Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Elenco do Flamengo já soma 434 jogos de seleção; confira ranking por times

Vidal tem 133 partidas pela seleção chilena e alavancou experiência internacional do Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Vidal tem 133 partidas pela seleção chilena e alavancou experiência internacional do Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

02/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Adversário do Corinthians nas quartas de final da Copa Libertadores da América, o Flamengo colocará à prova a partir das 21h30 de hoje (de Brasília), no confronto de ida do mata-mata continental, o elenco brasileiro com mais jogos de seleção na atualidade.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis", os comandados de Dorival Júnior somaram ao longo da carreira 434 partidas pelos times principais de Brasil, Chile e Uruguai.

Esse número aumentou consideravelmente nas últimas semanas, com as contratações dos meio-campistas chilenos Arturo Vidal (133 internacionalizações) e Erick Pulgar (37), do meia-atacante Éverton Cebolinha (25) e do lateral direito uruguaio Guillermo Varela (7).

Todos eles se juntaram ao grupo de jogadores que já contava com vários nomes com longa experiência por seleções, como o zagueiro David Luiz (57), o lateral esquerdo Filipe Luís (44) e os meias Diego (34), Éverton Ribeiro (21) e Giorgian de Arrascaeta (38).

O elenco atual montado pelo Flamengo é tão experimentado internacionalmente que a quantidade de partidas de seleção disputadas pelos seus atletas quase que equivale à soma do segundo e terceiro colocados no ranking.

Graças ao trio formado por Willian (70), Renato Augusto (33) e Paulinho (56), o Corinthians tem 240 jogos de seleção no seu grupo de jogadores, contra 231 do Atlético-MG (104 só do chileno Eduardo Vargas), que completa o pódio.

Assim como acontece com o clube mineiro, o top 10 dos elencos brasileiros com mais jogos de seleção conta com outros times bastante alavancados por conta da experiência de um único jogador.

O Avaí, por exemplo, só aparece na quinta colocação do ranking, com 108 partidas por causa das 107 vezes em que o veterano centroavante Paolo Guerrero vestiu a camisa do Peru. Já o Athletico-PR aparece na sequência, com 99 jogos, graças principalmente às 53 exibições de Fernandinho pelo Brasil.

Uma curiosidade é que o Palmeiras, líder da Série A e vencedor das duas últimas edições da Libertadores, só surge na sétima posição desta lista. Apesar da hegemonia que vem construindo, os homens de Abel Ferreira têm relativamente pouca experiência em seleções, com só 93 aparições.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil tem cinco clubes entre os oito melhores da Libertadores. Além de Flamengo x Corinthians, as quartas de final da competição têm um outro confronto direto entre clubes do país: Atlético-MG x Palmeiras. Já o Athletico-PR medirá forças contra o argentino Estudiantes.

Apesar de o futebol pentacampeão mundial ter vencido as três últimas edições do torneio continental, ele continua atrás da Argentina no ranking de conquistas continentais: 25 a 21.

Como já vem acontecendo desde 2019, a final da competição interclubes mais importante da América do Sul será novamente disputada em jogo único. Desta vez, a decisão está programada para o dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

Elencos brasileiros com mais jogos de seleção

1 - Flamengo: 434 partidas
2 - Corinthians: 240 partidas
3 - Atlético-MG: 231 partidas
4 - São Paulo: 122 partidas
5 - Avaí: 108 partidas
6 - Athletico-PR: 99 partidas
7 - Palmeiras: 93 partidas
8 - Grêmio: 72 partidas
9 - Fortaleza: 61 partidas
10 - Fluminense: 50 partidas