Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 sul-americanos que jogam na Europa para seu time contratar por empréstimo

Lucas Alario já negociou com o Palmeiras e pode voltar à pauta de clubes brasileiros - Lars Baron/Getty Images
Lucas Alario já negociou com o Palmeiras e pode voltar à pauta de clubes brasileiros Imagem: Lars Baron/Getty Images

17/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Capitão do Palmeiras e líder do sistema defensivo do time que venceu as duas últimas edições da Copa Libertadores da América, o paraguaio Gustavo Gómez chegou ao Brasil, quatro anos atrás, inicialmente por empréstimo.

Foi só depois de aprovar o desempenho do defensor que o clube paulista desembolsou a quantia combinada com o Milan e comprou os direitos econômicos daquele que se tornaria um dos principais nomes do elenco comandado por Abel Ferreira.

Ciente de que dinheiro não dá em árvore no futebol brasileiro, uma boa opção para melhorar o elenco é encontrar atletas talentosos que, por alguma razão, estejam disponíveis para serem emprestados por suas equipes atuais.

Ainda que o clube contratante tenha que arcar com o salário (integral ou parte dele) do novo jogador, essa modalidade de negócio não deixa de ser uma forma de economia e permite a chegada de jogadores que não seriam contratados se não fosse por essa forma.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores sul-americanos de alto nível e com passagens por seleção que andam um tanto quanto em baixa na Europa e poderiam aceitar um empréstimo no meio do ano.

LUCAS ALARIO
Atacante
29 anos
Argentino
Bayer Leverkusen (ALE)

Alvo do Palmeiras no começo do ano, o centroavante só não retornou para o lado de cá do Oceano Atlântico porque o Leverkusen não gostou de nenhuma das propostas que recebeu do time alviverde. Mas, na próxima temporada europeia, a situação tende a ser bem diferente. O Leverkusen já contratou um novo reserva (Sardar Azmoun) para seu centroavante titular, o tcheco Patrik Schick, e espera que até lá o iraniano já esteja completamente adaptado ao futebol alemão e ao estilo de jogo do técnico Gerardo Seoane. Com isso, Alario provavelmente ficará livre para ser negociado. Ainda que o desejo do Leverkusen seja negociá-lo em definitivo, o empréstimo pode acabar sendo uma opção viável caso o clube não receba nenhuma oferta realmente sedutora pelo jogador.

GONZALO MONTIEL
Lateral direito
25 anos
Argentino
Sevilla (ESP)

Gonzalo Montiel defendendo a seleção argentina - Wagner Meier/Getty Images - Wagner Meier/Getty Images
Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Até pouco tempo atrás, o ex-jogador do River Plate era considerado o melhor lateral direito do futebol sul-americano e parecia que chegaria à Copa do Qatar-2022 como dono absoluto da posição. Mas a chegada de Montiel ao futebol europeu não tem sido tão boa quanto ele esperava. O camisa 2 até teve alguns momentos interessantes (principalmente na virada do ano), mas vem se revezando muito entre o time titular e o banco de reservas do Sevilla. Como ainda é novato no Velho Continente, Montiel tem totais condições de reverter a situação e conseguir se firmar na equipe espanhola. Mas, se ficar impaciente com a oscilação, o argentino pode acabar forçando um empréstimo para a América do Sul, onde fatalmente "sobraria".

EXEQUIEL PALACIOS
Meia
23 anos
Argentino
Bayer Leverkusen (ALE)

O meio-campista despontou como craque no River Plate de Marcelo Gallardo no fim da década passada e foi vendido por um caminhão de dinheiro para o Leverkusen (17 milhões de euros, ou R$ 86,4 milhões, na cotação atual). Mas a trajetória ascendente de Palacios parou por aí. Na atual temporada, o argentino só foi escalado como titular em 33% dos jogos do time alemão, uma taxa muito baixa para um atleta de quem se esperava tanto e que recebeu um investimento desse porte. Como ainda tem contrato até 2025 e não possui no momento nenhum clube do andar de cima da Europa em seu encalço, a melhor opção para Palacios dar uma balançada na sua carreira e recolocá-la no lugar imaginado tempos atrás é descolar um empréstimo para um clube determinado a aproveitá-lo melhor.

