Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 ex-jogadores do São Paulo que hoje fazem sucesso no exterior

Casemiro começou no São Paulo e hoje brilha no Real Madrid - Getty Images
Casemiro começou no São Paulo e hoje brilha no Real Madrid Imagem: Getty Images

07/10/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O futebol brasileiro é cada vez mais um grande exportador de talentos. Boa parte dos jogadores que chegam aos grandes clubes do país já assina contrato pensando lá na frente, em uma possível transferência para o exterior.

Por isso, é muito normal que o torcedor das equipes nacionais transforme um atleta em ídolo e continue acompanhando sua carreira depois que ele deixa nossas fronteiras para jogar na Europa ou na Ásia.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" está publicando desde o mês passado uma seção com os jogadores que vestiram a camisa dos maiores clubes do Brasil e que estão fazendo sucesso em algum canto do planeta.

Desta vez, mostramos sete atletas que defenderam recentemente o São Paulo (alguns com trajetórias de sucesso, e outros nem tanto assim) e que hoje se destacam no cenário do futebol internacional.

CASEMIRO
Volante
29 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Cria das categorias de base do São Paulo, foi muito criticado por torcedores depois que subiu ao time profissional por supostamente não se dedicar tanto assim em campo e acabou vendido para o Real Madrid em um momento em que estava com a carreira em baixa no Morumbi. Só que os oito anos de Europa transformaram Casemiro em um dos volantes mais importantes do futebol mundial e também em uma máquina de conquistar títulos. Só a Liga dos Campeões da Europa, o torneio interclubes mais importante do planeta, já foi vencida quatro vezes pelo brasileiro. Titular absoluto da seleção desde 2016, disputou a última Copa do Mundo e deve chegar ao Qatar-2022 como um dos líderes (talvez até como capitão) do elenco convocado por Tite.

ANTONY
Atacante
21 anos
Brasileiro
Ajax (HOL)

Atacante Antony comemora gol marcado pelo Ajax - ANP Sport/ANP Sport via Getty Images - ANP Sport/ANP Sport via Getty Images
Imagem: ANP Sport/ANP Sport via Getty Images

Quarta maior venda da história do São Paulo, o atacante rendeu 15,7 milhões de euros (R$ 100 milhões, na cotação atual) ao clube quando foi negociado com o Ajax, no ano passado. Pouco mais de uma temporada depois, os holandeses não admitem abrir negociação pelo brasileiro se não receberem uma proposta de pelo menos 40 milhões de euros (R$ 254,5 milhões). A rápida valorização tem a ver com o belo processo de adaptação de Antony ao futebol europeu. No Ajax, o atacante colocou no banco David Neres, seu ex-companheiro de Morumbi, e aperfeiçoou bastante seu aproveitamento nos dribles. A evolução foi premiada com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e com a primeira convocação para a seleção principal.

RAFAEL TOLÓI
Zagueiro
30 anos
Italiano
Atalanta (ITA)

Rafael Tolói, da Atalanta, em jogo contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões - Ricardo Nogueira/Eurasia Sport Images/Getty Images - Ricardo Nogueira/Eurasia Sport Images/Getty Images
Imagem: Ricardo Nogueira/Eurasia Sport Images/Getty Images

O zagueiro que vestiu a camisa tricolor entre 2012 e 2015 hoje é o capitão e principal peça defensiva de uma das equipes mais badaladas do futebol europeu. Tolói está na Atalanta desde 2015 e está prestes a entrar no grupo dos dez jogadores que mais vestiram a camisa do clube em todos os tempos. Ao longo das últimas seis temporadas, o defensor viu sua equipe deixar de ser uma força da parte de baixo da tabela do Campeonato Italiano para se transformar em um participante frequente dos playoffs decisivos da Liga dos Campeões. O bom futebol de Tolói chamou a atenção da seleção italiana, que aproveitou a conclusão do seu processo de naturalização e o convocou para fazer parte do elenco que recentemente venceu a Eurocopa-2020.

ÉDER MILITÃO
Zagueiro
23 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Èder Militão tem sido um dos destaques do Real nas últimas semanas - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Assim como Casemiro, hoje seu companheiro de clube em Madri, também não se destacou tanto assim com a camisa do São Paulo e só viu a carreira realmente decolar depois que se transferiu para a Europa. Militão foi originalmente negociado com o Porto e só se transferiu para o Real depois de um ano de muito sucesso em Portugal. No gigante espanhol, o brasileiro cresceu bastante na segunda metade da temporada passada e, desde então, se firmou como titular absoluto da equipe. Ainda que continue sendo apenas uma opção de banco na seleção, Militão é visto por Tite como peça-chave no processo de rejuvenescimento do setor defensivo da equipe canarinho e, mesmo que haja uma mudança na comissão técnica, deve se fixar entre os 11 que começam jogando depois da próxima Copa do Mundo.

MORATO
Zagueiro
20 anos
Brasileiro
Benfica (POR)

Morato, jogador do Benfica, de Portugal - Stanislav Vedmid/DeFodi Images via Getty Images - Stanislav Vedmid/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Stanislav Vedmid/DeFodi Images via Getty Images

Pouco conhecido até mesmo entre os torcedores do São Paulo, trocou o clube pelo Benfica antes mesmo de estrear como profissional e passou dois anos jogando quase que exclusivamente pela equipe B do clube português. Nesta temporada, caiu nas graças do técnico Jorge Jesus que tratou de efetivá-lo no elenco principal e começou a lhe dar chances frequentes até mesmo nas partidas da Champions. Hoje, Morato é o primeiro reserva do miolo de zaga encarnado e normalmente vai campo quando um dos três titulares do setor (Lucas Veríssimo, Jan Vertonghen e Nicolás Otamendi) não pode ser aproveitado.

SOUZA
Volante
32 anos
Brasileiro
Besiktas (TUR)

Volante Souza em treinamento do Besiktas, da Turquia - Anadolu Agency via Getty Images - Anadolu Agency via Getty Images
Imagem: Anadolu Agency via Getty Images

O volante, que chegou a defender a seleção no período em que jogava pelo São Paulo, vive uma lua de mel prorrogada com o Besiktas. Desde que chegou à equipe turca, em setembro do ano passado, o brasileiro tem acumulado uma alegria atrás da outra. Na temporada passada, seu clube fez a dobradinha e ganhou os dois principais títulos do país (Campeonato Turco e Copa da Turquia). Na atual, Souza disputou todos os minutos de todas as dez partidas disputadas pela equipe de Istambul. E, na semana passada, o volante teve a honra de usar a braçadeira de capitão em uma partida da Champions. A festa só não foi completa por conta do resultado do jogo: derrota por 2 a 0 para o Ajax, em Amsterdã.

DÓRIA
Zagueiro
26 anos
Brasileiro
Santos Laguna (MEX)

Dória (Santos Laguna) - AFP - AFP
Imagem: AFP

Quando despontou no Botafogo, era tão promissor que parecia um zagueiro que no futuro se firmaria como jogador da seleção. A passagem de Dória pelo São Paulo já foi em um segundo momento, depois de ele não dar tão certo assim em sua primeira experiência europeia (Olympique de Marselha). O defensor só conseguiu se firmar de vez depois que se transferiu para o futebol mexicano. Desde 2018, ele veste as cores do Santos Laguna, clube no qual já se transformou em ídolo. Na temporada passada, o brasileiro jogou tão bem que acabou sendo eleito o melhor zagueiro da Liga MX, a primeira divisão do México.