Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o United se tornou o 'pior time da Europa' neste começo de temporada

Cristiano Ronaldo é o astro do Manchester United, que anda mal das pernas - Reprodução/Twitter/ManUtd
Cristiano Ronaldo é o astro do Manchester United, que anda mal das pernas Imagem: Reprodução/Twitter/ManUtd

16/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Recordista de títulos ingleses na história (20), vencedor de três edições da Liga dos Campeões da Europa e dono de uma das camisas mais conhecidas e admiradas do futebol mundial, o Manchester United é o pior time da elite europeia neste começo da temporada 2022/23.

Se as cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (Premier League inglesa, La Liga espanhola, Serie A italiana, Bundesliga alemã e Ligue 1 francesa) fossem uma só, o time de Cristiano Ronaldo ocuparia no momento a 98ª posição entre os 98 clubes participantes.

Com as derrotas por 2 a 1 para o Brighton, em casa, e 4 a 0 frente ao Brentford, como visitante, nas duas primeiras rodadas do Inglês, a equipe dirigida pelo holandês Erik ten Hag soma até o momento zero ponto e saldo negativo de cinco gols na competição.

Dentre os integrantes dos campeonatos que formam o primeiro escalão do futebol europeu, somente o Reims tem campanha quase tão ruim quando a do United. Só que o lanterninha do Francês ainda leva vantagem no número de gols marcados (3 a 1), um dos tradicionais critérios de desempate.

Apesar de a temporada ainda estar no começo, o clima já é de crise no clube inglês. O astro da companhia, Cristiano Ronaldo, que nem participou da maior parte da pré-temporada porque queria ser negociado para poder jogar a Champions, tem feito cada vez mais pressão para sair.

E agora, de acordo com o site "The Athletic", a decisão do astro português até conta com apoio de Ten Hag, que acredita que o adeus do camisa 7 pode ajudar a amenizar um pouco o ambiente pesado que tomou conta do elenco.

Além da questão envolvendo o futuro de Ronaldo, o United também vem sendo muito cobrado por torcedores e jornalistas pelo comportamento muito modesto nesta janela de transferências.

Apesar de precisar recuperar terreno em relação aos seus principais rivais da Inglaterra, como Manchester City, Chelsea e Liverpool, o clube não contratou reforços consagrados nesta temporada. Sua contratação mais cara, o zagueiro argentino Lisandro Martínez, é uma aposta indicada por Ten Hag, seu treinador nos tempos de Ajax.

O próximo nome na mira do gigante britânico, o meio-campista francês Adrien Rabiot, atualmente na Juventus, também está longe de empolgar.

Para piorar, vários nomes importantes do elenco do maior campeão inglês vivem pesadas crises técnicas. O zagueiro francês Raphaël Varane está no banco de reservas, o atacante Marcus Rashford não faz um gol desde janeiro e o ponta Jadon Sancho não consegue ser decisivo como era quando defendia o Borussia Dortmund.

A impressão é que vestir a camisa do gigante de Manchester, antes uma honra que engrandecia a carreira de qualquer jogador, tornou-se, devido ao jejum de nove temporadas sem vencer a Premier League, um peso difícil de suportar mesmo para aqueles atletas há tempos acostumados a lidar com altos níveis de pressão.

A próxima oportunidade para o United tentar estancar a crise que já impera em Old Trafford neste início da temporada é também uma bomba relógio. Na próxima segunda-feira, os "Red Devils" têm pela frente justamente o clássico contra seu rival mais tradicional, o Liverpool.