Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Copa Africana pode afastar Salah da disputa pela Chuteira de Ouro

Salah pode perder até três jogos do Campeonato Inglês por conta da CAN - Justin Setterfield/Getty Images
Salah pode perder até três jogos do Campeonato Inglês por conta da CAN Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

04/01/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Autor de 16 gols no Campeonato Inglês e vivendo a temporada mais goleadora da sua carreira, Mohamed Salah bem que poderia sonhar também com a inédita conquista da Chuteira de Ouro.

Afinal, o craque do Liverpool ocupa a quinta colocação na briga pelo prêmio concedido ao artilheiro máximo dos campeonatos nacionais da Europa e está só seis pontos (três gols) atrás de Robert Lewandowski, o "líder virtual" do ranking.

O problema é que o camisa 11 dos Reds inicia no próximo domingo a disputa da Copa Africana de Nações, em Camarões, e corre risco de ficar à disposição da seleção do Egito até 6 de fevereiro.

Salah já sabe que irá perder a partida contra o Brentford e, caso passe da fase de grupos do torneio continental, também será desfalque contra o Crystal Palace. Se sua participação na CAN se estender até o fim da competição, também é bem possível que ganhe um descanso e não enfrente o Leicester, no dia 10 do próximo mês.

Ou seja, o atacante egípcio corre risco de perder até três rodadas consecutivas da Premier League, o que pode dificultar bastante seus planos de perseguir Lewandowski e brigar pela Chuteira de Ouro.

Ainda que o líder do prêmio seja o norueguês Ohi Omoijuanfo, com 40 pontos, o atual favorito para conquistá-lo é mesmo o centroavante polonês do Bayern de Munique, que ocupa a terceira posição e já levou o troféu para casa no ano passado.

Isso porque Lewandowski ainda tem meia temporada para tirar os dois pontos (um gol na Bundesliga alemã) que o separam do topo. E quem está à frente dele (Omoijuanfo e Thomas Lehne Olsen) disputam o Campeonato Norueguês, que já terminou. Ou seja, não têm mais como pontuar.

Além do camisa 9 do Bayern e de Salah, o top 10 do troféu de artilheiro da Europa conta também com o sérvio Dusan Vlahovic (Fiorentina), com o tcheco Patrik Schick (Bayer Leverkusen) e com o francês Karim Benzema (Real Madrid).

O maior vencedor da história da Chuteira de Ouro é Lionel Messi, que já levou seis troféus para casa (2009/2010, 2011/2012, 2012/2013, 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019). Nesta temporada, porém, o craque argentino não aparece nem entre os primeiros 250 colocados no ranking, já que tem apenas um gol marcado no Francês.

Sem grandes goleadores consagrados no cenário internacional na atualidade, o Brasil está prestes a completar 20 anos de jejum. A última vez que o país do futebol faturou o prêmio foi em 2001/2002, com Jardel, na época jogador do Sporting.

O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/1999. Além dele, apenas Ronaldo (1996/1997) já havia colocado a terra tupiniquim no lugar mais alto do pódio.

Na atual temporada, o brasileiro mais bem classificado na Chuteira de Ouro é Arthur Cabral, do suíço Basel, que ocupa a 24ª colocação, com 21 pontos (21 gols). O país tem só mais três representantes no top 100: Vinícius Júnior (Real Madrid), que está na 29ª posição, João Pedro (Cagliari), no 40º lugar, e Raphinha (Leeds United), em 80º.

O "Blog do Rafael Reis" publica semanalmente, sempre às terças-feiras, uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.

Confira a classificação da Chuteira de Ouro

1 - Ohi Omoijuanfo (NOR, Molde) - 40,5 pontos (27 gols)
2 - Thomas Lehne Olsen (NOR, Lillestrom) - 39 pontos (26 gols)
3 - Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) - 38 pontos (19 gols)
4 - Veton Berisha (NOR, Viking Stavanger) - 33 pontos (22 gols)
5 - Dusan Vlahovic (SER, Fiorentina) - 32 pontos (16 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) - 32 pontos (16 gols)
Patrik Schick (TCH, Bayer Leverkusen) - 32 pontos (16 gols)
8 - Karim Benzema (FRA, Real Madrid) - 30 pontos (15 gols)
9 - Mikke Dahl (DIN, Tórshavn) - 27 pontos (27 gols)
Ricardo Gomes (CBV, Partizan Belgrado) - 27 pontos (18 gols)