Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é Isco, ex-jogador do Real Madrid que pode virar reforço do Flamengo?

Isco foi jogador do Real Madrid por 9 temporadas e agora interessa ao Flamengo - GABRIEL BOUYS/AFP
Isco foi jogador do Real Madrid por 9 temporadas e agora interessa ao Flamengo Imagem: GABRIEL BOUYS/AFP

Colunista do UOL

07/03/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As redes sociais de torcedores e alguns veículos de imprensa dedicados exclusivamente à cobertura do dia a dia do Flamengo estão entusiasmados com a possibilidade de o clube anunciar nos próximos dias a contratação de um ex-jogador do Real Madrid.

Trata-se do meio-campista Isco, de 30 anos, que está sem clube desde dezembro e que, por isso, pode assinar com qualquer equipe do planeta sem a necessidade de pagamento por seus direitos econômicos.

Mas, afinal, quem é esse candidato a reforço da equipe rubro-negra? Apesar de ter vestido a camisa do clube mais vitorioso do planeta por nove temporadas, o espanhol não é tão conhecido assim por quem não está acostumado a acompanhar futebol europeu e pouco vê a bola que é jogada fora do Brasil.

Formado nas categorias de base do Valencia, Isco foi tratado desde cedo como candidato a craque da geração que sucederia os multicampeões Xavi Hernández e Andrés Iniesta na Espanha.

Com 19 anos, o meia foi negociado com o Málaga, que havia recebido investimento de um xeque árabe e planejava se transformar em uma das forças do país. Duas temporadas mais tarde, estreou pela seleção espanhola e se mudou para o Real Madrid.

Contratado por 30 milhões de euros (R$ 165,6 milhões, na cotação atual), um valor bem considerável na época para uma promessa ainda não consolidada, Isco fez parte de cinco conquistas da Liga dos Campeões da Europa.

Apesar de ter sido reserva na maior parte das 353 partidas que disputou com a tradicional camisa merengue, o meia teve alguns grandes momentos no Santiago Bernabéu. Sua fase mais produtiva foi a temporada 2016/17, quando participou ativamente de 22 gols (metade marcada por ele e metade nascida de suas assistências) e foi eleito para a seleção da Champions.

Pela Espanha, Isco disputou 38 partidas entre 2013 e 2019. Na Copa-2018, ele foi escalado titular em todas as quatro partidas da Roja na competição e não foi substituído sequer uma vez.

Foi justamente depois do Mundial da Rússia que o meia viu sua minutagem no Real despencar. Emendando problemas físicos e sem evoluir como se imaginava lá no começo da carreira, ele foi perdendo espaço até que o clube optou por liberá-lo sem custo.

Em agosto, ele assinou com o Sevilla. Quatro meses, 19 partidas e só um gol depois, rescindiu com a equipe andaluz. Na janela de janeiro, negociou com o Union Berlim e chegou a ser tratado como reforço garantido da equipe alemã. Mas, de última hora, o acordo não saiu.

Os rumores de uma possível transferência de Isco para o Brasil começaram em janeiro, mas só ganharam força na semana passada, quando o site espanhol "Diario Gol" publicou que o meia tem negociações avançadas com o Flamengo.

De acordo com a publicação, ainda não há um acerto financeiro entre as duas partes. Mas a equipe carioca estaria disposta a arcar com um salário de até R$ 2,5 milhões mensais pelo jogador.

Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil na temporada passada, o Flamengo tem tido um começo de ano aquém do esperado pelos seus torcedores. A equipe rubro-negra foi derrotada pelo Palmeiras na Supercopa do Brasil, perdeu nos pênaltis para o Independiente del Valle na Recopa Sul-Americana e não conseguiu mais do que o terceiro lugar no Mundial de Clubes.

A sequência de resultados negativos tem pressionado bastante o trabalho do técnico português Vítor Pereira, que estreou há menos de dois meses, e dos dirigentes que demitiram Dorival Júnior mesmo após os títulos conquistados em 2022 para contratá-lo.

Apesar de tudo isso, o Fla ainda tem a melhor campanha do Estadual do Rio, com 23 pontos, um a mais que o Fluminense, e depende apenas de suas forças para ganhar a Taça Guanabara (troféu dado ao time de desempenho mais alto na fase de pontos corridos do torneio).

Na última rodada da etapa classificatória, o time de maior torcida do Brasil encara justamente o vice-líder e único adversário que ainda pode tirá-lo do topo da classificação. Caso saia do clássico com uma vitória ou empate, levará o prêmio para casa e amenizará (pelo menos um pouco) a crise que tomou conta da Gávea.