Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Camarões, rival do Brasil na Copa-2022, perdeu a chance de ter Mbappé

Mbappé é astro da seleção francesa, mas poderia jogar por Camarões - GettyImages
Mbappé é astro da seleção francesa, mas poderia jogar por Camarões Imagem: GettyImages

04/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Último adversário do Brasil no Grupo G da Copa do Mundo, Camarões não chega ao Qatar-2022 muito credenciado para repetir a campanha de 1990, quando alcançou as quartas de final, resultado jamais superado por uma seleção africana.

Mas a situação poderia ser radicalmente diferente caso o país de Roger Milla e Samuel Eto'o desembarcasse no Oriente Médio para sua oitava participação na competição número um de futebol do planeta com o ataque liderado por Kylian Mbappé.

O jovem astro do Paris Saint-Germain, que até já foi campeão mundial com a seleção francesa, quatro anos atrás, teve essa possibilidade lá no comecinho da sua carreira como jogador.

Mbappé nasceu em Paris, mas possui raízes africanas. Sua mãe, Fayza Lamari, possui origem argelina e foi jogadora de handebol. Já seu pai, Wilfried, nasceu nos Camarões, mas se mudou para França para trabalhar com futebol —ele foi treinador e atualmente gerencia a carreira do filho.

O desejo do patriarca era que Kylian não jogasse pela França, mas sim pela terra-natal da família paterna. E, por isso, ele chegou a conversar com a federação camaronesa para tentar emplacar o atacante nas seleções de base dos "Leões Indomáveis".

"Eu queria que o meu filho jogasse por Camarões, mas alguém da federação exigiu uma certa quantia de dinheiro para colocá-lo para jogar. Eu não tinha esse dinheiro. Os franceses, por outro lado, não pediram nada", revelou, anos mais tarde.

Os camaroneses só despertaram para o talento de Mbappé quando ele estourou com a camisa do Monaco, na temporada 2016/17. E aí procuraram o estafe do jogador para tentar levá-lo para a África.

Só que era tarde demais. O atacante já vinha defendendo a França desde a categoria sub-17 e, com 18 anos, três meses e cinco dias, tornou-se o jogador mais jovem a defender a equipe adulta dos "Bleus" em 62 anos.

A decisão de Mbappé não foi bem aceita em Camarões. Em 2018, o lateral Benoit Assou-Ekotto não gostou de ver o atacante celebrando a África em um evento do governo francês e disparou contra o astro.

"Esses jogadores europeus de descendência africana que carregam África em seus corações e querem ajudar o esporte africano blá blá blá enquanto correm para jogar por uma seleção europeia. Vocês me fazem rir", escreveu, em seu perfil no Twitter.

Apesar de não ter conseguido resgatar Mbappé, a seleção camaronesa está cheia de jogadores que nasceram e cresceram na Europa, como a estrela do PSG.

O atacante Eric Choupo-Moting, do Bayern de Munique, um dos principais nomes da equipe, é alemão de nascimento. Karl Toko Ekambi (Lyon), Olivier Ntcham (Swansea City), Jean-Charles Castelletto (Nantes) e Devis Epassy (OFI) deram seus primeiros chutes na França.

Antes de Camarões, a seleção irá enfrentar Sérvia e Suíça na fase inaugural do Qatar-2022. Os dois primeiros colocados da chave do Brasil irão medir forças contra times do Grupo H (Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul) nas oitavas de final.

Apesar de os grupos do Mundial já estarem formados, a competição ainda tem três seleções participantes a definir. Austrália, Emirados Árabes Unidos, Peru, Costa Rica, Nova Zelândia, Gales, Ucrânia e Escócia ainda estão na disputa pelas vagas remanescentes. Os confrontos da repescagem serão jogados na Data Fifa de junho.

A Copa será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por EUA, Canadá e México, serão 48 participantes.

Os jogos do Brasil na fase de grupos da Copa-2022

24/11, às 16h - Brasil x Sérvia, em Lusail
28/11, às 13h - Brasil x Suíça, em Doha
02/12, às 16h - Camarões x Brasil, em Lusail