Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 ex-jogadores do Corinthians que hoje fazem sucesso no exterior

Marquinhos é hoje o principal ex-jogador do Corinthians no futebol europeu - Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images
Marquinhos é hoje o principal ex-jogador do Corinthians no futebol europeu Imagem: Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images

30/09/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O futebol brasileiro é cada vez mais um grande exportador de talentos. Boa parte dos jogadores que chegam aos grandes clubes do país já assina contrato pensando lá na frente, em uma possível transferência para o exterior.

Por isso, é muito normal que o torcedor das equipes nacionais transforme um atleta em ídolo e continue acompanhando sua carreira depois que ele deixa nossas fronteiras para jogar na Europa ou na Ásia.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" deu início na semana passada a uma nova seção com os jogadores que vestiram a camisa dos maiores clubes do Brasil e que estão fazendo sucesso em algum canto do planeta.

Desta vez, mostramos sete atletas que defenderam recentemente o Corinthians (alguns com trajetórias de sucesso, e outros nem tanto assim) e que hoje se destacam no cenário do futebol internacional.

MARQUINHOS
Zagueiro
27 anos
Brasileiro
Paris Saint-Germain (BRA)

Pouco aproveitado por Tite quando subiu para a equipe profissional, foi negociado com a Roma assim que completou 18 anos. E, ao longo de quase uma década atuando na Europa, transformou-se em um dos zagueiros mais valorizados do futebol mundial. Marquinhos é simplesmente o capitão do Paris Saint-Germain, a equipe mais estrelada do planeta, e lidera astros da estirpe de Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé. Também é titular absoluto da seleção brasileira e um dos homens de confiança de Tite para a briga pelo hexa na Copa do Qatar-2022. Para completar, ele entrou na seleção das duas últimas edições da Liga dos Campeões, uma prova irrefutável do prestígio internacional que seu nome carrega.

FELIPE
Zagueiro
32 anos
Brasileiro
Atlético de Madri (ESP)

Felipe em ação pelo Atlético de Madri - Susana Vera/Reuters - Susana Vera/Reuters
Imagem: Susana Vera/Reuters

Ao contrário de Marquinhos, teve uma longa trajetória com a camisa corintiana. Felipe chegou à cidade de São Paulo como uma espécie de "patinho feio", uma promessa contratada do Bragantino apenas para completar elenco, e foi embora de lá com títulos paulista, brasileiro e mundial no currículo. Negociado com o Porto em 2016, acabou revendido para o Atlético de Madri três temporadas mais tarde. Sob comando de Diego Simeone, ganhou o título espanhol em 2020/2021. Apesar de não ter aparecido nas duas últimas convocações da seleção de Tite, o técnico que o moldou no Corinthians, ainda está na briga por uma vaga no Mundial do próximo ano.

MAYCON
Meia
24 anos
Brasileiro
Shakhtar Donetsk (UCR)

Maycon em ação com a camisa do Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões - James Williamson/Getty Images - James Williamson/Getty Images
Imagem: James Williamson/Getty Images

Autor do gol que deu título da Copa São Paulo de juniores ao Corinthians em 2015, foi promovido à equipe principal no ano seguinte e, depois de um rápido empréstimo à Ponte Preta, retornou ao Parque São Jorge para se transformar em uma peça essencial do time que ganhou o Brasileiro-2017. Sua elegância e o ótimo aproveitamento em chutes de média distância chamaram a atenção do Shakhtar Donetsk, que fez questão de levá-lo à Ucrânia. Por lá, já soma dois títulos nacionais e mais de dez partidas de Champions (a maioria absoluta, como titular).

MALCOM
Atacante
24 anos
Brasileiro
Zenit São Petersburgo (RUS)

Malcom comemora gol do Zenit frente ao Ural na vitória por 7 a 1 pelo Campeonato Russo - FC Zenit/Divulgação - FC Zenit/Divulgação
Imagem: FC Zenit/Divulgação

O camisa 10 do Zenit é tão rodado que nem parece que tem apenas 24 anos e pôde disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, competição na qual conquistou a medalha de ouro. Malcom estreou na equipe profissional do Corinthians há sete anos e participou da campanha do título brasileiro de 2015. No ano seguinte, transferiu-se para o Bordeaux, onde chamou a atenção do Barcelona. Na Catalunha, não teve espaço. Por isso, depois de apenas uma temporada sendo companheiro de Messi, acabou negociado com o Zenit. Na Rússia, Malcom só não é mais protagonista por conta dos problemas físicos que têm minado seu desenvolvimento. Mesmo assim, já faturou dois títulos nacionais e conquistou uma legião de admiradores.

PEDRINHO
Meia-atacante
23 anos
Brasileiro
Shakhtar Donetsk (UCR)

Pedrinho comemora gol marcado pelo Shakhtar Donetsk contra o Monaco - Divulgação/Champions League - Divulgação/Champions League
Imagem: Divulgação/Champions League

Última grande revelação da base corintiana, o meia-atacante participou da campanha do título brasileiro de 2017 e depois virou uma espécie de "estrela solitária" do time. No ano passado, transferiu-se para o exterior e foi jogar no Benfica. Só que sua contratação não foi muito bem aceita pelo técnico Jorge Jesus, e Pedrinho não teve lá tantas oportunidades assim de se firmar como titular. Para sua sorte, surgiu o Shakhtar Donetsk para levá-lo à Ucrânia. No Leste Europeu, o brasileiro tem reconstruído sua carreira. O camisa 38 assumiu imediatamente a titularidade, começou a balançar as redes e já é tratado pelo técnico italiano Roberto De Zerbi como um dos principais nomes do time.

GUSTAVO
Atacante
27 anos
Brasileiro
Jeonbuk Hyundai (CDS)

Gustagol (Jeonbuk Hyundai) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apelidado de Gustagol, o centroavante chegou ao Corinthians em 2016, mas rodou bastante (empréstimos para Bahia, Goiás e Fortaleza) até receber uma sequência maior de oportunidades na equipe alvinegra, em 2019, ano em que marcou 15 gols. Na temporada passada, foi negociado com o Jeonbuk Hyundai, um dos clubes mais poderosos do futebol asiático. E, por lá, o atacante tem mandado muito bem. Gustavo é o vice-artilheiro da Liga dos Campeões, com oito gols, e também da primeira divisão da Coreia do Sul, com 12 tentos. Como está na briga pelo título das duas competições, o brasileiro pode encerrar o ano com muitas coisas novas para acrescentar no seu currículo.

NICOLÁS LODEIRO
Meia
32 anos
Uruguaio
Seattle Sounders (EUA)

Nicolás Lodeiro (Seattle Sounders) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Veterano de duas Copas do Mundo (2010 e 2014), o meia uruguaio jogou no Corinthians durante o segundo semestre de 2014, após ter se destacado no Botafogo. No ano seguinte, já se mudou para o Boca Juniors e, uma temporada depois, transferiu-se para os Estados Unidos, onde ficou raízes. Lodeiro é um dos grandes jogadores da história do Seattle Sounders, time em que veste a camisa 10 e a braçadeira de capitão. O meia já ganhou dois títulos da MLS (Major League Soccer) pela franquia do estado de Washington e atualmente se recupera de uma cirurgia no joelho.