Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A história do filho de um traficante brasileiro que virou jogador da Suíça

Julian von Moos tem raízes brasileiras e joga atualmente na seleção sub-21 da Suíça - Getty Images
Julian von Moos tem raízes brasileiras e joga atualmente na seleção sub-21 da Suíça Imagem: Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"É claro que eu topo conversar com você. O único problema é que eu não sei falar português."

A resposta dada pelo atacante Julian von Moos, do St.Gallen (SUI), ao pedido de entrevista feito pelo "Blog do Rafael Reis", foi a chave para uma história de vida dolorosa e impactante.

O jogador de 21 anos não está no Qatar-2022 e assistirá pela televisão ao confronto entre Brasil e Suíça, nesta segunda-feira, a partir das 13h (de Brasília), em Doha, válido pela segunda rodada da fase classificatória.

No entanto, pode aparecer nas próximas edições da Copa do Mundo vestindo qualquer uma das duas camisas que agora disputam a liderança do Grupo G.

Atualmente, Von Moos é jogador da seleção sub-21 da Suíça, terra-natal da família materna e onde nasceu, cresceu e ainda vive. No entanto, seu pai é brasileiro do Rio de Janeiro. Mas, então, por que ele não fala português?

"Meu pai de sangue é brasileiro, mas morava na Suíça. Ele ficou com minha mãe até os meus quatro anos. Só que ele cometeu muitos erros com a Justiça, acabou sendo deportado e nunca mais voltou para cá", afirmou o atacante, em entrevista por telefone.

Quando questionado sobre quais crimes o pai havia cometido, Von Moos respondeu, todo encabulado. "Ele mexia com tráfico de drogas. Aqui na Suíça, também se envolveu com roubos."

Depois da deportação, o jogador da seleção suíça sub-21 ficou mais de uma década sem notícias do pai. Eles só voltaram a conversar quando o jogador já tinha 16 anos. E aí planejaram uma visita de Julian ao Brasil para reencontrá-lo, o que jamais aconteceu.

"Dois meses e meio depois dessa conversa, ele morreu na favela onde morava. Não sei exatamente o que aconteceu. Só sei que teve a ver com criminalidade", revelou.

Confira o outro lado da história

A morte do pai, no entanto, não acabou com os planos de Von Moos vir ao Brasil. Ele hoje mantém contato com dois meios-irmãos que moram no Rio e começou a estudar português para visitá-los no futuro. O objetivo também é compreender melhor suas raízes.

Parte desse aprendizado sobre o país pentacampeão mundial de futebol foi feito na convivência diária com companheiros brasileiros nos gramados. No Basel, time onde se profissionalizou, ele jogou ao lado de Eric Ramires (hoje no Red Bull Bragantino) e Arthur Cabral (atualmente na Fiorentina).

E como estará o coração de Von Moos para o jogo desta segunda?

"Sempre assisti aos jogos entre Brasil e Suíça bastante dividido. Quero que os dois ganhem. Mas tenho que confessar que sempre preferi um pouco mais o Brasil por acreditar que ele também mais chances de vencer a Copa."

Por outro lado, Von Moos admite que seu futuro mais provável é mesmo continuar vestindo a camisa helvética também na seleção adulta, ainda que essa não seja necessariamente sua preferência.

"Aqui, eu já estou construindo uma história. Aí, ninguém nem me conhece. Sei que jogar pelo Brasil é bem mais difícil para mim."

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - Grupo G

24/11 - Suíça 1 x 0 Camarões, Al-Janoub, em Al-Wakrah
24/11 - Brasil 2 x 0 Sérvia, Iconic, em Lusail
Amanhã, às 7h - Camarões x Sérvia, Al-Janoub, em Al-Wakrah
Amanhã, às 13h - Brasil x Suíça, 974, em Doha
02/12, às 16h - Sérvia x Suíça, 974, em Doha
02/12, às 16h - Camarões x Brasil, Iconic, em Lusail

O UOL News Copa analisa a possível escalação da Seleção Brasileira para o jogo contra a Suíça, a recuperação de Neymar e mais notícias da Copa do Mundo! Confira:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Brasil e Suíça se enfrentam às 13h (de Brasília), e não às 16h. O erro foi corrigido.