouco mais de R$ 600).

A Galeria Municipal do Porto tem algumas exigências para os atletas. Eles precisam necessariamente se identificarem com o gênero masculino e permitirem tanto a gravação do amistoso quanto utilização posterior de suas imagens em redes sociais e outras mídias.

Também é obrigatório que os participantes sejam praticantes frequentes de futebol. Apesar de ser uma performance artísticas, o evento não será encenado. Ou seja, será uma pelada a sério (com o perdão do trocadilho).

Continua após a publicidade

Quem é Eddie Peake?

O responsável pelo "futebol dos pelados" em Portugal é um artista britânico multifacetado, que atua nas mais variadas áreas, como escultura, fotografia, pintura, performance e instalação.

Peake tem trabalhado com temáticas como nudez e desejo desde meados da década passada e já expôs sua arte em Londres, Chicago, Paris, Nápoles, Roma e Melbourne, entre outras cidades.

A própria iniciativa de colocar homens nus para jogar futebol está longe de ser uma experiência inédita para ele. Essa será a quinta performance semelhante organizada pelo artista.

"'Portent' convida a um envolvimento crítico com a seriedade e o absurdo da masculinidade, bem como com as diversas possibilidades que cercam o sexo, a sexualidade e o gênero dentro da arena tradicionalmente masculina, machista e heteronormativa do futebol", dizia o texto de apresentação da exibição anterior do projeto, que levava outro nome, realizada no ano passado, em Berlim.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.