Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o Real deixou escapar Fabinho, hoje pilar do meio-campo do Liverpool

Fabinho foi jogador do Real Madrid no começo da carreira - Denis Doyle/Getty Images
Fabinho foi jogador do Real Madrid no começo da carreira Imagem: Denis Doyle/Getty Images

25/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desfalque do Liverpool nas três últimas partidas devido a um problema muscular, Fabinho corre contra o tempo para ter condições de enfrentar o Real Madrid, sábado, na decisão da Liga dos Campeões da Europa.

Aos 28 anos, o volante brasileiro é um dos homens de confiança do técnico Jürgen Klopp e peça-chave para o funcionamento do meio-campo inglês. Ou seja, se estiver recuperado, não apenas irá a campo, como certamente será escalado como titular.

Mas, se a diretoria do Real tivesse prestado mais atenção nas capacidades física e técnica do jogador, quem hoje estaria vivendo a apreensão de poder contar com seu futebol na final do torneio interclubes mais importante do planeta seriam os espanhóis.

Muita gente não lembra, mas, lá no comecinho da carreira, Fabinho já vestiu o uniforme merengue.

O brasileiro foi jogador do Real na temporada 2012/13. Na maior parte do tempo (30 partidas), defendeu o Castilla, time B do gigante espanhol, que jogava a segunda divisão nacional. Mas chegou a ter uma oportunidade na equipe principal e participou de 14 minutos de uma partida contra o Málaga.

Na época, Fabinho jogava como lateral direito, tinha entre 18 e 19 anos e havia acabado de deixar as categorias de base do Fluminense para tentar a sorte na Europa. O clube que o contratou não foi o Real, mas sim o Rio Ave, de Portugal, que na sequência tratou de emprestá-lo para a equipe do Santiago Bernabéu.

A transação teve o dedo do agente Jorge Mendes, o mesmo que cuida da carreira de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, então craque e treinador do Real, respectivamente. Por isso, quando desembarcou na Espanha, Fabinho foi classificado como "jogador de empresário", não como um reforço de verdade.

O próprio Fabinho admitiu anos mais tarde que não entendeu muito bem como foi parar em Madri.

"Achei que ficaria mais tempo no clube [Rio Ave], até porque já tinha alugado uma casa. De repente, recebo uma ligação do meu agente: 'Fabinho, arruma as tuas coisas que vais para Espanha'. Falei: 'Mas já? 'Nem sequer joguei no Rio Ave e já vou para o Real Madrid?", disse, ao jornal português "O Jogo".

Apesar de ter conseguido até disputar uma partida ao lado das outras estrelas do Real, Fabinho não convenceu a diretoria que valia a pena gastar dinheiro com a compra dos seus direitos econômicos.

Melhor para o Monaco, outro clube onde Mendes tinha grande influência, que aproveitou a brecha para contratá-lo. Depois de cinco temporadas na França, com direito a uma campanha histórica na Champions (foi semifinalista), o brasileiro migrou para a Premier League e assinou com o Liverpool.

Nos Reds desde 2018, o brasileiro já soma 169 partidas, 11 gols e cinco títulos (um do Campeonato Inglês e outro de Liga dos Campeões). Quem sabe essa lista pode engordar um pouquinho mais no fim de semana...

A final entre Real Madrid e Liverpool será a mais pesada da história da Liga dos Campeões e levará a campo nada menos que 19 títulos da competição que é o desejo máximo de jogadores, treinadores, dirigentes e torcedores: 13 dos espanhóis e seis dos ingleses.

Esse será o terceiro encontro dos dois clubes na decisão do torneio continental. Em 1981, os Reds venceram por 1 a 0. O troco veio quatro anos atrás, com uma vitória por 3 a 1 dos merengues.

Pelo terceiro ano consecutivo, a partida que distribuirá o título de melhor time de futebol do Velho Continente não será disputada no local inicialmente programado pela Uefa.

Depois de levar as duas últimas finais da Champions para Portugal por conta da pandemia da covid-19, a entidade europeia resolveu tirar o jogo do título desta edição de São Petersburgo como forma de sanção pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Com isso, a partida que definirá o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu será realizada no sábado, 28 de maio, em Saint-Denis, nos arredores de Paris (França).

Finais europeias 2021/22

LIGA EUROPA
18/05 - Eintracht Frankfurt 1 (5) x (4) 1 Rangers, no Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha (ESP)

CONFERENCE LEAGUE
Hoje, às 16h - Roma x Feyenoord, na Arena Kombëtare, em Tirana (ALB)

LIGA DOS CAMPEÕES
28/05, às 16h - Liverpool x Real Madrid, no Stade de France, em Saint-Denis (FRA)