Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras já tem a maior invencibilidade do mundo em 'Ligas dos Campeões'

Gustavo Scarpa é um dos principais jogadores do Palmeiras na Libertadores - Alessandra Torres/AGIF
Gustavo Scarpa é um dos principais jogadores do Palmeiras na Libertadores Imagem: Alessandra Torres/AGIF

10/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é em busca "apenas" da sua quarta classificação às semifinais da Copa Libertadores da América nos últimos cinco anos que o Palmeiras entra em campo nesta noite (a partir das 21h30, de Brasília), contra o Atlético-MG, no Allianz Parque.

Os atuais bicampeões sul-americanos também defendem a maior invencibilidade do futebol mundial em competições continentais destinadas a equipes que venceram os campeonatos nacionais dos seus respectivos países.

A equipe comandada pelo português Abel Ferreira não é derrotada na Libertadores (o equivalente organizado pela Conmebol às Ligas dos Campeões dos outros continentes) há 17 partidas.

Real Madrid (Europa), Seattle Sounders (Concacaf), Wydad Casablanca (África) e nenhum outro dos atuais campeões continentais sequer chegam perto da atual marca alviverde.

A segunda maior invencibilidade do mundo em competições desse tipo pertence ao Monterrey. A equipe mexicana, que ganhou a Concachampions em 2021 e não conseguiu se classificar para a edição seguinte, não perdeu em suas últimas 11 apresentações do torneio.

A última derrota do Palmeiras na Libertadores já completou aniversário de um ano. Em 18 de maio de 2021, o time paulista (com uma escalação alternativa para dar descanso a titulares importantes) perdeu por 4 a 3 para o argentino Defensa y Justicia, na penúltima rodada da fase de grupos.

Desde então, os alviverdes já mediram forças com Universitario, Universidad Católica, São Paulo, Atlético-MG, Flamengo, Deportivo Táchira, Independiente Petrolero, Emelec e Cerro Porteño. Obtiveram 13 vitórias e quatro empates.

A sequência sem perder quase caiu por terra na semana passada, no primeiro jogo das quartas de final, contra o Atlético-MG. O Palmeiras chegou a estar perdendo por 2 a 0. Mas, já nos acréscimos, foi buscar o empate.

Com isso, precisa de uma vitória simples em São Paulo para avançar às semifinais, onde enfrentaria o vencedor do confronto entre Athletico-PR e Estudiantes -um outro empate leva a decisão para os pênaltis.

Além disso, se não perder para o Atlético-MG no tempo normal e alcançar a 18ª partida consecutiva sem ser derrotado, o time de Dudu, Raphael Veiga, Rony e cia. irá igualar a maior série invicta da história da Libertadores, que, curiosamente, pertence ao próprio Galo (entre 2019 e a primeira fase de 2022).

Apesar de o futebol brasileiro ter vencido as três últimas edições da Libertadores (em 2019, com o Flamengo, e nas temporadas seguintes, com o Palmeiras), ele continua atrás da Argentina no ranking de conquistas continentais: 25 a 21.

Como já vem acontecendo desde 2019, a final da competição interclubes mais importante da América do Sul será novamente disputada em jogo único. Desta vez, a decisão está programada para o dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

O vencedor da Libertadores representará o continente na próxima edição do Mundial de Clubes, que ainda não tem local e nem data para acontecer (não poderá ser disputado em dezembro por conta da Copa do Qatar-2022). Três times já estão classificados para o torneio da Fifa: Real Madrid, Wydad Casablanca e Seattle Sounders.

Maiores invencibilidades em "Ligas dos Campeões"

1 - Palmeiras (BRA): 17 jogos
2 - Monterrey (MEX): 11 jogos
3 - Flamengo (BRA): 10 jogos
Seattle Sounders (EUA): 10 jogos
5 Wydad Casablanca (MAR): 9 jogos
6 - Al-Shabab (ARA): 7 jogos
Shabab Al-Ahli (EAU): 7 jogos