Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vilão em 2018, goleiro do Liverpool virou 4º reserva e não joga há 15 meses

Karius foi o goleiro do Liverpool na decisão da Champions há 4 anos - Getty Images
Karius foi o goleiro do Liverpool na decisão da Champions há 4 anos Imagem: Getty Images

23/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Loris Karius não estará em campo contra o Real Madrid na final da Liga dos Campeões da Europa. Também não ficará sentado no banco de reservas neste sábado. E, caso o Liverpool fature o título continental, é pouco provável que apareça na foto oficial da conquista.

Mas poucos jogadores do elenco de Jürgen Klopp desejam tão intensamente que os Reds derrotem a equipe espanhola e se consagrem como o melhor time de futebol do Velho Continente na Europa.

É que, da última vez que Liverpool e Real se enfrentaram em uma decisão valendo o título do torneio interclubes mais badalado do planeta, as coisas não terminaram nada bem para o goleiro alemão.

Karius foi o homem que resolveu a final da Champions na temporada 2017/18. Na ocasião, ele sofreu dois frangos históricos que permitiram ao Real vencer por 3 a 1 e levar a "Orelhuda" para a Espanha.

A atuação foi um divisor de águas na carreira do goleiro, até então um homem de confiança de Klopp.

Ainda que exames posteriores tenham mostrado que o alemão havia sofrido uma concussão na cabeça logo no início da final europeia e que, provavelmente, ainda estava sob efeito da lesão quando cometeu as falhas decisivas (ou seja, deveria ter sido substituído), ele nunca foi devidamente perdoado pelo Liverpool.

E a prova disso é que o alemão nunca mais voltou a jogar uma partida pelo clube. Nas duas temporadas seguintes, esteve emprestado ao Besiktas e atuou na Turquia. Já em 2020/21, acabou cedido ao Union Berlim.

Foi lá que Karius disputou seu último jogo oficial. No dia 28 de fevereiro de 2021, sofreu um gol do Hoffenheim no empate por 1 a 1, em jogo válido pela 23ª rodada da Bundesliga alemã. Depois, passou o resto da temporada como opção no banco.

Em julho, foi devolvido para o Liverpool. Mas é quase como se não fizesse parte do elenco.

O goleiro não foi relacionado para nenhuma partida durante a temporada toda e nem inscrito na Liga dos Campeões. Atualmente, é quarto reserva da posição, atrás do titular Alisson e dos suplentes Adrián, Caoimhin Kelleher e Harvey Davies.

Seu contrato termina em 30 de junho e, evidentemente, não será renovado. Aí, Karius ficará livre para tentar a sorte em um outro clube onde não seja lembrado como o jogador que enterrou as chances de seu time conquistar o título da Champions.

A final entre Real Madrid e Liverpool será a mais pesada da história da Liga dos Campeões e levará a campo nada menos que 19 títulos da competição que é o desejo máximo de jogadores, treinadores, dirigentes e torcedores: 13 dos espanhóis e seis dos ingleses.

Esse será o terceiro encontro dos dois clubes na decisão do torneio continental. Em 1981, os Reds venceram por 1 a 0. O troco veio quatro anos atrás, na partida que transformou a carreira de Karius.

Pelo terceiro ano consecutivo, a partida que distribuirá o título de melhor time de futebol do Velho Continente não será disputada no local inicialmente programado pela Uefa.

Depois de levar as duas últimas finais da Champions para Portugal por conta da pandemia da covid-19, a entidade europeia resolveu tirar o jogo do título desta edição de São Petersburgo como forma de sanção pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Com isso, a partida que definirá o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu será realizada daqui a uma semana, no dia 28 de maio, em Saint-Denis, nos arredores de Paris (França).

Finais europeias 2021/22

LIGA EUROPA
18/05 - Eintracht Frankfurt 1 (5) x (4) 1 Rangers, no Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha (ESP)

CONFERENCE LEAGUE
25/05, às 16h - Roma x Feyenoord, na Arena Kombëtare, em Tirana (ALB)

LIGA DOS CAMPEÕES
28/05, às 16h - Liverpool x Real Madrid, no Stade de France, em Saint-Denis (FRA)