Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 ex-jogadores de sucesso que viraram técnicos (e talvez você nem saiba)

Ídolo do Manchester City, Vincent Kompany dirige o Anderlecht - Divulgação
Ídolo do Manchester City, Vincent Kompany dirige o Anderlecht Imagem: Divulgação

14/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Assistindo a alguma partida de futebol aleatória na televisão ou na tela do celular, você provavelmente já se surpreendeu com algum zoom no banco de reservas mostrando que aquele jogador que você tanto gostava (ou odiava) no passado agora está trabalhando como técnico.

Realmente, é impossível acompanhar todas as movimentações pós-carreira de todos os atletas que construíram nossa relação de amor com o futebol.

Por isso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores de história relevante no futebol internacional que atualmente estão exercendo alguma função de treinador (e que muita gente nem sequer sabia disso).

VINCENT KOMPANY
Belga
35 anos
Anderlecht (BEL)

Um dos maiores ídolos da história do Manchester City, disputou 360 partidas pelo clube inglês e usou a braçadeira de capitão na maior parte dos momentos de glória da equipe na década passada. Kompany também era o líder da defesa da seleção belga que eliminou o Brasil e terminou a última Copa do Mundo na terceira colocação. Em 2019, decidiu retornar ao seu país-natal para disputar uma temporada de despedida pelo Anderlecht, time que o revelou para o futebol. Ainda antes de pendurar as chuteiras, passou a trabalhar como jogador-treinador. E, em agosto de 2020, já aposentado dos gramados, foi efetivado como técnico da equipe. Na primeira temporada completa na nova função, foi quarto colocado no Campeonato Belga. Já na atual, ocupa uma modesta oitava posição.

WAYNE ROONEY
Inglês
36 anos
Derby County (ING)

Wayne Rooney, técnico do Derby County -  Gareth Copley/Getty Images -  Gareth Copley/Getty Images
Imagem: Gareth Copley/Getty Images

Maior artilheiro da história da seleção inglesa, o ex-atacante do Manchester United fez uma transição abrupta de carreira. Até novembro do ano passado, ele era jogador do Derby County, time que disputa a segunda divisão inglesa. Quando a diretoria decidiu mudar o comando técnico do clube, Rooney aceitou a missão de se dividir interinamente entre as funções de atleta e treinador. Em janeiro, foi efetivado como "professor" e largou os afazeres dentro das quatro linhas. Seu Derby sofreu muito para permanecer na Championship na temporada passada (escapou do rebaixamento por um ponto) e, desta vez, está em situação ainda mais incômoda. Com só seis pontos conquistados em 17 rodadas, é o lanterna da competição de acesso.

XABI ALONSO
Espanhol
39 anos
Real Sociedad B (ESP)

Xabi Alonso - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Assim como Kompany e Rooney, o volante que foi campeão mundial com a seleção espanhola em 2010 e teve passagens vitoriosas por Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique está em sua primeira experiência como técnico de um time adulto. Xabi Alonso dirige desde 2019 a segunda equipe da Real Sociedad, que disputa as divisões inferiores do Campeonato Espanhol. Na temporada passada, o clube conquistou o título do terceiro escalão da liga nacional e obteve o acesso para a segunda divisão, algo que não acontecia há quase 50 anos. Agora, mesmo frequentemente cedendo seus melhores jogadores para o time de cima e enfrentando adversários mais qualificados, a equipe de Xabi Alonso tem se mantido fora da zona de rebaixamento.

JÚLIO BAPTISTA
Brasileiro
40 anos
Valladolid B (ESP)

Júlio Baptista (Valladolid) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Após defender Sevilla, Real Madrid e Málaga na época em que era jogador, o brasileiro escolheu a Espanha para dar a largada na sua carreira de treinador. Logo depois de anunciar que havia pendurado as chuteiras, em 2019, Júlio Baptista foi convidado pelo seu amigo Ronaldo, dono do Valladolid, para trabalhar nas categorias de base. Duas temporadas mais tarde, "La Bestia" recebeu outra proposta do "Fenômeno": dirigir o time B do clube na terceira divisão espanhola. Por enquanto, as coisas não estão andando muito bem para Júlio Baptista, que demorou quase dois meses para conquistar sua primeira vitória e ainda está na zona de rebaixamento

FILIPPO INZAGHI
Italiano
48 anos
Brescia (ITA)

Filippo Inzaghi (Brescia) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ídolo do Milan, clube pelo qual "cansou de fazer gols" e com o qual ganhou dois títulos italianos e duas edições da cobiçada Liga dos Campeões da Europa, Pippo hoje vê seu irmão Simone dirigir o maior rival rossonero, a Internazionale. Mas o Inzaghi mais velho também tem uma carreira bem estrutura de treinador. Ele começou nas categorias de base milanista e até comandou a equipe principal durante uma temporada (2014/15). Depois, passou por Venezia, Bologna e Benevento, Atualmente, é o homem à frente do tradicional Brescia, líder da Série B do Calcio.

THIAGO MOTTA
Italiano
39 anos
Spezia (ITA)

Thiago Motta chegou a treinar o Genoa, mas foi demitido - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Nascido no Brasil, mas naturalizado italiano (disputou duas edições da Eurocopa e a Copa do Mundo-2014 pela Azzurra), o ex-volante ainda está dando seus primeiros passos na nova carreira. Sua estreia como treinador foi na equipe sub-19 do Paris Saint-Germain. Na sequência, dirigiu durante dois meses o Genoa. E, desde julho, comanda o Spezia, uma das equipes de orçamento mais limitado da elite do Campeonato Italiano. Mesmo com uma média superior a dois gols sofridos por partida, Thiago Motta ainda tem mantido sua equipe fora da zona de rebaixamento.

JOHN HEITINGA
Holandês
37 anos
Ajax B (HOL)

John Heitinga (Ajax) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Integrante da seleção holandesa que foi vice-campeã mundial em 2010, o ex-zagueiro encerrou a carreira no Ajax em 2016 e já imediatamente começou a trabalhar no próprio clube. Nos últimos cinco anos, Heitinga passou por várias funções em Amsterdã e dirigiu equipes de três categorias de base diferentes. Nesta temporada, recebeu seu maior desafio: comandar o Jong Ajax, que disputa a segunda divisão holandesa e serve como último passo na formação dos jovens jogadores que o clube costuma apresentar ao mundo a cada novo ano. Sob seu comando, a garotada do Ajax ocupa a quinta colocação na liga nacional e tem o segundo melhor ataque da competição.