Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o Palmeiras decidiu 'adiar' contratação de meia do River para 2023?

Nicolás de la Cruz não virá para o Palmeiras neste ano - Getty Images
Nicolás de la Cruz não virá para o Palmeiras neste ano Imagem: Getty Images

14/06/2022 08h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos principais nomes que fazem parte da lista de desejos do técnico Abel Ferreira, o meio-campista uruguaio Nicolás de la Cruz não vestirá a camisa do Palmeiras neste ano.

O clube paulista decidiu adiar o projeto de contratação do jogador do River Plate para a próxima temporada.

Na avaliação da diretoria palmeirense, não há nenhum motivo suficientemente forte para investir neste momento em De la Cruz. E existem pelo menos duas razões para tentar trazê-lo ao Brasil em 2023.

Se desembarcasse em São Paulo ainda neste ano, o destaque do River teria de disputar posição com Raphael Veiga e Gustavo Scarpa, dois dos principais responsáveis pelo sucesso da equipe na atual temporada.

Como o contrato de Scarpa termina em dezembro e o jogador já falou abertamente que gostaria de ter uma experiência no futebol europeu, existe a possibilidade de o Palmeiras precisar de um novo meia armador depois da virada do ano. E, aí sim, De la Cruz faria sentido.

Além disso, para contratar o uruguaio neste momento, o clube alviverde teria que negociar com o River e provavelmente pagar um valor superior que superaria os 10 milhões de euros (R$ 53,4 milhões).

Só que, assim como Scarpa, De la Cruz só tem vínculo com seu time até o fim do ano. Ou seja, a partir do dia 1º de julho, ele já poderá assinar um pré-contrato com outra equipe para onde se transferiria "gratuitamente" no começo do próximo ano.

No papel, a estratégia palmeirense é linda. O problema é que o time dirigido por Abel não é o único interessado no jogador. Real Sociedad, Fenerbahçe e Botafogo também já manifestaram interesse em contratá-lo. E querem concluir o negócio imediatamente.

Há também a possibilidade de o uruguaio se acertar com o River e assinar um novo vínculo com os argentinos. Aí, adeus para uma transferência sem necessidade de compra dos direitos econômicos. Sem contar que o preço pedido para a liberação do meia subiria consideravelmente sem o risco de perdê-lo sem faturar nada.

Mesmo tendo desistido momentaneamente da contratação de De la Cruz, o Palmeiras tem reforçado seu elenco para o segundo semestre. O clube já acertou as chegadas dos atacantes Miguel Merentiel (Defensa y Justicia) e José Manuel López (Lanús).

Além deles, pelo menos mais um volante deve chegar para reforçar o elenco alviverde e ser o reserva imediato de Danilo. Hernani (Genoa) e Andreas Pereira (Flamengo) foram nomes comentados nas últimas semanas no Allianz Parque.

A janela brasileira de transferências para jogadores que estavam no exterior está fechada neste momento e só será reaberta no dia 18 de julho. Isso significa que as novidades palmeirenses que vierem de fora ainda terão de esperar mais de um mês para poderem ser escalados.

Invicto há mais de dois meses (são 17 partidas sem perder desde que levou 3 a 2 do Ceará, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro), o Palmeiras lidera a competição nacional com 22 pontos, um a mais que o Corinthians.

Os atuais bicampeões da Libertadores defendem a melhor série de resultados da "era Abel" contra o Atlético-GO, quinta-feira, em casa. Depois, no fim de semana, têm um confronto contra o São Paulo, terceiro colocado na Série A.

Já no torneio sul-americano, a equipe alviverde fez a melhor campanha da fase de grupos (100% de aproveitamento) e enfrenta o Cerro Porteño nas oitavas de final. A primeira partida, no Paraguai, está marcada para o dia 29 deste mês. E o jogo de volta será em 6 de julho.