Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 destaques da fase de grupos da Libertadores para seu time contratar

Nicolás de la Cruz está na reta final do contrato com o River Plate e pode aparecer no Brasil - Divulgação
Nicolás de la Cruz está na reta final do contrato com o River Plate e pode aparecer no Brasil Imagem: Divulgação

09/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A fase de grupos da Libertadores ficou para trás. A competição já definiu os 16 melhores times da temporada, entrou em recesso e só retornará no finalzinho do mês, no dia 28 de junho.

Momento perfeito para os clubes brasileiros olharem para aquilo que de melhor rolou nos gramados sul-americanos nas últimas semanas a fim de encontrar nomes interessantes que possam reforçar seus elencos no segundo semestre.

O "Blog do Rafael Reis" selecionou sete jogadores que se destacaram na fase de grupos do torneio continental e que seriam contratações bem interessantes para os times do país pentacampeão mundial na sequência da temporada.

NICOLÁS DE LA CRUZ
Meia
25 anos
Uruguaio
River Plate (ARG)

Não é de hoje que o uruguaio é um dos jogadores mais importantes em atividade no futebol sul-americano. Também já faz tempo que De la Cruz funciona como uma espécie de reserva de habilidade e criatividade no meio-campo do River Plate. Mas a longa parceria do camisa 11 com o técnico Marcelo Gallardo pode estar com os dias contados. O contrato de De la Cruz com o clube argentino termina no fim do ano. Ou seja, a não ser que esse vínculo seja estendido (algo que aparenta estar distante de acontecer), a janela de julho será a última oportunidade do River de faturar algum dinheiro com a venda do jogador. Por já ter 25 anos, o uruguaio não é mais tão atrativo assim para o mercado europeu, o que torna mais possível uma transferência para o Brasil. Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Botafogo sabem disso e têm se movimentado para tentar contratá-lo.

FACUNDO FARÍAS
Meia-atacante
19 anos
Argentino
Colón (ARG)

Facundo Farías, atacante do Colón - Reprodução Colón - Reprodução Colón
Imagem: Reprodução Colón

Autor de três dos oito gols marcados pelo Colón na fase de grupos, foi o principal responsável pela modesta equipe argentina ter avançado como líder da sua chave. Até por conta do protagonismo precoce alcançado na Libertadores, Farías se tornou o alvo mais complicado desta lista para clubes brasileiros. Palmeiras e Flamengo, os dois principais interessados em trazê-lo ao país pentacampeão mundial, até teriam condições econômicas de pagar os 12 milhões de euros (R$ 62,7 milhões) pedidos pelo Colón para negociar o camisa 10. Mas, pelas declarações recentes dadas pelo empresário de Farías, a cabeça do argentino já está na Europa e seu desejo é se transferir para o Porto.

JOAO ROJAS
Meia-atacante
24 anos
Equatoriano
Emelec (EQU)

João Rojas comemora gol do Emelec sobre o Palmeiras pela Copa Libertadores -  Franklin Jacome/Getty Images -  Franklin Jacome/Getty Images
Imagem: Franklin Jacome/Getty Images

Homônimo do também meia-atacante equatoriano que defendeu as cores do São Paulo entre 2018 e o ano passado, Rojas foi o desafogo ofensivo do Emelec durante a fase de grupos da Libertadores. Dos 14 gols anotados pelo segundo colocado do Grupo A (o do Palmeiras) na competição, seis tiveram a participação direta do camisa 10: três foram marcados por ele mesmo e outros três nasceram de assistências suas. Acostumado também a jogar pela seleção, ele não deve continuar por muito tempo no Equador. A menos que alguma proposta brasileira apareça no seu caminho, o meia-atacante deve se mudar para o México e jogar pelo Monterrey.

