Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem vai bater os pênaltis do PSG: Neymar ou Messi? Compare os números

Messi e Neymar devem disputar posto de batedor de pênaltis do PSG - Bertrand Guay/AFP
Messi e Neymar devem disputar posto de batedor de pênaltis do PSG Imagem: Bertrand Guay/AFP

31/08/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem assistiu à última partida do Paris Saint-Germain na ânsia de ver Neymar e Lionel Messi atuando juntos pela primeira vez em mais de quatro anos ficou só na vontade. Na vitória do clube parisiense sobre o Reims, no domingo (29), o brasileiro foi escalado como titular e deixou o campo aos 21 minutos do segundo tempo para a entrada do argentino.

Mas é óbvio que essa foi uma situação excepcional motivada pela falta de ritmo de jogo dos dois astros, que retornaram mais tarde das férias. O PSG da temporada 2021/2022 terá seu camisa 10 ao lado do seis vezes eleito melhor jogador do mundo.

E aí, quando tiver os dois em campo ao mesmo tempo, o técnico argentino Mauricio Pochettino terá de fazer uma escolha das mais complicadas: indicar qual deles será o responsável por cobrar os pênaltis sofridos pelo time.

O treinador ainda não falou publicamente sobre o tema, que já foi um problema dos grandes no vestiário parisiense há algumas temporadas.

Entre 2017 e 2019, Neymar e Edinson Cavani tiveram vários atritos pelo direito de ser o cobrador oficial de pênaltis do PSG. Depois que o uruguaio deixou o clube, a questão foi encerrada, e o brasileiro passou a ser o responsável número um pelas penalidades.

Messi passou a maior parte da sua carreira batendo todos os pênaltis que desejava no Barcelona. De vez em quando, normalmente em jogos que já estavam decididos ou quando não tinha nenhuma marca individual expressiva para alcançar, abdicava dessa posição para que Neymar, Luis Suárez ou Griezmann também tivessem a oportunidade de dar uns tiros.

Se a escolha de Pochettino for exclusivamente técnica, a chegada do craque argentino ao PSG não deve ter nenhum impacto no ordenamento dos batedores de pênalti.

Ao longo das últimas quatro temporadas, Neymar converteu nada menos que 30 das 33 penalidades que cobrou, um aproveitamento de 90,9% das tentativas, muito superior à taxa de acerto de 74,3% de Messi no período.

O novo astro do PSG, aliás, tem uma taxa de produtividade nos penais inferior às dos outros três jogadores do elenco francês que também costumam se aventurar nas cobranças. Desde 2017/2018, Sergio Ramos converteu 90% dos pênaltis que cobrou, Mauro Icardi acertou 87,5% e Kylian Mbappé colocou para dentro 81,3%.

Ou seja: se as estatísticas fossem o critério número um da decisão, não apenas Neymar deveria continuar como cobrador oficial da equipe parisiense, como Messi seria apenas a quinta opção do time (pelo menos essa segunda parte, é claro, não vai acontecer).

Superado pelo Lille na última temporada do Campeonato Francês, o PSG começou com tudo a corrida pelo título da Ligue 1. A equipe é a única que venceu seus quatro primeiros compromissos na competição (Troyes, Strasbourg, Brest e Reims) e já abriu dois pontos de vantagem para o Angers, vice-líder.

Na Liga dos Campeões, torneio em que ainda busca seu primeiro título, caiu em uma das chaves mais complicadas deste ano. No Grupo A, Neymar e Messi terão a companhia de Manchester City, atual vice europeu, Brugge e RB Leipzig.

Devido à Data Fifa e aos compromissos das seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo-2022, os parisienses só voltam a campo em 12 de setembro, quando recebem o Clermont. Três dias depois, estreiam na Champions contra o Brugge, na Bélgica.

Aproveitamento em pênaltis (desde 2017/2018)

Neymar - 90,9% de acerto (30 gols em 33 cobranças)
Sergio Ramos - 90% de acerto (27 gols em 30 cobranças)
Mauro Icardi - 87,5% de acerto (14 gols em 16 cobranças)
Kylian Mbappé - 81,3% de acerto (13 gols em 16 cobranças)
Lionel Messi - 74,3% de acerto (26 gols em 35 cobranças)