Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que os jogadores brasileiros estão perdendo espaço em Portugal?

Contratado como craque, Everton Cebolinha é hoje reserva do Benfica - Carlos Rodrigues/Getty Images
Contratado como craque, Everton Cebolinha é hoje reserva do Benfica Imagem: Carlos Rodrigues/Getty Images

13/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi-se o tempo que as partidas do Campeonato Português tinham um som ambiente no idioma "brasileiro" e eram disputadas por duas equipes que poderiam tranquilamente estar em alguma competição do futebol pentacampeão mundial.

Pela terceira temporada consecutiva, caiu a quantidade de jogadores aptos a defender a seleção canarinho na primeira divisão da terra de Cristiano Ronaldo. E agora eles já estão no menor número dos últimos sete anos.

No total, são 120 jogadores brasileiros espalhados pelos 18 clubes que formam a elite lusa. Parece muita gente, certo? Mas, na temporada passada, havia 35 jogadores a mais. E, não muito tempo atrás, lá em 2018/19, eles chegaram a ultrapassar a barreira dos 170.

Os times mais poderosos de Portugal refletem bem essa tendência de utilizar cada vez menos atletas importados da sua antiga colônia.

O Benfica, do técnico Jorge Jesus, que fez sucesso deste lado do Oceano Atlântico comandando o Flamengo, tem apenas um brasileiro na sua escalação ideal: o zagueiro Lucas Veríssimo (ex-Santos), que acabou de sofrer uma grave lesão de joelho e está fora do restante da temporada.

No Porto, a situação não é muito diferente. O atacante Evanílson (ex-Fluminense) vem sendo o único escalado nas últimas partidas. O zagueiro Pepe e o meia-atacante Otávio também nasceram no Brasil, mas hoje possuem cidadania portuguesa e defendem os "Tugas".

Atual campeão nacional, o Sporting é outro que só tem um brasileiro como titular: o lateral esquerdo e zagueiro Matheus Reis, formado no São Paulo. O meia Matheus Nunes deixou de ser "futebolisticamente" brasileiro quando recusou uma convocação de Tite para jogar pela seleção portuguesa.

A artilharia do campeonato nacional é outra mostra da redução da presença tupiniquim no futebol da sua ex-metrópole. Antigamente dominada por nomes como Jardel, Hulk e Jonas, hoje ela só tem seu primeiro brasileiro na quinta colocação (André Luís, do Moreirense, com cinco gols).

A necessidade cada vez menor encontrada pelos clubes portugueses de buscar reforços no Brasil está intimamente ligada à evolução do nível técnico dos jogadores que o próprio país produz.

Hoje, Portugal não é só o país de Cristiano Ronaldo, mas também o de Rúben Dias, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e João Cancelo, quatro nomes importantíssimos da Premier League inglesa, de João Félix, o reforço mais caro do Atlético de Madri, de Rafael Leão, peça essencial na reconstrução do Milan...

Nos últimos cinco anos, a seleção portuguesa adulta conquistou os dois primeiros títulos de sua história (Eurocopa-2016 e Liga das Nações-2019). Além disso, deve chegar à próxima Copa do Mundo como candidata real à taça. Ou seja, nos resultados recentes, já não deve mais nada ao Brasil.

Na atual temporada, Porto, Sporting e Benfica travam uma disputa apertada pela liderança. Os dois primeiros ainda estão invictos na competição e somaram 29 pontos depois da disputa de 11 partidas. A equipe de Jorge Jesus aparece logo atrás, com 28.

A próxima rodada da liga lusitana só está prevista para o fim de semana dos dias 27 e 28 de novembro. O Porto, que lidera o torneio no saldo de gols, joga contra o Vitória de Guimarães, enquanto Sporting e Benfica enfrentam Tondela e Belenenses, respectivamente.

Brasileiros na 1ª divisão do Campeonato Português

2021/22 - 120 jogadores
2020/21 - 155 jogadores
2019/20 - 161 jogadores
2018/19 - 173 jogadores
2017/18 - 149 jogadores
2016/17 - 142 jogadores
2015/16 - 138 jogadores
2014/15 - 119 jogadores