Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que as eliminatórias africanas são as mais difíceis e cruéis do mundo?

Mohamed Salah é a estrela máxima da seleção do Egito - Getty Images
Mohamed Salah é a estrela máxima da seleção do Egito Imagem: Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Senegal e Egito estão ainda invictos nas eliminatórias da Copa do Mundo, recentemente fizeram a final da última Copa Africana de Nações e contam com os dois jogadores mais prestigiados do continente na atualidade (Sadio Mané e Mohamed Salah, ambos do Liverpool).

Apesar de toda a badalação em torno dos seus elencos e de terem colhido resultados irrepreensíveis ao longo últimos meses, apenas uma dessas duas seleções estará no Qatar-2022.

O confronto entre senegaleses e egípcios, cuja partida será disputada hoje e a segunda, na próxima terça-feira, é reflexo do motivo que leva o qualificatório africano a ser o mais difícil e cruel do planeta.

Ao contrário do que acontece nos outros continentes que distribuem vagas diretas na Copa, a fase final das eliminatórias da CAF é disputada em confrontos mata-matas (nos outros cantos do mundo, esse sistema fica restrito às repescagens). Ou seja, não permite deslizes.

Além do aguardado jogo entre os times Mané e Salah, outros quatro encontros definirão os representantes africanos no Mundial do Qatar: República Democrática do Congo x Marrocos, Mali x Tunísia, em Bamako, Camarões x Argélia e Gana x Nigéria.

Todas as seleções sobreviventes do qualificatório foram primeiras colocadas dos seus grupos na fase anterior. Ou seja, o que não faltam são equipes que ainda não tropeçaram na competição (são cinco invictas). E que, mesmo assim, jogarão o futuro em apenas 180 minutos.

Para piorar, os mata-matas decisivos das eliminatórias foram definitivos com base em um sorteio simples, sem nenhuma espécie de privilégio para as seleções mais fortes ou de melhor campanha. Ou seja, aleatoriedade pura.

Se o critério adotado para a definição dos cabeças-de-chave da fase final tivesse sido o desempenho ao longo do qualificatório, Senegal e Egito não se enfrentariam e poderiam ir ambos para a Copa.

Se o mesmo acontecesse utilizando o ranking da Fifa (que serve exatamente para esse fim), também não, já que as duas equipes estão entre as quatro melhores da África na classificação.

Um total de 19 seleções já estão asseguradas na próxima Copa do Mundo. Além do Qatar, que conseguiu sua vaga por ser país-sede, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda, Argentina, Irã, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Equador e Uruguai também estão garantidos na competição.

Até o fim da próxima semana, outros 10 países conquistarão a classificação para o torneio. Assim, restarão apenas três vagas, que serão preenchidas nas repescagens agendadas para a Data Fifa de junho.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes.

Eliminatórias africanas - jogos de ida

Hoje, às 12h - República Democrática do Congo x Marrocos, em Kinshasa (RDC)
Hoje, às 14h - Mali x Tunísia, em Bamako (MAL)
Hoje, às 14h - Camarões x Argélia, em Douala (CAM)
Hoje, às 16h30 - Gana x Nigéria, em Cape Coast (GAN)
Hoje, às 16h30 - Egito x Senegal, no Cairo (EGI)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Uruguai está garantido na Copa do Mundo, e não a Colômbia. O erro foi corrigido.