Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rival do Palmeiras mantém base e contrata reforços de seleção para Mundial

Rodolfo Pizarro e Luis Romo são os reforços do Monterrey para 2022 - Divulgação
Rodolfo Pizarro e Luis Romo são os reforços do Monterrey para 2022 Imagem: Divulgação

20/01/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Possível adversário do Palmeiras na semifinal do Mundial de Clubes, o Monterrey não tem economizado na montagem do seu elenco para a disputa do torneio da Fifa e das outras competições do seu calendário de 2022.

O atual campeão da Concachampions conseguiu manter os principais jogadores da sua conquista do ano passado e já anunciou a contratação de dois reforços acostumados a defender a seleção mexicana.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

O meia-atacante Rodolfo Pizarro, um velho ídolo do clube e que tem 35 jogos pelo México no currículo, foi emprestado até o fim de 2022 pelo Inter Miami. Já o volante Luis Romo, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e com 17 partidas pela seleção principal, teve seus direitos comprados do Cruz Azul.

Com a chegada dos novos nomes de peso, o elenco dos "Rayados" conta agora com nada menos que 16 jogadores que já defenderam alguma seleção adulta em pelo menos um compromisso oficial.

O zagueiro Héctor Moreno e o meia-atacante Jesús Gallardo, os costarriquenhos Joel Campbell e Celso Ortiz, além do meio-campista argentino Maxi Meza, deram um passo ainda maior e já participaram de edições da Copa do Mundo.

O treinador Javier Aguirre é outro veterano da competição mais importante do futebol. Ele dirigiu o México na Coreia do Sul/Japão-2002 e na África do Sul-2010. Também já trabalhou em vários clubes espanhóis, como Atlético de Madri, Espanyol, Zaragoza, Osasuna e Leganés.

Na imprensa mexicana, é quase consenso que o elenco atual do Monterrey é o mais forte que um time do país já levou para o Mundial. Por isso, a expectativa é que ele ao menos repita o que o Tigres fez no ano passado e chegue à decisão.

O clube consegue atrair jogadores de alto nível (até mesmo europeus, caso do atacante holandês Vincent Janssen) porque tem um dono que esbanja dinheiro: a FEMSA, quinta empresa de maior faturamento do México, que possui redes de lojas de conveniência, farmácias e postos de gasolina, além de ser acionista da cervejaria Heineken e a maior envasadora e distribuidora de Coca-Cola do planeta.

Com tantos jogadores bons juntos, o time dirigido por Aguirre não perde desde outubro e já ostenta uma invencibilidade de sete partidas. No último sábado, goleou o Necaxa por 4 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Mexicano.

O Monterrey estreia no Mundial de Clubes no dia 5 de fevereiro, contra o Al Ahly (Egito), atual campeão africano. E o vencedor dessa partida será o adversário do Palmeiras nas semifinais. Além desses três clubes, também disputam o torneio Chelsea (Inglaterra), Al-Hilal (Arábia Saudita), Al-Jazira (Emirados Árabes) e Pirae (Taiti).

Esta será a quinta participação dos "Rayados" na competição da Fifa. Suas melhores campanhas foram obtidas em 2012 e 2019, quando foram derrotados na semi, mas venceram a disputa pelo terceiro lugar e conseguiram um lugar no pódio.

Originalmente, o Mundial-2021 seria disputado em dezembro passado. No entanto, o campeonato precisou ser adiado depois que o Japão desistiu de organizá-lo por conta da pandemia da covid-19. Com a alteração, os campeões continentais irão medir forças entre os dias 3 e 12 de fevereiro, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.