Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados

A janela de janeiro dos principais campeonatos nacionais da Europa, como Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês, além da liga da Arábia Saudita, está fechada. O período de contratação para a segunda metade da temporada 2024/25 terminou no começo desta semana.

Mas, para a sorte de vários atletas conhecidos, que já passaram por grandes clubes, vestiram a camisa de suas seleções e conquistaram títulos importantes ao longo da carreira, há uma brecha que permite a chegada de reforços que estejam sem contrato mesmo nesse período pós-Mercado da Bola.

O "Blog do Rafael Reis" traz abaixo sete jogadores importantes que podem se beneficiar dessa regra. Afinal, a janela de transferências pode até ter chegado ao fim, só que eles continuam desempregados.

PAUL POGBA
Meia, 31 anos, francês

O campeão da Copa do Mundo-2018 não joga desde setembro de 2023 em virtude de uma suspensão por doping e tem mais um mês de pena para cumprir antes de ter condições legais de retornar aos gramados. Como teve o contrato rescindido com a Juventus, o francês está livre para assinar com o time que bem quiser. Pogba já foi procurado pelo Corinthians e viu seu nome começar a ser especulado o Santos depois da contratação de Neymar. Mas a vinda para o Brasil não é a única opção para o francês. Lá na Europa, são fortes os rumores de que o Olympique de Marselha possa investir na sua chegada.

LAYVIN KURZAWA
Lateral esquerdo, 32 anos, francês

Imagem
Imagem: Franck Fife/AFP

Ex-companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain, foi "descoberto" pelo torcedor brasileiro depois de utilizar as redes sociais para se oferecer ao Corinthians, no fim do ano passado. Devido a problemas físicos e desinteresse do clube francês no seu futebol, Kurzawa disputou apenas oito partidas oficiais na soma das últimas três temporadas. E, em 2023/24, seu último ano sob contrato, foi aproveitado pelo PSG em míseros oito minutos de um só jogo. Como o Corinthians não deu muito moral para ele, o francês agora negocia com o Boavista, de Portugal.

CHRISTOPH KRAMER
Volante, 33 anos, alemão

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Mais conhecido como o jogador que se esqueceu de ter disputado a final da Copa do Mundo-2014 (levou uma pancada na cabeça contra a Argentina, precisou ser substituído e ficou sem memórias da partida), o volante disputou mais de 240 partidas pelo Borussia Mönchengladbach até ser liberado para buscar novos rumos, no encerramento da última temporada. Mais de seis meses se passaram desde então, e Kramer já até parece um atleta aposentado. Afinal, não há nem rumores expressivos de quais serão seus próximos passos profissionais.

MARIANO DÍAZ
Atacante, 31 anos, Dominicano

Imagem
Imagem: REUTERS/Juan Medina

Primeiro herdeiro da camisa 7 de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, o dominicano jamais conseguiu justificar essa honraria e nem foi além de uma segunda ou terceira opção para o comando de ataque na capital espanhola. Mesmo com uma passagem longa pelo time mais poderoso do mundo no currículo, Mariano tem sofrido para obter uma recolocação profissional. Depois que deixou o Sevilla, em julho do ano passado, o atacante chegou até a insinuar uma vinda para o Brasil só que o Flamengo não caiu na dele. O último time a ser apontado como candidato a contratar o ex-Real foi o Al Ahly, a maior força do Egito e do futebol africano como um todo.

JASON DENAYER
Zagueiro, 29 anos, Belga

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Formado pelo Manchester City, o zagueiro não conseguiu espaço no poderoso clube inglês e precisou rodar bastante para construir uma carreira na elite europeia. Após empréstimos para Celtic, Galatasaray e Sunderland, firmou-se no Lyon, onde vive o melhor momento da sua carreira e jogou por quatro temporadas. Em 2022, foi seduzido pelo dinheiro do Oriente Médio. No fim da semana passada, o defensor que disputou duas Euros pela seleção belga teve o contrato rescindido pelo Al-Fateh, lanterna do Campeonato Saudita.

BRANDON WILLIAMS
Lateral esquerdo, 24 anos, Inglês

Imagem
Imagem: Divulgação/Site oficial do Manchester United

Lançado como profissional pelo Manchester United quando tinha 19 anos, foi bastante utilizado na temporada de estreia no futebol dos adultos e parecia ser uma opção de fôlego para uma das posições mais carentes do cenário internacional. Só que o lateral esquerdo logo caiu em desgraça em Old Trafford e não conseguiu recuperar prestígio mesmo depois dos empréstimos para Norwich (2021/22) e Ipswich Town (2023/24). No meio do ano passado, o United liberou Williams para buscar um novo rumo na carreira. E, mesmo ainda sendo jovem e tendo muito tempo nos gramados pela frente, ele ainda não conseguiu encontrar essa rota.

SERGE AURIER
Lateral direito, 32 anos, Marfinense

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: AFP

Veterano da Copa do Mundo-2014 e de cinco edições da Copa Africana de Nações, o lateral já vestiu as cores de Paris Saint-Germain e Tottenham, além de ter tudo um namoro jamais consumado com o Real Madrid. Forte fisicamente e muito veloz, Aurier só não foi ainda mais longe na carreira por conta das várias confusões nas quais se meteu (briga em uma boate na Inglaterra e seguidas fugas da quarentena durante a pandemia da covid-19). Suas últimas partidas foram disputadas pelo Galatasaray, da Turquia, ainda no primeiro semestre do ano passado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.