SALOMÓN RONDÓN
Atacante
32 anos
Venezuelano
Everton (ING)

Um dos maiores nomes da história do futebol venezuelano, deixou sua terra-natal em 2008 e já rodou por Espanha (Las Palmas e Málaga), Rússia (Rubin Kazan, Zenit São Petersburgo e CSKA Moscou) e China (Dalian Pro). Na Premier League inglesa, o campeonato nacional mais badalado do planeta, está em seu terceiro clube diferente. Mas, ao contrário do que fez no West Bromwich e no Newcastle, não está conseguindo entregar o esperado no Everton. Em sua primeira temporada na equipe de Liverpool, Rondón só conseguiu marcar até o momento três golzinhos. Deixado no banco de reservas quase sempre (só foi a campo por três minutos na soma das últimas oito rodadas do campeonato nacional), o venezuelano já tem falado sobre a possibilidade de buscar um novo time na janela de transferências, ainda que seu contrato só termine em 2023.

WUILKER FARIÑEZ
Goleiro
24 anos
Venezuelano
Lens (FRA)

Wuilker Farinez - Luis ACOSTA / AFP - Luis ACOSTA / AFP
Imagem: Luis ACOSTA / AFP

Companheiro de Rondón na seleção venezuelana, o goleiro é tratado como um "fora de série" desde que estava nas categorias de base e estreou como profissional quando tinha apenas 17 anos. Depois de uma passagem de duas temporadas pela Colômbia (Millonarios), transferiu-se em 2020 para o Lens. Mas, apesar de toda a badalação em torno do seu nome, o venezuelano ainda não conseguiu assumir a titularidade da equipe francesa. Para continuar evoluindo como esperado, Fariñez precisa encontrar um novo clube onde jogue (quase) sempre. E retornar por empréstimo à América do Sul durante algum tempo pode ser a opção que lhe permita recolocar a casa em ordem.

SANTIAGO ARIAS
Lateral direito
30 anos
Colombiano
Granada (ESP)

Integrante da seleção colombiana que disputou as duas últimas Copas do Mundo (2014 e 2018), o lateral tinha tudo para continuar fazendo parte das convocações da equipe cafetera. No entanto, já faz dois anos que Arias não veste as cores do seu país. Contratado do Atlético de Madri, o jogador emendou temporadas bem abaixo da média em empréstimos para Bayer Leverkusen (2020/21) e Granada (2021/22). Como é pouco provável que Diego Simeone tenha pretensões de utilizá-lo depois das férias de verão e Arias ainda tem mais um ano de contrato na Espanha, é quase certo que ele será emprestado mais uma vez. Nessas circunstâncias, quem sabe algum clube brasileiro se interesse por ele?

SANTIAGO ARZAMENDIA
Lateral esquerdo
23 anos
Paraguaio
Cádiz (ESP)

Santiago Arzamendia, lateral do Paraguai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O paraguaio passou anos e mais anos se destacando com a camisa do Cerro Porteño na Libertadores. E os clubes brasileiros, apesar de reconhecerem em Arzamendia um belo potencial, nunca se movimentaram seriamente para contratá-lo. Resultado: o ainda jovem lateral foi negociado com o Cádiz. Mas, para a sorte dos times do país pentacampeão mundial, o camisa 19 tem jogado muito pouco na Espanha e chegou a emendar quatro partidas consecutivas sem ser utilizado. Com isso, abriu-se a porta para que Arzamendia seja emprestado de volta ao futebol sul-americano ou até negociado em definitivo com algum clube daqui. Pode ser uma bela oportunidade para quem deseja um lateral que participa bastante do jogo ofensivo.