Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Coutinho 'renasce' na Inglaterra e já é mais decisivo do que no Liverpool

Depois de anos em baixa, Philippe Coutinho vive grande fase no Aston Villa - Eddie Keogh/Getty Images
Depois de anos em baixa, Philippe Coutinho vive grande fase no Aston Villa Imagem: Eddie Keogh/Getty Images

10/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De volta à Inglaterra depois de quatro anos marcados por decepções, críticas e questionamentos sobre sua real capacidade, Philippe Coutinho não apenas reencontrou o bom futebol no Aston Villa, como também se transformou em um jogador mais decisivo do que era na melhor fase da sua carreira.

Nas primeiras sete partidas pelo clube de Birmingham, o meio-campista brasileiro balançou três vezes as redes adversárias e distribuiu mais três assistências. Isso significa que ele participou ativamente de um gol a cada 1,14 jogo que disputou.

Essa marca é muito superior à passagem de Coutinho pelo Liverpool, que o colocou como jogador de primeiro escalão no cenário internacional e lhe rendeu o apelido de "The Magician" (O Mágico, em português).

Apesar do papel de protagonista que possuía por lá, o brasileiro teve média de 0,49 contribuição em jogada de gol durante as quatro temporadas e meia em que vestiu o uniforme dos "Reds". Foram 54 tentos e 45 passes para companheiros marcarem ao longo de 201 jogos.

Foi graças ao que jogou no Liverpool que Coutinho acabou vendido por 160 milhões de euros (R$ 883,6 milhões, na cotação atual) com o Barcelona no começo de 2018, no terceiro maior negócio já registrado na história do futebol.

Só que o meio-campista deu muito errado na Espanha, nunca conseguiu se firmar como titular por lá e virou alvo fácil da torcida e da imprensa que buscavam culpados pelo declínio técnico e tático do clube.

O empréstimo para o Bayern de Munique também não ajudou muito. Coutinho até fez parte do elenco que venceu a Champions em 2019/20, mas, na reserva, não convenceu o clube bávaro a comprar seus direitos econômicos.

Sem espaço com Xavi Hernández na Catalunha, restou ao brasileiro ser emprestado mais uma vez. Em janeiro, o jogador de 29 anos assinou com o Aston Villa. E essa foi a melhor decisão que ele poderia ter tomado.

Coutinho fez gol na estreia (2 a 2 contra o Manchester United) e teve outras duas atuações de gala. No empate por 3 a 3 contra o Leeds United, marcou um gol e deu duas assistências. Já no último fim de semana, na goleada por 4 a 0 sobre o Southampton, balançou as redes mais uma vez e distribuiu outro passe decisivo.

As boas atuações têm rendido elogios semanais do técnico Steven Gerrard, que jogou ao seu lado no Liverpool. O ex-meia também já prometeu que, no que depender da sua opinião, o clube inglês pagará os 40 milhões de euros (R$ 221 milhões) previstos no acordo com o Barça para continuar com seu camisa 23 depois do fim desta temporada.

Desde o retorno de Coutinho ao futebol inglês, o Villa só sofreu duas derrotas em sete partidas da Premier League. Mesmo assim, o time ainda não conseguiu subir muito na classificação e ocupa apenas o 11º lugar, com 33 pontos.

Mas essa situação pode melhorar nas próximas semanas, já que o time dirigido por Gerrard tem até duas partidas a menos do que alguns dos seus rivais. Hoje, contra o Leeds, fora de casa, um desses compromissos atrasados será cumprido.

Coutinho na Europa

Inter de Milão (2008-13): 5 gols e 4 assistências em 47 jogos
Espanyol (2012): 5 gols e 1 assistência em 16 jogos
Liverpool (2013-18): 54 gols e 45 assistências em 201 jogos
Barcelona (2018-22): 25 gols e 14 assistências em 106 jogos
Bayern de Munique (2019-20): 11 gols e 9 assistências em 38 jogos
Aston Villa (2022): 3 gols e 3 assistências em 7 jogos