Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mbappé supera Haaland e é o artilheiro do planeta em 2022; Cano fica em 3º

Ninguém balançou mais redes adversárias durante 2022 que Kylian Mbappé  - FRANCK FIFE / AFP
Ninguém balançou mais redes adversárias durante 2022 que Kylian Mbappé Imagem: FRANCK FIFE / AFP

30/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A menos que Erling Haaland tenha a maior atuação da história do Campeonato Inglês e marque 12 gols na partida entre Manchester City e Everton, amanhã, Mbappé, artilheiro da Copa do Mundo do Qatar-2022, será também o goleador máximo do planeta no ano que está para acabar.

Considerando os jogadores que atuam na primeira divisão de campeonatos nacionais minimamente relevantes no cenário internacional, ninguém balançou as redes ao longo dos últimos 12 meses em uma frequência maior que Kylian Mbappé.

O jovem astro, que se despediu do ano convertendo um pênalti no minuto final da vitória por 2 a 1 do Paris Saint-Germain sobre o Strasbourg, na quarta-feira, marcou 56 gols entre janeiro de dezembro.

Foram 44 tentos anotados pelo PSG, clube que defende desde agosto de 2017, e mais 12 com a camisa da seleção francesa. Desses, oito saíram na Copa-2022, o que lhe rendeu, além do vice-campeonato mundial, a Chuteira de Ouro, prêmio destinado ao artilheiro da competição.

No ano mais goleador da sua carreira, Mbappé também está na primeira posição na classificação dos artilheiros da Ligue 1 (13 tentos, dois a mais que Neymar, seu companheiro de time) e divide com o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, esse posto na Liga dos Campeões da Europa (cada um comemorou sete vezes durante a fase de grupos).

O camisa 7 da equipe parisiense é também o único jogador que rompeu a barreira dos 50 gols no ano. Haaland, que trocou o Borussia Dortmund pelo City na virada da temporada e, desde então, não para mais de balanças as redes, está com 45 tentos e terá mais uma oportunidade no último dia de 22 para aumentar um pouquinho essa conta.

Quem completa o pódio dos grandes artilheiros do planeta nesses últimos 12 meses é um jogador do Fluminense. O argentino Germán Cano anotou 44 gols na soma de todas as competições disputadas e só ficou atrás dos dois maiores fenômenos da atualidade.

Cano conseguiu a proeza de superar o vencedor das duas últimas edições do "The Best", Robert Lewandowski (42), o melhor jogador do Mundial do Qatar, Lionel Messi (35), e o atual ganhador da Bola de Ouro, Karim Benzema (30).

Nenhum brasileiro, pelo menos não aqueles alocados nos primeiros escalões do futebol mundial, conseguiu fazer um número suficiente de gols para entrar no top 10 dos maiores artilheiros de 2022.

Neymar é quem mais se aproximou do grupo, com 32 bolas nas redes. Pedro, do Flamengo, marcou 30 vezes. E Vinícius Júnior, um dos destaques do Real na conquista da Champions, ficou com 22 gols.

Considerando também os atletas que atuam na periferia da bola, o brasileiro que mais comemorou em 2022 foi Bérgson. O ex-atacante de Athletico-PR, Ceará, Grêmio e Fortaleza, entre outros, marcou 47 tentos pelo Johor FC, da Malásia.

Os artilheiros de 2022

1 - Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 56 gols
2 - Erling Haaland (NOR, Borussia Dortmund/Manchester City): 45 gols
3 - Germán Cano (ARG, Fluminense): 44 gols
4 - Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique/Barcelona): 42 gols
5 - Mehdi Taremi (IRA, Porto): 38 gols
6 - Christopher Nkunku (FRA, RB Leipzig): 37 gols
7 - Harry Kane (ING, Tottenham): 35 gols
Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 35 gols
9 - Amahl Pellegrino (NOR, Bodo/Glimt): 34 gols
10 - Sadio Mané (SNG, Liverpool/Bayern de Munique): 33 gols