Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lewandowski bate Benzema e é o artilheiro da Europa em 2021/22; veja top 10

Pelo 2º ano consecutivo, Lewandowski é o artilheiro da Europa - Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images
Pelo 2º ano consecutivo, Lewandowski é o artilheiro da Europa Imagem: Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images

25/05/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A menos que Karim Benzema tenha a maior atuação da história das finais da Liga dos Campeões e marque sete gols contra o Liverpool, neste sábado, o maior artilheiro do futebol europeu de clubes nesta temporada será Robert Lewandowski.

O polonês meteu 50 bolas nas redes em partidas oficiais pelo Bayern de Munique desde julho do ano passado, marca não alcançada por nenhum outro jogador que atua na elite do Velho Continente.

O levantamento leva em consideração os atletas que disputam a primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Áustria, Escócia, Rússia, Sérvia, Ucrânia, Bélgica, Suíça, Grécia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Turquia.

Esta é a segunda temporada consecutiva em que Lewandowski fatura o prêmio de goleador máximo da Europa. Em 2020/21, ele teve um desempenho bem parecido com o atual e comemorou 48 vezes.

Neste ano, o polonês foi artilheiro do Campeonato Alemão (35 gols) pela sétima vez na carreira, a quinta consecutiva. Também marcou 13 tentos na Champions e dois na Supercopa da Alemanha. A Copa da Alemanha foi a única competição em que ele passou em branco.

Com 44 gols, seis a menos que o goleador do continente, Benzema é que mais se aproximou da marca de Lewandowski. O camisa 9 do Real Madrid é o que jogador que mais balançou as redes no Espanhol (27) e também na Liga dos Campeões (15), torneio em que ainda irá a campo mais uma vez.

Outro francês completa o pódio de artilheiros da Europa em 2021/22. De contrato recém-renovado com o Paris Saint-Germain e novo dono do salário mais alto do futebol mundial, Kylian Mbappé comemorou 39 vezes ao longo da temporada.

O top 10 dos grandes goleadores do Velho Continente conta ainda com vários outros nomes que se destacaram nos últimos meses, como o francês Christopher Nkunku (RB Leipzig), o uruguaio Darwin Núñez (Benfica), o marfinense Sébastien Haller (Ajax) e o egípcio Mohamed Salah (Liverpool), adversário de Benzema na final da Champions.

A maior novidade da relação é que o português Cristiano Ronaldo (Manchester United) e o argentino Lionel Messi (PSG), que passaram mais de uma década se revezando no posto de artilheiro da Europa, não deram as caras na lista.

Neymar, que teve sérios problemas físicos durante o ano, passou a Champions inteira sem balançar as redes e marcou só 13 vezes pelo PSG, é outra ausência sentida.

Desta vez, aliás, nenhum brasileiro conseguiu entrar na parte de cima do ranking. O melhor deles, Arthur Cabral, que se dividiu entre Basel e Fiorentina ao longo da temporada, ficou na 11ª colocação, com 29 bolas nas redes, mesma marca, por exemplo, do norueguês Erling Haaland, do Borussia Dortmund.

Artilheiros da Europa na temporada 2021/22

1 - Robert Lewandowski (POL/Bayern de Munique): 50 gols
2 - Karim Benzema (FRA/Real Madrid): 44 gols
3 - Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 39 gols
4 - Christopher Nkunku (FRA/RB Leipzig): 34 gols
Darwin Núñez (URU/Benfica): 34 gols
Sébastien Haller (CMF/Ajax): 34 gols
7 - Ciro Immobile (ITA/Lazio): 32 gols
Marko Livaja (CRO/Hadjuk Split): 32 gols
Wissam Ben Yedder (FRA/Monaco): 32 gols
10 - Mohamed Salah (EGI/Liverpool): 31 gols