Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De estupro a pedofilia: 7 jogadores que foram acusados de crimes sexuais

24/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jogadores de futebol são idolatrados pelo que fazem dentro de campo. Os gols que marcam, os dribles que aplicam nos adversários e os títulos que conquistam fazem com que eles sejam tratados como super-heróis por muita gente.

Mas, quando estão fora das quatro linhas, eles são pessoas normais. Alguns têm comportamentos exemplares e também merecem ser admirados por isso. Já com outros, a história é bem diferente.

Não é raro ver jogadores de futebol tendo problemas com a Justiça. Prisões por atraso no pagamento de pensão alimentícia, denúncias por sonegação fiscal e até alguns casos extremos, como o do ex-goleiro Bruno, que viveu o auge da carreira no Flamengo antes de ser preso pelo assassinato de Eliza Samudio, são provas disso.

Há ainda aqueles atletas que foram acusados em algum momento da carreira (ou já depois da aposentadoria) de terem praticado algum crime sexual, como pedofilia, estupro ou assédio sexual. Nem todas essas denúncias se confirmam, é verdade, mas mesmo assim ficam como uma mancha na história deles.

O "Blog do Rafael Reis" relembra abaixo sete jogadores/ex-jogadores que tiveram problemas judiciais por conta de crimes sexuais que cometeram ou que foram acusados de terem cometido.

DANIEL ALVES

Daniel alves  - Daniel alves  - Daniel alves
Imagem: Daniel alves

O lateral direito que marcou época com a camisa do Barcelona e que defendeu a seleção brasileira em duas Copas do Mundo (2014 e 2022) está preso desde a última sexta-feira na Espanha. O jogador foi detido de forma provisória por causa de uma acusação feita por uma mulher espanhola de que haveria sido vítima de uma agressão sexual por parte do jogador em uma boate na Catalunha, no fim do ano passado. Em entrevista no começo de janeiro, quando o escândalo veio à tona, Daniel Alves afirmou que não conhece e "nunca viu na vida" sua acusadora. Já no depoimento dado depois que foi preso, segundo o jornal "El Periodico", o lateral direito mudou de ideia e disse que teve uma relação sexual consensual com a suposta vítima.

ROBINHO

Flávio Dino diz que há a chance de Robinho cumprir pena por estupro no Brasil  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O ex-jogador de Santos, Real Madrid, Manchester City e da seleção brasileira não pode deixar o país sob risco de ser preso e extraditado para a Itália, onde o atacante tem uma condenação de nove anos de reclusão por participação de um estupro coletivo de uma jovem de 22 anos. O crime aconteceu em 2013, época em que Robinho defendia o Milan. De acordo com a condenação da Justiça italiana, o atacante e outros cinco homens tiveram relações sexuais sem consentimento com uma mulher alcoolizada dentro de uma boate. A defesa de Robinho já esgotou todas as tentativas de recurso, e a pena ainda só não foi executada porque o jogador agora vive no Brasil.

KARIM BENZEMA

Benzema se lamenta durante jogo da seleção da França - James Williamson - AMA/Getty Images - James Williamson - AMA/Getty Images
Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Protagonista do Real Madrid na conquista do título da Liga dos Campeões da Europa na temporada passada e atual vencedor da Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, o centroavante francês já havia tido problemas com a Justiça antes mesmo do caso de extorsão contra o meia Mathieu Valbuena, que o deixou afastado da seleção por seis anos. Em 2010, Benzema foi acusado de ter tido relações sexuais com uma então garota de programa chamada Zahia Dehar (hoje atriz, modelo e estilista de roupas íntimas), que tinha apenas 16 anos na época. O jogador negou ter contratado os serviços da acompanhante. E acabou absolvido em 2014 pela Corte Criminal de Paris.

FRANCK RIBÉRY

Aos 39 anos, Ribéry anuncia aposentadoria - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Ex-companheiro de Benzema na seleção francesa, o jogador que defendeu durante 12 anos o Bayern de Munique e anunciou a aposentadoria em outubro passado também esteve envolvido no caso "Zahia Dehar". Ao contrário do centroavante, porém, Ribéry admitiu ter tido relações com a garota de programa. No entanto, alegou que não sabia que ela era menor de idade e que, portanto, não estava cometendo um crime. A Justiça francesa aceitou sua argumentação de defesa e decidiu por absolvê-lo.

CHRISTOPH METZELDER

Christoph Metzelder posa com a camisa da seleção alemã antes da Copa de 2006 - Oliver Hurst-Pool-GES/Bongarts/Getty Images - Oliver Hurst-Pool-GES/Bongarts/Getty Images
Imagem: Oliver Hurst-Pool-GES/Bongarts/Getty Images

O ex-zagueiro do Real Madrid e veterano dos Mundiais de 2002 e 2006 com a seleção alemã foi condenado a dez meses de prisão em liberdade condicional em abril de 2021 pela posse e envio de material pornográfico de conteúdo pedófilo. Segundo a imprensa germânica, o ex-defensor possuía em seu celular apreendido 297 arquivos com fotos e vídeos de crianças e adolescentes nus ou praticando atos sexuais. Durante o julgamento, Metzelder pediu desculpas pelo comportamento, admitiu que possuía material desse tipo e que enviou parte desse arquivo para três mulheres com quem conversava por WhatsApp.

ADAM JOHNSON

Adam Johnson, ex-jogador da seleção inglesa - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

O meia, que disputou 12 partidas pela seleção inglesa e defendeu por duas temporadas o Manchester City, ficou preso durante três anos por abuso sexual de menor. O jogador foi condenado a seis anos de prisão por ter praticado sexo virtual e ter um relacionamento físico com uma garota de 15 anos que havia recebido como presente uma camisa autografada do Sunderland, clube que defendia na época. No julgamento, Johnson admitiu ter aliciado e beijado a adolescente. Em 2019, o meia foi liberado para cumprir o restante da pena em liberdade e, desde então, vem tentando encontrar um clube para retomar a carreira.

JOBSON

Jobson conversa com o UOL Esporte no CT do Brasiliense - Kleyton Amorim/UOL - Kleyton Amorim/UOL
Imagem: Kleyton Amorim/UOL

O atacante que se destacou com a camisa do Botafogo na virada da década de 2000 para os anos 2010 teve problemas com drogas, chegou a passar quatro anos afastado do futebol por ter se recusado a fazer um exame antidoping e foi detido três vezes (duas por descumprir regras da liberdade condicional) devido a um suposto caso de estupro de vulneráveis. Jobson, que hoje defende o Rio Branco no Campeonato Paranaense, foi acusado de ter levado adolescentes de 12 e 13 anos para sua chácara, no interior do Pará, onde as meninas teriam bebido, usado drogas e feito sexo. Em dezembro do ano passado, ele chegou a um acordo com o Ministério Público para a não persecução penal do caso [instrumento em que o réu consegue o encerramento do seu processo criminal em troca de outras formas de reparação dos danos causados pelo delito cometido].