Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

6 jogadores quarentões (e um cinquentão) que ainda atuam no futebol mundial

Ibrahimovic já "quarentou", mas ainda é o principal artilheiro do Milan - Daniele Mascolo/Reuters
Ibrahimovic já "quarentou", mas ainda é o principal artilheiro do Milan Imagem: Daniele Mascolo/Reuters

19/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Durante muito tempo, jogadores de 32 ou 33 anos eram considerados velhos e, muitas vezes, acabados para a prática do futebol profissional. Raro era aquele atleta que estendia um pouco mais a carreira e jogava até os 35.

Mas a medicina esportiva e a preparação física evoluíram muito nas últimas décadas. Hoje, o vencedor da Bola de Ouro (Lionel Messi) e o atual campeão da eleição da Fifa de melhor jogador do mundo (Robert Lewandowski) ainda são senhores nascidos na década de 1980.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores importantes que já cruzaram a barreira dos 40 anos (e um deles, a dos 50), mas que continuam normalmente em atividade no mundo do futebol.

ZLATAN IBRAHIMOVIC
Atacante
40 anos
Sueco
Milan (ITA)

Um dos centroavantes mais importantes (e polêmicos) de sua geração, o sueco completou 40 anos em outubro e continua sendo peça essencial para o sucesso de um dos clubes mais tradicionais do planeta. Mesmo tendo enfrentado um problema de tendão de Aquiles, que o tirou de seis partidas no início da temporada, Ibrahimovic é o artilheiro do Milan em 2021/22, com sete gols, e tem uma média de fazer inveja a muitos atacantes novinhos (0,5 bola na rede por partida). A versão quarentona de Ibra é tão boa que ele até voltou a ser convocado para a seleção sueca e deve dar as caras na repescagem das eliminatórias europeias da Copa do Mundo-2022, em março, contra República Tcheca, Rússia e Polônia.

GIANLUIGI BUFFON
Goleiro
43 anos
Italiano
Parma (ITA)

Gianluigi Buffon (Parma) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Recordista de partidas com a camisa da seleção italiana (176), o goleiro estreou pela Azzurra lá em 1997, quando alguns dos jogadores que hoje formam a equipe vencedora da última Eurocopa ainda nem haviam nascido. Buffon passou quase 20 anos defendendo a meta da Juventus (teve apenas uma pausa de 12 meses de experiência no Paris Saint-Germain) e conquistou nada menos que 11 títulos da primeira divisão do Calcio. Depois de perder a posição e ir para o banco de reservas do clube de Turim, resolveu retornar nesta temporada para o Parma, equipe onde iniciou sua carreira nos gramados. Aos 43 anos, é o líder, capitão e principal nome do time que luta contra o rebaixamento na segundona.

KAZU MIURA
Atacante
54 anos
Japonês
Yokohama FC (JAP)

Kazu, atacante do Yokohama FC - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Símbolo máximo de longevidade no futebol atual, o astro nipônico passou pelo Brasil e vestiu as camisas de Santos, Palmeiras, Matsubara, CRB, XV de Jaú e Coritiba no final da década de 1980. Não, você não leu errado. Kazu Miura já é um cinquentão. Mesmo assim, continua quebrando um recorde atrás do outro no futebol japonês. O de atleta mais velho a atuar no país é do dia 19 de maio, quando participou de 19 minutos da partida entre Yokohama FC e Urawa Reds, aos 54 anos, dois meses e 23 dias. á o de jogador de mais idade a balançar as redes em um campeonato profissional, que aliás está no Guiness, data de 12 de março de 2017, quando ele marcou contra Thespakusatsu Gunma, com 50 anos e 14 dias. Kazu, aliás, já anunciou que continuará atuando profissionalmente em 2022. A única "concessão" à idade será largar a primeira divisão para jogar em torneios de camadas inferiores, onde conseguirá ter mais minutos em campo (sim, ele fica bravo quando é pouco aproveitado).

FÁBIO
Goleiro
41 anos
Brasileiro
Cruzeiro (BRA)

Goleiro Fábio durante partida entre Cruzeiro e Vitória pela Série B - DOUG PATRÍCIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - DOUG PATRÍCIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: DOUG PATRÍCIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Faz quase 17 anos que o goleiro titular do Cruzeiro é o mesmo. A caminho de completar 1.000 partidas com a camisa celeste, Fábio ganhou títulos estaduais, brasileiros e da Copa do Brasil (todos no plural) pela equipe mineira. Também bateu na trave para levantar o desejado troféu da Copa Libertadores da América. Nem mesmo o rebaixamento cruzeirense para a Série B fez o arqueiro mudar de ares e decidir pendurar as luvas. Ele esteve na campanha de segunda divisão em 2020, repetiu a dose nesta temporada e já anunciou que permanecerá para a próxima. Seu recém-renovado contrato com a equipe de Belo Horizonte vai até o final de 2022. E Fábio não dá como certo que esse será seu último vínculo como atleta profissional de futebol.

ROQUE SANTA CRUZ
Atacante
40 anos
Paraguaio
Olimpia (PAR)

Roque Santa Cruz (Olimpia) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Principal atacante paraguaio das últimas décadas, Santa Cruz passou 15 anos consecutivos disputando os principais campeonatos nacionais da Europa e chegou a conquistar uma Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique (2000/01). Também disputou três edições da Copa do Mundo (2002, 2006 e 2010) e ultrapassou a barreira dos 100 jogos pela seleção. Em 2016, retornou à América do Sul para defender o Olimpia, primeiro clube da sua carreira, e obteve mais cinco títulos paraguaios. Na semana passada, anunciou que ainda não tem planos de se aposentar, mas que está em busca de um novo clube para defender a partir da próxima temporada.

NENÊ
Meia-atacante
40 anos
Brasileiro
Vasco (BRA)

Nenê, jogador do Vasco correndo na comemoração - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

O jogador do Vasco surgiu no cenário do futebol nacional na virada do século, fez parte da seleção sub-23 brasileira que não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e chegou a vestir a camisa 10 do Paris Saint-Germain no auge da sua carreira. Nenê retornou ao Brasil em 2015 e, desde então, passou por Vasco, Fluminense e São Paulo. Na temporada passada, disputou a Libertadores pelo Flu e a Série B pela equipe cruzmaltina. Com contrato até dezembro do próximo ano, o quarentão já disse que planeja continuar jogando por mais duas ou três temporadas.

JOAQUÍN
Meia-atacante
40 anos
Espanhol
Betis (ESP)

Joaquín (Betis) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Lá no começo dos anos 2000, Joaquín era uma das maiores promessas do futebol espanhol e fazia bonito com um Betis que projetava se meter entre os grandes. Só que, apesar de ter disputado duas Copas do Mundo (2002 e 2006), o meia-atacante acabou não tendo uma carreira tão brilhante assim. E o clube que o projetou também falhou na missão de fazer frente a Barcelona e Real Madrid. Depois de passagens por Valencia, Málaga e Fiorentina, Joaquín se reencontrou com o Betis em 2015 e hoje veste sua braçadeira de capitão. Agora na reta final da carreira, o camisa 17 voltou a sonhar grande e tem visto seu time brigar por vaga na próxima edição da Champions.