Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Marcelo, ao contrário de Fernandinho, não quer voltar ao Brasil?

Marcelo passou 15 temporadas e meia jogando no Real Madrid - Burak Akbulut/Anadolu Agency via Getty Images
Marcelo passou 15 temporadas e meia jogando no Real Madrid Imagem: Burak Akbulut/Anadolu Agency via Getty Images

15/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jogador que mais conquistou títulos (25, com direito a cinco edições da Liga dos Campeões da Europa) com a camisa do Real Madrid em toda a história, Marcelo ganhou no começo da semana uma festa de despedida do clube espanhol.

O lateral esquerdo de 34 anos, que passou as últimas 15 temporadas e meia vestindo o uniforme merengue, confirmou que ainda não pretende se aposentar, mas não deu detalhes de qual será o seu próximo clube.

Mas uma coisa é certa: o camisa 12 só retornará ao futebol brasileiro já no segundo semestre deste ano se não descolar nenhuma proposta minimamente razoável para continuar jogando na Europa.

Ao contrário do volante Fernandinho, outro veterano de longa data no Velho Continente, que acabou de deixar o posto de capitão do Manchester City e agora é esperado como reforço do Athletico-PR, Marcelo não tem nenhuma pretensão de voltar, neste momento, ao país pentacampeão mundial.

Apesar da vontade declarada de ainda defender o Botafogo, clube de coração do avô, que foi o maior incentivador da sua carreira nos gramados, o lateral o planeja permanecer por mais algumas temporadas na Europa.

E o motivo principal nem é a competitividade dos campeonatos nacionais e continentais disputados do outro lado do Oceano Atlântico ou os salários mais altos que as equipes de lá conseguem pagar.

Marcelo quer continuar na Europa porque acredita que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento da carreira do seu filho mais velho, Enzo, que joga nas categorias de base do próprio Real Madrid.

Aos 12 anos, o garoto é um dos jogadores mais badalados das canteras do time merengue. Seu bom futebol é frequentemente exaltado no próprio site do clube, pela imprensa espanhola e por torcedores nas redes sociais.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que ainda não há uma definição sobre a permanência de Enzo na base do Real.

Caso Marcelo se transfira para um outro clube de ponta do cenário europeu, como a Juventus, por exemplo, é bem capaz que leve seu filho junto para continuar a formação por lá. Mas se o destino do lateral for uma equipe que não possui tanta qualidade assim no desenvolvimento de jovens, é possível que o candidato a jogador permaneça na Espanha.

Só que o veterano das Copas do Mundo de 2014 e 2018 não quer ficar tão longe assim do filho. Se continuar jogando e morando na Europa, ele poderá fazer visitas periódicas a Enzo, algo que não será possível caso se transfira para o Brasil.

Pelo menos três clubes do futebol pentacampeão mundial já manifestaram interesse em repatriar Marcelo nesta janela de transferências. Além do Botafogo, Corinthians e Fluminense, o time onde ele iniciou a carreira, chegaram a entrar em contato com o estafe do lateral.

Na Europa, há um interesse de longa data da Juventus (ainda que esse movimento tenha esfriado um pouco depois da saída do seu grande amigo Cristiano Ronaldo para o Manchester United) e também um flerte com o Fenerbahçe, da Turquia, agora comandado pelo técnico português Jorge Jesus, que pediu sua contratação.