Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ancelotti fecha porta e não quer falar com a CBF antes de fim da Champions

Na mira da seleção, Carlo Ancelotti é o técnico do Real Madrid, campeão europeu - Getty Images
Na mira da seleção, Carlo Ancelotti é o técnico do Real Madrid, campeão europeu Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

12/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e os outros integrantes do alto escalão da entidade têm um bom motivo para torcer contra o Real Madrid no confronto contra o Chelsea, a partir das 16h (de Brasília), pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Não que os dirigentes que administram o futebol brasileiro tenham uma preferência pelo zagueiro Thiago Silva, único jogador do país no elenco do clube inglês, em detrimento de Vinícius Júnior, Éder Militão e Rodrygo, destaques da equipe espanhola.

Mas uma possível eliminação do Real no torneio continental pode ser a chave para que a CBF, enfim, consiga abrir negociações com seu favorito para assumir o comando da seleção no ciclo da Copa do Mundo-2026, Carlo Ancelotti.

O treinador italiano já afirmou a interlocutores que o procuraram a respeito da possibilidade de suceder Tite no comando da equipe canarinho que nem sequer aceita conversar sobre os próximos passos da sua carreira enquanto o time madrileno tiver objetivos importantes a cumprir nesta temporada.

E, como o Real já está 13 pontos atrás do Barcelona na classificação do Campeonato Espanhol e praticamente sem chances de reverter essa desvantagem, vencer a Champions é a última grande meta do clube em 2022/23 — ainda resta também a decisão da Copa do Rei, contra o Osasuna, mas essa é uma missão de menor relevância para os merengues.

Ancelotti tem contrato com o atual campeão europeu até 2024. Mas a CBF espera que ele aceite abrir mão do último ano do seu vínculo (mediante um pagamento de multa, é claro) para assumir o comando da seleção já no segundo semestre.

É por causa da esperança de contar com o único treinador que já foi campeão das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) que a entidade ainda não contratou um novo comandante para a seleção e a entregou nas mãos do interino Ramon Menezes no amistoso contra Marrocos, no mês passado.

O problema é que a CBF não tem nem ideia se Ancelotti, quando topar sentar para ouvir sua proposta, aceitará o cargo ou apenas agradecerá pelo interesse demonstrado. Por isso, seria interessante que esse momento fosse antecipado o quanto antes, o que passa pela eliminação do Real na Champions.

A seleção volta a se reunir novamente em junho para a segunda Data Fifa do ano, que deve ser preenchida com um ou dois amistosos. Os adversários, no entanto, ainda não foram anunciados. Também não está certo se Ramon será mantido no banco de reservas para esses compromissos.

As eliminatórias sul-americanas para a Copa-2026 começam em setembro. Na primeira rodada dupla do torneio, o time canarinho jogará contra Bolívia (em casa) e Peru (fora). A expectativa é que, no início do qualificatório, o Brasil já seja comandado por um técnico efetivo, seja Ancelotti ou algum plano B.

Com três dos quatro maiores vencedores da história ainda vivos na competição, as quartas de final desta temporada da Liga dos Campeões levam a campo nada menos que 34 títulos.

Só o Real, número um do ranking do torneio de futebol interclubes mais importante do planeta, já levantou a taça em 14 oportunidades. O Chelsea, seu adversário neste mata-mata, levou a melhor duas vezes,

O sucessor do Real no posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.

Quartas de final da Champions - jogos de ida

Ontem - Benfica 0 x 2 Inter de Milão, em Lisboa (POR)
Ontem - Manchester City 3 x 0 Bayern de Munique, em Manchester (ING)
Hoje, às 16h - Real Madrid x Chelsea, em Madri (ESP)
Hoje, às 16h - Milan x Napoli, em Milão (ITA)