AGUSTÍN ROGEL
Zagueiro
24 anos
Uruguaio
Estudiantes (ARG)

26.4.22- Augustin Rogel, do Estudiantes, disputa a bola com Ytalo, do RB Bragantino, durante partida válida pela Libertadores - JUAN MABROMATA/AFP - JUAN MABROMATA/AFP
Imagem: JUAN MABROMATA/AFP

Apesar de ser zagueiro, o camisa 3 uruguaio já marcou quatro gols na Libertadores-2022 e está no top 10 dos artilheiros da competição nesta temporada. Rogel é também o maior destaque individual do Estudiantes, time que só fez campanha inferior à dos favoritos Palmeiras, River Plate e Flamengo na fase de grupos. Apesar de ainda ser bastante jovem, o defensor já tem bastante experiência internacional e passou por Rússia (Samara) e França (Toulouse). Vivendo o melhor momento da sua carreira, Rogel está em alta também no Mercado da Bola. De acordo com veículos da imprensa argentina, clubes de Brasil de México já procuraram o Estudiantes para discutir a possibilidade de contratá-lo.

SEBASTIÁN RODRÍGUEZ
Volante
29 anos
Uruguaio
Emelec (EQU)

Sebastián Rodríguez (Emelec) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apenas quatro jogadores conseguiram fazer pelo menos três gols em uma mesma partida nesta edição da Libertadores. Dois deles atuam no Palmeiras (Rafael Navarro e Raphael Veiga), o outro joga no igualmente candidato ao título River Plate (Julián Álvarez). Ao contrário do trio, Sebastián Rodríguez não veste uma das camisas mais importantes do continente. O capitão do Emelec, no entanto, é um volante extremamente técnico, daqueles que começam a distribuir o jogo lá de trás e, quando necessário, vão ao ataque para resolver os problemas. Bom nos chutes de média e longa distância, marcou três vezes contra o Deportivo Táchira e mais duas ante o Independiente Petrolero. Por atuar em um mercado que não tem tanto dinheiro assim e também pela falta de perspectiva de retornar à Europa (já jogou na Espanha e na Suíça), Rodríguez é um alvo bem tranquilo para os times brasileiros que tiverem interesse em contratá-lo.

JÚNIOR SORNOZA
Meia
28 anos
Equatoriano
Independiente del Valle (EQU)

Sornoza comemora gol do Del Valle sobre o América-MG pela Copa Libertadores - RODRIGO BUENDIA / AFP - RODRIGO BUENDIA / AFP
Imagem: RODRIGO BUENDIA / AFP

Sim, este é o mesmo Sornoza que até teve um desempenho interessante no Fluminense, mas que ficou devendo no Corinthians. No Equador, o camisa 10 recuperou seu melhor futebol e foi um dos destaques da fase de grupos da Libertadores. Apesar da eliminação precoce do Independiente del Valle (ficou atrás de Atlético-MG e Tolima na sua chave), o meio-campista acumulou grandes atuações e se despediu do torneio com cinco gols e uma assistência. Há um ano afastado da seleção, Sornoza pode acreditar que um retorno bem sucedido ao Brasil, o campeonato nacional mais forte da América do Sul, seja o caminho mais curto para voltar também a defender a camisa do Equador.

ÁNGEL CARDOZO LUCENA
Meia
27 anos
Paraguaio
Cerro Porteño (PAR)

Ángel Lucena, jogador do Cerro Porteño - Divulgação/Facebook oficial do Cerro Porteño - Divulgação/Facebook oficial do Cerro Porteño
Imagem: Divulgação/Facebook oficial do Cerro Porteño

Apesar de ter um espírito de coadjuvante, o camisa 15 tem cada vez mais se destacado nas partidas do Cerro Porteño e vem aumentando progressivamente sua utilização na seleção paraguaia. Originalmente um segundo homem de meio-campo, Cardozo Lucena também pode ser escalado como volante e até mesmo compor a segunda linha pelo lado direito. O paraguaio talvez não seja um reforço interessante para os clubes que brigam pelo título do Campeonato Brasileiro, mas é uma opção válida para equipes de orçamento mais modesto. O Grêmio, atualmente na Série B, já chegou a tentar contratá-lo no começo do ano.