Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o Bayern de Munique não 'compra' jogadores brasileiros há 7 anos?

Lúcio é um dos brasileiros que marcaram época no Bayern de Munique - Divulgação
Lúcio é um dos brasileiros que marcaram época no Bayern de Munique Imagem: Divulgação

18/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jorginho, Paulo Sérgio, Élber, Lúcio, Zé Roberto... A história de sucesso do Bayern de Munique nos cenários alemão e europeu ao longo das últimas décadas foi construída com muita ajuda brasileira.

Mas essa simbiose entre o clube bávaro e o único futebol detentor de cinco títulos mundiais ficou no passado.

Já faz 7 anos que o Bayern não gasta sequer um centavo na compra de direitos econômicos de atletas aptos a vestir a camisa amarelinha... e que também não se reforça com nenhum compatriota de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho que tenha ficado sem contrato.

O último brasileiro que desembarcou "em definitivo" na Allianz Arena foi o meia-atacante Douglas Costa, contratado por 30 milhões de euros (R$ 158 milhões, na cotação atual), em 2015, do Shakhtar Donetsk, a pedido do técnico Pep Guardiola.

Desde então, o Bayern já adquiriu os direitos de 29 jogadores diferentes para sua equipe principal. A lista conta com representantes de 11 países (Alemanha, França, Holanda, Senegal, Áustria, Camarões, Canadá, Espanha, Inglaterra, Marrocos e Portugal), mas não inclui o Brasil.

Ao longo desse período, os bávaros até chegaram a reforçar seu elenco com dois atletas do "país do futebol". Só que esses negócios foram apenas por empréstimo.

Como Douglas Costa (que voltou ao clube em 2020/21, quando tinha contrato com a Juventus) e Philippe Coutinho (cedido pelo Barcelona 2019/20) pouco renderam na Baviera e passaram a maior parte do tempo no banco de reservas, a diretoria alemã nem chegou a negociar a compra dos seus direitos.

Raros até foram os jogadores brasileiros que despertaram algum interesse no Bayern nesses últimos sete anos. David Neres chegou a ser especulado como possível reforço em 2019, Antony apareceu na lista de desejos no fim do ano passado e não houve muitos outros rumores além desses.

O declínio no interesse em atletas do Brasil não é uma exclusividade do gigante de Munique. Desde que a Alemanha goleou a seleção pentacampeã por 7 a 1 nas semifinais da Copa-2014, o número de representantes do país na Bundesliga, a primeira divisão germânica, vem caindo progressivamente.

Neste ano, a competição conta com a participação de somente cinco jogadores brasileiros (e só três são titulares dos seus clubes), a menor presença verde e amarela em três décadas, desde 1992/93.

Vencedor das últimas dez temporadas do Campeonato Alemão, o Bayern já largou na frente na corrida do 11º título consecutivo. Apenas os bávaros e o Borussia Dortmund ganharam seus dois primeiros jogos nesta edição da Bundesliga -mas o clube de Munique leva vantagem no saldo de gols (sete, contra três).

Os comandados de Julian Nagelsmann defendem seu 100% de aproveitamento em 2022/23 neste domingo, contra o Bochum, fora de casa. Um dia antes, o Dortmund recebe o Werder Bremen.

Desde 2016, o Bayern "comprou"...

10 jogadores alemães: Mats Hummels, Niklas Süle, Sandro Wagner, Serge Gnabry, Sebastian Rudy, Leon Goretzka, Fiete Arp, Leroy Sané, Alexander Nübel e Sven Ulreich
8 jogadores franceses: Corentin Tolisso, Kingsley Coman, Lucas Hernández, Benjamin Pavard, Michaël Cuisance, Tanguy Nianzou, Dayot Upamecano e Mathys Tel
2 jogadores holandeses: Matthijs de Ligt e Ryan Gravenberch
2 jogadores senegaleses: Bouna Sarr e Sadio Mané
1 jogador austríaco: Marcel Sabitzer
1 jogador camaronês: Eric Choupo-Moting
1 jogador canadense: Alphonso Davies
1 jogador espanhol: Marc Roca
1 jogador inglês: Omar Richards
1 jogador marroquino: Noussair Mazraoui
1 jogador português: Renato Sanches

Fonte: Transfermarkt