Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vini Jr., Yamal, Salah e muito mais: os alvos do PSG no Mercado da Bola

A saída de Kylian Mbappé não significa o fim das tentativas do Paris Saint-Germain de vencer pela primeira vez a Liga dos Campeões e se transformar definitivamente em uma força do primeiro escalão do futebol europeu.

Após perder aquele que era o seu principal jogador, o clube francês pretende dar um pesado recado ao cenário internacional da bola encontrando um substituto à altura para seu camisa 7 e ainda incrementando o elenco para a próxima temporada.

A lista de candidatos a ser o "novo Mbappé" do PSG é grande: Vinícius Jr., Lamine Yamal, Mohamed Salah, Rafael Leão, Victor Osimhen, Khvicha Kvaratshkelia. O que também não é nada pequeno é o apetite parisiense por jovens que podem "explodir" de vez no Parc-des-Princes e representam o grosso da sua política de contratações.

Quem chega?

O PSG está atrás de um novo líder técnico para ser o pilar do seu sistema ofensivo e também das campanhas de marketing do clube. Na avaliação francesa, os nomes ideais para ocupar essa função são Vini Jr. e Yamal. O problema é que, neste momento, parece não haver dinheiro no mundo suficiente para tirá-los de Real Madrid e Barcelona, respectivamente.

Salah seria uma espécie de plano C, mas de contratação igualmente difícil devido à concorrência exercida pela Arábia Saudita e os fortes laços que o mantém vinculado ao Liverpool.

No momento, aquela que parece ser a melhor oportunidade do PSG para reforçar seu ataque com um nome de primeiro escalão é Osimhen. O artilheiro do Campeonato Italiano 2022/23 tem uma relação conflituosa com a diretoria do Napoli e multa rescisória de 130 milhões de euros (R$ 757,4 milhões).

Assim como outros vários clubes importantes da Europa, os franceses também têm acompanhado de perto a situação do brasileiro Bruno Guimarães (Newcastle) e do alemão Joshua Kimmich (Bayern de Munique), candidatos a mudar de clube nesta janela.

Para completar, há alguns jovens importantes na lista de desejos parisienses, como o zagueiro Edmond Tapsoba, campeão alemão com o Bayer Leverkusen, o lateral direito holandês Lutsharel Geertruida (Feyenoord), o meia português João Neves (Benfica) e o habilidoso ponta Desiré Doué (Rennes).

Continua após a publicidade

Em tempo, o PSG já anunciou a chegada do goleiro russo Matvey Safonov, do Krasnodar, por 20 milhões de euros (R$ 116,5 milhões), para ser o reserva imediato de Gianluigi Donnarumma, e do volante brasileiro Gabriel Moscardo, revelação do Corinthians que foi contratada no começo do ano, mas só se apresentará agora.

Quem sai?

A grande baixa do PSG para 2024/25 não tem como não ser Mbappé, que preferiu se mandar em uma transferência gratuita para o Real Madrid do que renovar com o clube que defendeu nas últimas sete temporadas.

Pouco aproveitado na última temporada, o goleiro costarriquenho Keylor Navas é outro que ficou sem vínculo e já se despediu dos antigos companheiros.

Igualmente deixados no banco por Luis Enrique, o volante uruguaio Manuel Ugarte (Napoli), o meia Carlos Soler (Real Sociedad) e o atacante espanhol Marco Asensio (Atlético de Madri) são outros candidatos a sair e já têm interessados em levá-los embora.

Quem volta?

Um dos candidatos a substituto de Mbappé é um reforço pelo qual o PSG não precisará pagar nada. O holandês Xavi Simons, após uma temporada de empréstimo ao RB Leipzig, está novamente à disposição dos franceses e tem tudo para descolar um lugar no time -desde que não seja vendido ao Manchester United, que está louquinho para contratá-lo.

Continua após a publicidade

Há uma bela leva de outros jogadores conhecidos do torcedor que voltará a Paris nesta janela: o lateral direito Colin Dagba (Auxerre), o lateral esquerdo Juan Bernat (Benfica), o meia Renato Sanches (Roma).

No entanto, todos eles devem ser emprestados novamente ou liberados em definitivo caso haja algum clube interessado em pagar por seus direitos econômicos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.