Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Risco de desmanche do River amplia favoritismo brasileiro na Libertadores

Principal jogador do River, Julián Álvarez vai para o Manchester City - JUAN MABROMATA / AFP
Principal jogador do River, Julián Álvarez vai para o Manchester City Imagem: JUAN MABROMATA / AFP

27/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dono da segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, último clube estrangeiro a vencer a competição e com o mesmo técnico (Marcelo Gallardo) há oito temporada, o River Plate é tratado pelos times brasileiros como a principal ameaça ao domínio verde e amarelo no torneio número um do futebol sul-americano.

Mas a boa notícia para Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Fortaleza, os representantes da terra de Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldo ainda vivos na corrida pelo troféu, é que a equipe argentina entra na fase final menos forte do que era um mês atrás.

Afinal, o River é, pelo menos até o momento, o clube sul-americano que mais sofreu com a cobiça dos times europeus neste começo de janela de transferências de montagem de elencos para a temporada 2022/23.

Os "Millonarios" negociaram simplesmente os seus dois jogadores mais importantes: o atacante Julián Álvarez e o meio-campista Enzo Fernández. E, ainda que o segundo tenha possibilidades de permanecer em Buenos Aires até o fim do ano, corre risco de sofrer um desmanche.

A saída de Álvarez, protagonista do futebol argentino no ano passado e autor de 14 gols em 18 jogos em 2022, já era conhecida desde janeiro, quando o Manchester City desembolsou 17 milhões de euros (R$ 94,2 milhões) por seus direitos econômicos.

O goleador de 22 anos ainda ganhou o direito de permanecer por empréstimo até o meio do ano no Monumental de Núñez. Mas agora chegou a hora do jovem astro se apresentar a Pep Guardiola, e o River ainda não conseguiu contratar um substituto -o uruguaio Luis Suárez e o colombiano Miguel Borja são alguns dos nomes mais cotados.

Já a transferência de Fernández não estava tão programada assim. Última grande revelação do clube, o meia se firmou como titular há menos de dois anos e ainda nem estreou pela seleção argentina (ainda que já tenha sido convocado).

O dono da camisa 13 chegou a ser sondado pelo Flamengo e pelo Wolverhampton. Mas acabou sendo negociado com o Benfica por 10 milhões de euros (R$ 55,4 milhões). De acordo com o próprio jogador, ele só deve se apresentar ao novo clube em janeiro. No entanto, ainda não há confirmação oficial sobre esse "período de carência".

Além da venda das suas duas maiores estrelas, o River, adversário do Vélez Sarsfield nas oitavas de final da Libertadores, também perdeu o meia-atacante Benjamín Rollheiser (Estudiantes) e o lateral esquerdo Fabrizio Angileri (sem clube), que já não vinham sendo utilizados.

E o desmanche da equipe de Gallardo ainda pode ter pelo menos mais um importante capítulo.

O meia uruguaio Nicolás de la Cruz, outra peça-chave no esquema do treinador argentino, está entrando no último semestre do seu contrato e corre risco de ser negociado para não acabar saindo gratuitamente em dezembro. O jogador interessa ao Palmeiras, mas também tem interessados na Europa, como o Fenerbahçe, da Turquia.

Apesar de o futebol pentacampeão mundial ter vencido as três últimas edições da Libertadores (Flamengo, em 2019 e Palmeiras, em 2020 e 2021), ele continua atrás da Argentina no ranking de conquistas continentais: 25 a 21.

Como já vem acontecendo desde 2019, a final do torneio interclubes mais importante da América do Sul será novamente disputada em jogo único. Desta vez, a decisão está programada para o dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

Libertadores - oitavas de final (ida)

Amanhã, às 19h15 - Emelec x Atlético-MG, em Guayaquil (EQU)
Amanhã, às 21h30 - Athletico-PR x Livertad, em Curitiba (PR)
Amanhã, às 21h30 - Corinthians x Boca Juniors, em São Paulo (SP)
Quarta, às 19h15 - Cerro Porteño x Palmeiras, em Assunção (PAR)
Quarta, às 19h15 - Talleres x Colón, em Córdoba (ARG)
Quarta, às 21h30 - Vélez Sarsfield x River Plate, em Buenos Aires (ARG)
Quarta, às 21h30 - Tolima x Flamengo, em Ibagué (COL)
Quinta, às 21h30 - Fortaleza x Estudiantes, em Fortaleza (CE)