Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é o lateral do City preso desde agosto e com 6 acusações de estupro?

Benjamin Mendy está preso de agosto por supostos crimes sexuais - James Gill/Getty Images
Benjamin Mendy está preso de agosto por supostos crimes sexuais Imagem: James Gill/Getty Images

17/11/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nona contratação mais cara da história do Manchester City, o lateral esquerdo francês Benjamin Mendy não dá as caras em uma partida da equipe inglesa há pouco mais de três meses.

Mas o motivo pelo qual o jogador de 27 anos não foi mais aproveitado depois da rodada de abertura desta temporada da Premier League não tem nada ver com problemas físicos ou com uma queda de rendimento detectada nos treinos.

O motivo do afastamento de Mendy é outro. Ele simplesmente não pode comparecer aos treinamentos e jogos da equipe dirigida por Pep Guardiola porque está preso desde o fim de agosto.

O ex-jogador da seleção francesa foi detido depois que três mulheres, todas entre 16 e 18 anos, o acusaram de ter cometido estupro e outros tipos de violações e importunações sexuais.

Mendy já fez três tentativas de pagamento de fiança para responder o processo em liberdade, mas todas foram negadas pela Justiça inglesa. Seu julgamento está marcado para 24 de janeiro, e ele deve permanecer preso até lá.

Ontem, diferentes veículos da imprensa inglesa publicaram que o lateral do City apareceu como réu em mais dois processos de estupro. Agora, ele já acumula seis acusações formais de estupro e uma de agressão sexual.

O City já emitiu um comunicado informando que, mesmo que Mendy deixe a prisão, não utilizará o jogador até que todas as acusações que recaem contra ele sejam devidamente esclarecidas pela Justiça.

Revelado nas categorias de base do Le Havre, o lateral também jogou no Olympique de Marselha e "explodiu" no cenário internacional ao fazer parte do Monaco que foi campeão francês, semifinalista da Champions e revelou Kylian Mbappé na temporada 2016/17.

No mesmo ano, o City não perdeu tempo e tratou de levá-lo para a Inglaterra. A transferência custou 57,5 milhões de euros (R$ 357,8 milhões, na cotação atual) e transformou o francês no jogador de sua posição mais caro da história (o recorde só foi batido dois anos mais tarde, com a ida de Lucas Hernández para o Bayern de Munique).

Mas, apesar da fortuna investida pelo clube de Manchester, Mendy nunca se deu por muito bem por lá. A prova disso é que, apesar de já ter mais de quatro anos de casa, só disputou 75 partidas com a camisa azul celeste.

Durante esse tempo todo, o francês enfrentou inúmeros problemas físicos (passou por duas cirurgias de joelho que o deixaram parado por mais de 300 dias) e acumulou atos de mau comportamento (como dirigir sem habilitação sua Lamborghini ou furar a quarentena para comemorar o Ano Novo em uma festança cheia de amigos na sua casa).

Atual campeão inglês, o City ocupa a vice-liderança da Premier League nesta temporada. Nas primeiras 11 rodadas da competição, a equipe de Guardiola somou 23 pontos, três a menos que o Chelsea, seu algoz na decisão da última Liga dos Campeões da Europa.

Já na Champions, o time de Mendy está em situação bem mais confortável. Com nove pontos conquistados em 12 disputados, ocupa a primeira colocação do Grupo A está praticamente classificado para as oitavas de final.

O City pode assegurar presença nos playoffs decisivos do torneio continental (e de quebra garantir o primeiro lugar da chave) na próxima rodada, contra o Paris Saint-Germain, em casa, no dia 24. Antes, recebe o Everton, neste domingo, pela primeira divisão da Inglaterra.