Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 histórias para acompanhar nos últimos dias da janela de transferências

Dusan Vlahovic deve trocar a Fiorentina pela Juventus - Claudio Giovannini/EPA/Efe
Dusan Vlahovic deve trocar a Fiorentina pela Juventus Imagem: Claudio Giovannini/EPA/Efe

26/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cinco dias. É esse o prazo que os clubes que atuam nos principais campeonatos nacionais da Europa ainda têm para melhorar seus elencos para a segunda metade da temporada 2021/22 das competições que disputam.

Mas, apesar de já ter entrado em sua reta final, a janela de transferências de janeiro ainda promete algumas emoções, especialmente para aqueles torcedores que estão desesperados pela chegada de algum reforço que mude a sorte do seu time.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco histórias para quem gosta de futebol internacional acompanhar com atenção nos últimos momentos desta edição do Mercado da Bola.

HOMEM-GOL

A transferência mais cara desta janela ainda não foi sacramentada, mas está prestes a ser anunciada. De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, a Juventus deve ser o destino do centroavante sérvio Dusan Vlahovic, que já marcou 17 gols nesta temporada do Calcio. A proposta de 75 milhões de euros (R$ 464,8 milhões) já foi aceita pela Fiorentina, e restam apenas alguns detalhes para o negócio ser concluído. A transação deve também mexer com a vida de um jogador brasileiro. Afinal, a "Viola" pretende utilizar parte da grana da venda do seu artilheiro para contratar um novo homem-gol, Arthur Cabral, ex-jogador do Ceará e do Palmeiras, que atualmente se destaca no Basel (SUI).

UMA NOVA CHANCE PARA ARTHUR

24.01.2021 - Arthur durante partida do Juventus contra o Bologna - DeFodi Images via Getty Images - DeFodi Images via Getty Images
Imagem: DeFodi Images via Getty Images

O meio-campista já foi visto como uma das maiores promessas do futebol brasileiro e descolou uma transferência para o Barcelona. No entanto, problemas disciplinares e uma queda drástica de desempenho em campo minaram sua passagem pelo clube espanhol. Para piorar, o mesmo está acontecendo na Juventus, que já não faz muita questão de contar com Arthur e só não quer mesmo ter prejuízo com o jogador. Por isso, a hipótese mais provável de futuro para o meia é um empréstimo para outra equipe. O Arsenal é o favorito para tentar reabilitá-lo. No entanto, o clube londrino prefere contratar um outro brasileiro para a posição, Bruno Guimarães, do Lyon.

O BARCELONA TEM SALVAÇÃO?

Daniel Alves em ação pelo Barcelona contra o Granada - Fran Santiago/Getty Images - Fran Santiago/Getty Images
Imagem: Fran Santiago/Getty Images

Eliminado precocemente da Liga dos Campeões da Europa e ocupando apenas a quinta colocação no Campeonato Espanhol, o Barcelona buscou Daniel Alves e o atacante Ferrán Torres nesta janela. Mas o próprio clube catalão sabe que precisa de mais gente qualificada para voltar a ser respeitado nacional e internacionalmente. O problema é a falta de dinheiro para contratar. À base dos empréstimos e dos jogadores em reta final de contrato, o clube tem tentado se reforçar com o atacante espanhol Alvaro Morata (Juventus) e com o zagueiro alemão Niklas Süle (Bayern de Munique).

POBRE CLUBE RICO

Chris Wood é o reforço mais caro do Newcastle nesta janela - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Alçado ao posto de clube mais rico do mundo depois de ter sido comprado por um fundo comandado pela família real da Arábia Saudita, o Newcastle simplesmente não está conseguindo contratar os reforços que precisa para escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Inglês e tentar começar a construir uma estrada rumo ao sucesso. Os "Magpies" só conseguiram descolar dois reforços na janela de janeiro: o lateral direito Kieran Trippier e o atacante Chris Wood. Nos próximos dias, o Newcastle deve entrar no "modo desespero" e fazer ofertas mirabolantes para conseguir contratar alguns dos seus alvos, como o zagueiro brasileiro Diego Carlos, do Sevilla.

O PROBLEMA DEMBÉLÉ

Dembélé foi uma das contratações mais deficitárias da história do Barcelona - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Além de buscar novos jogadores para melhorar seu elenco, o Barcelona tem uma outra missão importante para os próximos dias: encontrar uma nova casa para Dembélé. O francês foi afastado do time principal dos catalães depois de recusar várias propostas de renovação de contrato e, de acordo com a diretoria culé, não jogará mais pelo Barça. Para não ter de indenizar o atacante ou ter de pagar seus salários até o fim da temporada, quando o vínculo atual chega ao fim, a equipe espanhola só tem um caminho: liberá-lo para jogar em um outro clube (provavelmente por empréstimo), ainda que não receba sequer um centavo pela transação.