Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aos 14 anos, irmão de Mbappé já tem 1ª chance na seleção sub-16 da França

Ethan Mbappé joga no PSG e na seleção sub-16 da França - Divulgação
Ethan Mbappé joga no PSG e na seleção sub-16 da França Imagem: Divulgação

02/12/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na próxima segunda-feira, 35 adolescentes irão se reunir no centro de treinamentos de Clairefontaine para quatro dias de trabalhos com a seleção francesa sub-16. E a atração da programação conduzida pelo técnico Jean-Luc Vannuchi será Mbappé.

Não, não está prevista a presença de Kylian, astro do Paris Saint-Germain para motivar a garotada. O dono do sobrenome famoso que estará no meio da próxima geração dos atuais campeões mundiais é seu irmão mais novo, Ethan.

Aos 14 anos, o meio-campista que joga nas categorias de base do próprio PSG foi convocado pela primeira vez na carreira para defender alguma seleção da França. E, imediatamente, tornou-se o nome mais comentado da lista.

Ao contrário do irmão, um atacante cujas principais características são a velocidade e a capacidade de driblar adversários, o Mbappé nascido em 2006 é um armador à moda antiga. Canhoto, tem na visão de jogo e no passe refinado seus pontos fortes.

Apesar da convocação para a seleção sub-16, Ethan ainda não está comprometido com a França. Como seu pai é camaronês e sua mãe possui origem argelina, ele pode escolher entre três países para defender quando chegar ao futebol dos adultos.

Se repetir a precocidade do "mano mais velho", o meia não deve demorar muito para se profissionalizar. Kylian jogou pela primeira vez uma partida do Campeonato Francês quando tinha 16 anos, 11 meses e 12 dias. E, aos 17, já estava brilhando pelo Monaco na Liga dos Campeões da Europa.

Irmãos que dividem a paixão pelo futebol e a profissão de jogador de futebol estão longe de ser uma novidade. Na última Eurocopa, disputada no meio do ano, a Bélgica chegou a utilizar ao mesmo tempo Eden e Thorgan Hazard, que defendem Real Madrid e Borussia Dortmund, respectivamente.

O meia Paul Pogba, do Manchester United e companheiro de Mbappé na seleção, é outro boleiro famoso que não tem só um, mas, sim, dois irmãos companheiros de profissão. O zagueiro Florentin e o atacante Mathias jogam nas divisões inferiores do futebol francês.

Enquanto Ethan se prepara para vestir pela primeira vez a camisa dos "Bleus", seu irmão que já ganhou até uma Copa do Mundo pela França tem sido o jogador mais letal do PSG nesta temporada.

Mbappé já soma nove gols e 12 assistências pela equipe da Cidade Luz em 2021/22, marca superior às obtidas pelos seus badalados companheiros de ataque Neymar (três gols e três assistências) e Lionel Messi (quatro gols e três assistências).

Ainda perseguindo seu primeiro prêmio de melhor jogador do planeta, o camisa 7 do PSG ficou em nono lugar na Bola de Ouro 2021, que foi entregue pela revista "France Football" no começo da semana. Ele também está entre os dez indicados ao "The Best". Os vencedores da eleição da Fifa só serão revelados em janeiro.

O time dos irmãos Mbappé lidera o Campeonato Francês e também já está classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Na terça-feira, encerra sua participação na fase de grupos da Champions contra o Brugge, em casa. Mesmo que vença, não conseguirá ultrapassar o Manchester City e terminará na segunda colocação da sua chave.