Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Perto do São Paulo, James só disputou um jogo inteiro na última temporada

Prestes a ser anunciado como principal reforço do São Paulo para a segunda metade do Campeonato Brasileiro e as retas finais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, James Rodríguez desembarca no Morumbi cercado de dúvidas a respeito da sua condição física.

Aos 32 anos, o camisa 10 colombiano não disputa uma partida oficial desde o dia 9 de abril. E, mais importante ainda, participou de apenas um jogo completo (90 minutos) durante toda a temporada passada.

O ex-astro do Real Madrid e do Bayern de Munique está disponível no Mercado da Bola há três meses, desde que chegou a um acordo com o Olympiacos para antecipar o término do seu contrato.

O que aconteceu?

Considerando compromissos de Al-Rayyan, Olympiacos e seleção colombiana, James foi a campo em 28 oportunidades ao longo de 2022/23. Ele marcou sete gols e distribuiu seis assistências.

De todos esses jogos, o único em que ele foi escalado de início e permaneceu no gramado até o apito final foi no empate por 1 a 1 com o Atromitos, em 22 de janeiro, pela 19ª rodada do Campeonato Grego.

Na maioria das partidas das quais participou (16), o colombiano foi substituído depois dos 25 minutos do segundo tempo, período em que os treinadores costumam fazer alterações para manter a intensidade do time e preservar aqueles jogadores que estão mais desgastados.

O camisa 10 teve três lesões diferentes na reta final da sua passagem pela Grécia. Entre fevereiro e abril, ele ficou de fora de cinco partidas em virtude de problemas físicos.

A última temporada em que James fez mais de 30 jogos por seu time foi em 2017/18. Na ocasião, ele estava emprestado pelo Real ao Bayern e foi a campo 39 vezes, quase sempre como titular.

Continua após a publicidade

O que o São Paulo quer de James?

Apesar da desconfiança provocada pelos problemas físicos e pela pesada oscilação de desempenho vista nas últimas temporadas, o São Paulo resolveu investir em James por considerar que ele é um jogador tecnicamente muito acima da média para o futebol brasileiro.

A ideia da equipe paulista é qualificar seu setor de criação para se manter na parte de cima da classificação do Brasileiro (é a sexta colocada) e, especialmente, para tentar o título inédito da Copa do Brasil.

O time dirigido por Dorival Júnior perdeu por 2 a 1 para o Corinthians no primeiro jogo das semifinais do mata-mata nacional, na última terça-feira, e precisará de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença no dia 16 de agosto, em casa, para ir à decisão.

Antes, o São Paulo terá pela frente mais três compromissos pelo Brasileiro (Bahia, neste domingo, além de Atlético-MG e Flamengo) e os dois jogos frente o San Lorenzo, pelas oitavas da Sul-Americana.

Siga o UOL Esporte no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes