Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é a cria do São Paulo que é aposta de Jesus na "decisão" da Champions?

Morato ganha espaço no Benfica e deve ser titular em jogo da Champions - Divulgação
Morato ganha espaço no Benfica e deve ser titular em jogo da Champions Imagem: Divulgação

17/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Formado nas categorias de base do São Paulo, Morato foi negociado com o Benfica logo que fez aniversário de 18 anos, sem ter tido a oportunidade de disputar sequer uma partida como profissional no Brasil.

Dois anos depois da transferência e com apenas sete partidas do "futebol dos adultos" no currículo, o jovem zagueiro deve realizar um sonho hoje: ser titular pela primeira vez de um jogo da Liga dos Campeões da Europa.

Com a lesão do veterano belga Jan Vertonghen (ex-Tottenham), o brasileiro deve começar jogando a partida de ida do confronto contra o PSV Eindhoven, em Lisboa, pela última fase dos playoffs preliminares do torneio continental.

Morato já participou dos 45 minutos finais da rodada anterior (4 a 0 sobre o Spartak Moscou, no placar agregado das duas partidas) e foi testado como titular na vitória por 2 a 0 sobre o Arouca, no fim de semana, pelo Campeonato Português.

"Não imaginava [que teria essa chance] em tão curto espaço de tempo. Mas, fazendo parte do grupo, a gente já se prepara para quanto tiver a chance de jogar. O único jeito de um jogador mais novo pegar experiência é nesses jogos grandes", afirmou o defensor, em entrevista ao "Blog do Rafael Reis".

Apesar de ter custado uma grana considerável (7,6 milhões de euros, ou R$ 46,8 milhões, na cotação atual) e já fazer parte do elenco do Benfica há duas temporadas, só agora Morato foi efetivado na equipe adulta.

Mesmo tendo disputado uma partida da Copa da Liga três meses depois de chegar ao clube, o zagueiro passou suas duas primeiras temporadas em Portugal jogando majoritariamente pelos times sub-19 (foi campeão da Youth League em 2019/20) e B do clube.

Foi jogando nas divisões menores que ele chamou a atenção do técnico Jorge Jesus. No fim da temporada passada, o ex-treinador do Flamengo colocou para jogá-lo em uma ou outra partida menos importante.

Depois das férias, o status de Morato mudou completamente. Ele deixou de ser apenas um garoto que completa o elenco eventualmente para se tornar aposta pessoal do treinador e reserva direto do trio formado por Vertonghen, Nicolás Otamendi e Lucas Veríssimo.

"Foi tudo acontecendo naturalmente. Quando Jesus chegou, eu ainda estava no time B. Mas ele sempre me chamava para completar treinos, me colocava no meio. No dia a dia, sempre aprendemos algumas coisas com ele. Tem as duras, claro, mas quando é para elogiar ele elogia."

Os últimos seis participantes da fase de grupos da Liga dos Campeões serão conhecidos até a próxima quarta-feira, data em que serão disputadas as últimas partidas dos playoffs preliminares da competição.

A etapa principal da Champions será jogada entre os dias 14 de setembro e 8 de dezembro. A maior novidade já confirmada desta temporada é a presença do Villarreal, que estava afastado do primeiro escalão continental desde 2011/12.

O novo campeão europeu será revelado ao mundo em 28 de maio do próximo ano. Depois de duas temporadas consecutivas em Portugal devido a adaptações relacionadas à pandemia da covid-19, a decisão do torneio continental desta vez será jogada no estádio Krestovsky, em São Petersburgo, na Rússia.

Playoffs da Liga dos Campeões - fase preliminar

Monaco (FRA) x Shakhtar Donetsk (UCR)
Red Bull Salzburg (AUT) x Brondby (DIN)
Sheriff Tiraspol (MOL) x Dínamo Zagreb (CRO)
Young Boys (SUI) x Ferencváros (HUN)
Benfica (POR) x PSV Eindhoven (HOL)
Malmö (SUE) x Ludogorets (BUL)