Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo trio ofensivo do PSG faz mais gols que 85% dos times da elite europeia

Messi deve turbinar o poderio ofensivo do PSG nesta temporada - Divulgação
Messi deve turbinar o poderio ofensivo do PSG nesta temporada Imagem: Divulgação

19/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Kylian Mbappé anotou 42 gols na temporada passada. Lionel Messi foi às redes em 38 oportunidades. E Neymar, prejudicado por problemas físicos e várias suspensões, comemorou 17 vezes.

O badalado e estrelado trio de ataque que o Paris Saint-Germain montou para tentar recuperar a hegemonia do futebol francês e, enfim, conquistar o título de Liga dos Campeões fez 97 gols, ou seja, mais que 85% dos times do primeiro escalão da Europa em 2020/21.

Apenas 15 dos 98 clubes da elite dos campeonatos Inglês, Italiano, Espanhol, Alemão e Francês (os mais bem credenciados no ranking da Uefa) conseguiram superar a barreira dos 97 tentos estabelecida pela trinca de astros parisienses.

Mesmo algumas das forças mais temidas do Velho Continente, como Real Madrid (88 gols), Atlético de Madri (77) e Arsenal (94), não conseguiram alcançar o aproveitamento ofensivo do novo tridente ofensivo do PSG.

Na temporada passada, o melhor ataque da elite europeia foi o do Bayern de Munique, que balançou as redes 136 vezes na soma de todas as competições. Manchester City, com 131 tentos, e o próprio PSG (ainda sem o reforço de Messi), que marcou 126 gols, completaram o pódio dos ataques mais produtivos.

Tottenham, Barcelona, Manchester United, Borussia Dortmund, Atalanta, Juventus, Napoli, Villarreal e Inter de Milão também ultrapassaram a marca de uma centena de gols. O atual campeão europeu, Chelsea, além de Roma e Milan, são as outras equipes que superaram o desempenho de Mbappé, Neymar e Messi juntos.

E o que mais assusta os adversários do PSG é que Mbappé foi o único integrante do trio do PSG que teve a temporada mais goleadora da carreira.

Messi chegou a marcar 73 vezes pelo Barcelona em 2011/12. Neymar bateu seu recorde pessoal da fase europeia (ou seja, excluindo o tempo em que defendeu o Santos) em 2014/15, quando anotou 39 gols e foi artilheiro da Champions.

O mais provável é que o trio dos sonhos do PSG tenha apenas uma temporada para entrar para a história com títulos e uma tempestade de gols. Afinal, Mbappé já anunciou ao clube francês que pretende se transferir para o Real Madrid.

Apesar de os franceses insistirem que não têm nenhuma intenção de negociá-lo nesta janela de transferências, pouco poderão fazer para evitar a saída do jovem astro no próximo ano. Afinal, o contrato do atacante vence em junho e, se não houver uma mudança drástica nos planos do jogador, não será renovado.

Dos três integrantes do ataque, é justamente Mbappé o único que já tem jogado nesta temporada. O camisa 7 participou das duas primeiras rodadas do Campeonato Francês (vitórias sobre Troyes e Strassbourg) e distribuiu duas assistências.

Neymar e Messi ainda estão recuperando a forma depois das férias de meio de ano. A expectativa do técnico Mauricio Pochettino é que o brasileiro e o argentino tenham condições de estrear até o fim do mês, possivelmente na partida contra o Reims, no dia 29.

Além do PSG, somente Angers e Clermont ainda continuam com 100% de aproveitamento na Ligue 1. A equipe parisiense volta a campo amanhã pela competição nacional para tentar se isolar na liderança. O adversário é o Brest, que empatou os dois jogos que disputou até o momento.