Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil encosta na Bélgica e fica a 2 pontos da liderança do ranking da Fifa

Seleção brasileira está perto de recuperar a liderança do ranking da Fifa - Lucas Figueiredo/CBF
Seleção brasileira está perto de recuperar a liderança do ranking da Fifa Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

18/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia e o empate sem gols no clássico com a Argentina não apenas classificaram a seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo-2022, como também a fizeram encostar na liderança do ranking da Fifa.

O time dirigido por Tite ainda aparecerá na segunda colocação na próxima edição da lista, que será divulgada daqui a uma semana, no dia 25 de novembro. No entanto, a distância para a Bélgica será de apenas dois pontos.

De acordo com projeções matemáticas feitas pelo "Blog do Rafael Reis", a seleção belga tem agora 1.826,4 pontos, contra 1.828,4 pontos da seleção número um do planeta.

Na última parcial da classificação das melhores seleções do mundo, os belgas tinham 12 pontos a mais que os brasileiros. Só que essa vantagem se derreteu quase que completamente na Data Fifa deste mês.

Apesar de também ter tido uma vitória (Estônia) e um empate (Gales) nas rodadas de novembro das eliminatórias, a Bélgica enfrentou adversários de pior ranqueamento que o Brasil, o que fará sua pontuação despencar.

Quem também não se deu nada bem no último mês foi a Itália. Sem conseguir a vaga direta para a Copa (terá de disputar a repescagem europeia), a Azzurra será ultrapassada por Inglaterra e Argentina e aparecerá na sexta colocação.

Das dez primeiras colocadas da última edição já divulgada do ranking da Fifa, nove continuarão no top 10 na próxima lista. A exceção é o México, que sairá da nona para a 14ª posição depois de um mês desastroso, com derrotas para Estados Unidos e Canadá.

Com a queda mexicana, a Holanda voltará a ter um lugar no grupo das dez melhores seleções da atualidade. O time liderado pelo atacante Memphis Depay, do Barcelona, subirá da 11ª para a décima posição.

O ranking existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de chave dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, quando começou a utilizar um sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez.

O Brasil é o país que mais tempo esteve no topo da lista. A seleção pentacampeã mundial foi eleita 12 vezes a equipe do ano pela Fifa e já foi a primeira colocada no ranking em 154 oportunidades. No entanto, sua última aparição como "número um" foi em agosto de 2017. Ou seja, já completou aniversário de quatro anos.

Um total de 13 seleções já estão classificadas para a próxima Copa do Mundo. Além do Qatar, que conseguiu sua vaga por ser país-sede, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda e Argentina já estão garantidos na competição.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, serão 48 participantes.

Uma nova mudança pode acontecer em breve. Apesar da rejeição das confederações europeia e sul-americana, a entidade que gerencia o futebol vem tentando emplacar uma proposta para realizar a Copa a cada dois anos. Desde que foi criado, em 1930, o torneio é jogado com quatro anos de diferença de uma edição para a outra.

A única exceção aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial, quando houve uma pausa forçada de 12 anos sem que a bola rolasse no torneio.

Ranking da Fifa (projeção para novembro)

1 - Bélgica: 1.828,4 pontos
2 - Brasil: 1.826,4 pontos
3 - França: 1.786,1 pontos
4 - Inglaterra: 1.755,5 pontos
5 - Argentina: 1.750,5 pontos
6 - Itália: 1.740,8 pontos
7 - Espanha: 1.704,8 pontos
8 - Portugal: 1.660,3 pontos
9 - Dinamarca: 1.654,5 pontos
10 - Holanda: 1.653,7 pontos