Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o Chelsea mergulhou na crise a um mês do Mundial de Clubes

Mais caro da história do Chelsea, Lukaku é um dos pivôs da crise do time - Getty Images
Mais caro da história do Chelsea, Lukaku é um dos pivôs da crise do time Imagem: Getty Images

05/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O torcedor do Palmeiras anda animado com o que vem acontecendo com o Chelsea, seu principal oponente no Mundial de Clubes da Fifa.

Faltando pouco menos de um mês para o início da competição que será jogada nos Emirados Árabes Unidos, o vencedor da última Liga dos Campeões da Europa e favorito ao troféu que será entregue ao melhor time de futebol do planeta está em ebulição.

O primeiro problema são os resultados aquém da expectativa. Depois de chegar a emendar quatro vitórias consecutivas no Campeonato Inglês em outubro, o time dirigido por Thomas Tuchel entrou em uma onda de tropeços nas últimas semanas.

Desde o dia 16 de dezembro, o Chelsea teve cinco compromissos pela Premier League e só venceu um (Aston Villa). Todas as outras quatro partidas terminaram empatadas. E apenas uma delas foi contra um integrante do "Big Six", o Liverpool.

Nesse período, os "Blues" perderam pontos para Everton, Wolverhampton e Brighton. Com isso, viram o Manchester City disparar na liderança do campeonato nacional mais badalado do planeta (53 pontos, contra 43).

A sequência de tropeços coincidiu com um surto de covid-19 que atingiu em cheio o elenco londrino. Romelu Lukaku, Kai Havertz, Timo Werner, Ben Chilwell e Callum Hudson-Odoi são alguns dos jogadores que desfalcaram a equipe recentemente porque contraíram o vírus.

Além dos problemas para escalar o time, Tuchel passou a sofrer com a queda de desempenho de algumas das suas principais peças ofensivas. Havertz não balança as redes desde o começo de novembro. Timo Werner está na seca no Inglês há três meses. E Mason Mount chegou a ficar quase um mês sem dar uma assistência.

Se a situação já não estava suficiente incômoda, o jogador mais caro da história do Chelsea e principal reforço desta temporada resolveu chutar o balde.

Incomodado com a passagem pelo banco de reservas e com a falta de gols (só marcou sete vezes em 2021/22), Lukaku resolveu dar uma entrevista à Sky Sports italiana em que admitiu que "não estava muito feliz com sua situação" no clube e que não curte o estilo de jogo que Tuchel deu à equipe.

As declarações caíram como uma bomba no Stamford Bridge, e o centroavante belga nem foi relacionado para o clássico contra o Liverpool, no último fim de semana.

Ontem, o treinador alemão afirmou a jornalistas ingleses que Lukaku foi reintegrado ao elenco depois de pedir desculpas pelo teor da entrevista. A expectativa é que o camisa 9 seja aproveitado contra o Tottenham, hoje, no confronto de ida das semifinais da Copa da Liga Inglesa.

No entanto, tanto Tuchel quanto Lukaku sabem que só gols e vitórias importantes conseguirão restaurar novamente a paz no Chelsea antes do Mundial e também do início da fase decisiva da Champions (enfrenta o Lille, pelas oitavas).

Inicialmente previsto para ser disputado no último mês de dezembro, o Mundial de Clubes acabou sendo adiado para fevereiro depois que o Japão desistiu de organizá-lo em virtude da pandemia da covid-19.

O torneio será jogado entre os dias 3 e 12 do próximo mês, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Além de Chelsea e Palmeiras, também participarão da competição Monterrey (México), Al-Hilal (Arábia Saudita), Al-Ahly (Egito), AS Pirae (Taiti) e Al-Jazira (país-sede).

Uma curiosidade desta edição do campeonato da Fifa é que ela terá um vencedor inédito. Os Blues perderam a decisão de 2012 para o Corinthians. Já o atual bicampeão da Libertadores teve uma campanha desastrosa no ano passado e terminou apenas na quarta colocação.