Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é Cavallo, o único jogador abertamente gay em torneios de 1ª divisão?

Joshua Cavallo joga no Adelaide United, da 1ª divisão australiana - Reprodução / Internet
Joshua Cavallo joga no Adelaide United, da 1ª divisão australiana Imagem: Reprodução / Internet

30/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na última terça-feira (26), o lateral esquerdo australiano Joshua Cavallo, de 21 anos, que defende o Adelaide United, publicou em suas redes sociais uma mensagem revelando aos seus seguidores que é homossexual.

O anúncio de que se relaciona com outros homens, uma informação que não deveria ter impacto nenhum em sua carreira, rapidamente viralizou pelo planeta e fez com que ele recebesse mensagens de apoio de clubes e jogadores importantes no cenário global.

Afinal, ao revelar sua homossexualidade, Cavallo se tornou também o único atleta profissional de futebol masculino que publicamente faz parte da comunidade LGBTQIA+ que está atualmente em atividade em um campeonato nacional de primeira divisão em qualquer canto do planeta.

Enquanto no futebol feminino várias jogadoras homo ou bissexuais já ganharam até mesmo prêmios de melhor do mundo (a brasileira Marta e a norte-americana Megan Rapinoe são os exemplos mais conhecidos), a versão masculina da modalidade é tomada por um preconceito tão grande que vários atletas optam por fingir uma outra orientação sexual por medo de represálias.

No ano passado, o tabloide britânico "The Sun" publicou uma carta anônima enviada por um atleta da Premier League inglesa, a liga nacional mais badalada do planeta, afirmando que "tem sido um sofrimento diário esconder a própria sexualidade".

Nascido na Austrália, mas descendente de imigrantes oriundos de Malta, Cavallo iniciou a carreira nas categorias de base do Melbourne City, clube mantido pelo poderoso Manchester City na terra dos cangurus.

Ainda antes de se profissionalizar, o lateral defendeu a seleção australiana no Campeonato Asiático sub-19 de 2018. No ano seguinte, ele se transferiu para o Western United, onde completou sua formação.

No começo de 2020, Cavallo estreou como profissional na A-League, a liga de elite do futebol na Austrália. Em fevereiro, mudou-se para o Adelaide United, onde sua carreira realmente começou a decolar.

O jovem foi titular do time durante boa parte da temporada passada e mostrou toda sua versatilidade dentro de campo. Além de lateral, também foi escalado como volante e meia central. No total, disputou 19 partidas pela equipe e não fez gol, mas distribuiu duas assistências.

Atualmente, Cavallo está em treinos preparatórios para o início da temporada 2021/22 do Campeonato Australiano. O Adelaide, semifinalista no último ano, estreia contra o Perth Glory, no dia 20 de novembro.

O tabu envolvendo a presença de homens gays no futebol de alto rendimento é tão grande que os dois jogadores de carreiras mais relevantes que tornaram pública a orientação sexual (o francês Olivier Rouyer e o alemão Thomas Hitzlsperger, que chegaram a disputar Copa do Mundo) só o fizeram depois da aposentadoria nos gramados.

Em 2013, o meio-campista Robbie Rogers, com passagem pela seleção norte-americana, anunciou que largaria o futebol profissional precocemente, aos 25 anos, porque não via nesse segmento espaço para um jogador gay. Após o anúncio, ele recebeu apoio do Los Angeles Galaxy, reviu sua decisão e atuou por mais quatro temporadas.

O último jogador abertamente homossexual a atuar em um campeonato de primeira divisão antes de Cavallo foi o também norte-americano Collin Martin.

Em 2018, quando defendia o Minnesota United, da MLS (Major League Soccer), ele anunciou que era um homem que gostava de outros homens. Três anos depois, o meia continua jogando profissionalmente, mas está no San Diego Loyal, uma equipe que joga a USL, liga que funciona como uma espécie de segundo escalão do "soccer" nos Estados Unidos.