Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 estrangeiros conhecidos que estão jogando campeonatos de 2ª divisão

Robin Olsen disputou a Copa do Mundo três anos atrás, mas agora joga na segundona inglesa - Divulgação
Robin Olsen disputou a Copa do Mundo três anos atrás, mas agora joga na segundona inglesa Imagem: Divulgação

06/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando falamos de futebol internacional, normalmente acompanhamos apenas a primeira divisão dos campeonatos nacionais mais relevantes do planeta. Por isso, ficamos com a impressão de que vários jogadores conhecidos simplesmente sumiram do mapa.

É claro que alguns desses atletas podem realmente ter se aposentado. Mas a maioria ainda continua jogando. Só está fora do radar do fã menos atencioso.

Basta olhar para torneios de segunda divisão para encontrar vários desses nomes. O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores estrangeiros bastante famosos que disputam segundonas de ligas nacionais na atual temporada.

ROBIN OLSEN
Goleiro
31 anos
Suécia
Sheffield United (ING)

Um dos melhores goleiros da última Copa do Mundo e responsável direto por sua seleção ter superado as expectativas e chegado até as quartas de final na Rússia-2018, Olsen descolou uma transferência para a Roma logo depois da competição. Mas, atuar em um dos clubes mais populares da Itália era demais para ele. Após apenas uma temporada, ele começou sua peregrinação de empréstimos: primeiro foi para o Cagliari, depois ficou no banco de reservas do Everton e, desde o último dia desta janela de transferências, tem a missão de reconstruir sua carreira na segundona inglesa com a camisa do Sheffield United.

DANNY DRINKWATER
Meia
31 anos
Inglaterra
Reading (ING)

Danny Drinkwater (Reading) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mais um caso de jogador que deu um passo maior que a perna e que agora está se reposicionando no cenário internacional do futebol. Drinkwater era apenas mais um meio-campista regular que rodava pela Inglaterra até, surpreendentemente, conquistar o título nacional com o Leicester, na temporada 2015/16. A taça da Premier League lhe rendeu convocações para a seleção e uma transferência para o Chelsea. Só que essa não era a sua realidade. Drinkwater já não aparece nas listas do English Team há cinco anos e foi emprestado até para a Turquia na reta final da temporada passada. Ainda contratado do atual campeão europeu, está cedido até maio ao Reading, também da Championship da Inglaterra.

GIANLUCA LAPADADULA
Atacante
31 anos
Peru
Benevento (ITA)

Gianluca Lapadula (Benevento) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O centroavante já vestiu a camisa do poderoso Milan e foi um dos artilheiros da última Copa América, com quatro gols. Mas a realidade vivida pelo peruano é bem diferente do glamour que a frase de cima indica. Lapadula foi rebaixado com o Benevento na temporada passada do Campeonato Italiano e, como não conseguiu nenhuma oferta interessante para mudar de casa e permanecer na elite durante a janela de transferências, agora está na labuta para devolver a modesta equipe à primeira divisão do Calcio. Para piorar, começou na reserva a campanha na Série B.

ADOLFO GAICH
Atacante
22 anos
Argentina
Huesca (ESP)

Adolfo Gaich (Huesca) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É difícil entender como um dos camisas 9 mais promissores do futebol argentino foi parar na segunda divisão espanhola. Destaque das seleções de base, Gaich teve um belo início de carreira no San Lorenzo e até já estreou pela equipe adulta do seu país. No meio do ano passado, aceitou se transferir para o CSKA Moscou. Seis meses depois, sem conseguir se adaptar à Rússia, foi emprestado ao Benevento. E agora, mesmo com forças medianas interessantes da Inglaterra interessadas em contratá-lo (West Ham e Leeds United), acabou sendo cedido para o Huesca.

ALEKSANDAR MITROVIC
Atacante
26 anos
Sérvia
Fulham (ING)

Aleksandar Mitrovic (Fulham) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Excepcional no jogo aéreo, o centroavante do Fulham é simplesmente o maior artilheiro da história da seleção da Sérvia e disputou a última Copa do Mundo. Apesar de já ter dado as caras na primeira divisão do Campeonato Inglês em algumas oportunidades, inclusive na temporada passada, seu negócio mesmo é disputar a Championship. O camisa 9 já marcou mais de 40 gols na "Série B" inglesa e é um dos jogadores mais temidos da competição. Neste ano, está cultivando muito bem a fama que assusta os adversários e meteu quatro bolas nas redes nas cinco primeiras rodadas.

JEAN MICHAËL SERI
Meia
30 anos
Costa do Marfim
Fulham (ING)

Jean Michael Seri (Fulham) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Muito comparado a N'Golo Kanté quando despontou para o cenário internacional com a camisa do Nice, o marfinense chegou a ser envolvido em rumores de possíveis transferências para Barcelona e Chelsea. Mas o destino de Seri foi outro. Reforço mais caro da história do Fulham, o meia disputou a Premier League e também foi emprestado para Galatasaray e Bordeaux. Neste temporada, está de volta a Londres para tentar resgatar o clube dono dos seus direitos econômicos e colocá-lo mais uma vez na primeira divisão do campeonato nacional mais poderoso do planeta.

SANDER BERGE
Volante
23 anos
Noruega
Sheffield United (ING)

Sander Berge (Sheffield United) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos principais nomes da nova geração que está recolocando a Noruega no mapa do futebol mundial, o companheiro de seleção de Erling Haaland e Martin Odegaard já teve bons momentos com a camisa do Sheffield United na primeira divisão da Inglaterra. Com a queda para a Championship, muito se especulou sobre uma possível saída de Berge para equipes mais gabaritadas da Europa (o Napoli foi o clube mais citado). Só que a transação acabou não acontecendo, e o volante norueguês agora vai ter que retornar para a elite dentro de campo mesmo.