PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Está perdido? Saiba como e onde assistir a cada campeonato internacional

Lionel Messi é a nova estrela do Campeonato Francês - STEPHANE DE SAKUTIN / AFP
Lionel Messi é a nova estrela do Campeonato Francês Imagem: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

13/08/2021 04h00

Foi-se o tempo em que o fã de futebol só precisava sentar no sofá, pegar o controle remoto e ficar trocando entre os quatro ou cinco mesmos canais de sempre para encontrar aquela partida que ele tanto queria assistir.

Hoje em dia, o leque de emissoras que transmitem jogos do esporte mais popular do planeta é bem maior. E, além das opções lineares existentes na TV, há ainda serviços de streaming e também pacotes que funcionam na base do pay-per-view.

Mas, não é preciso ficar preocupado: você não vai perder as apresentações das suas equipes e craques preferidas por causa desse caos de informação.

Aproveitando o início da temporada 2021/22 do futebol europeu, o "Blog do Rafael Reis" elaborou um guia completo mostrando como e onde assistir a cada um dos principais campeonatos internacionais de futebol no Brasil nos próximos meses.

LIBERTADORES: O principal e mais desejado campeonato da América do Sul é também aquele que está mais pulverizado entre as diferentes plataformas. Na TV aberta, o SBT transmite um jogo por semana. Mas o Grupo Disney (ESPN e Fox Sports), o Facebook e o PPV da Conmebol também são destinos das partidas da competição.

SUL-AMERICANA: O segundo torneio interclubes em relevância no nosso continente está fora das plataformas tradicionais de transmissão. Desde que a DAZN desistiu de transmitir a Sul-Americana, a única forma de acessá-la é assinar os serviços da Conmebol TV.

LIGA DOS CAMPEÕES: Como já vem acontecendo há algum tempo, a Turner exibirá os jogos da Champions nos canais TNT e Space. Mas, desta vez, terá a companhia do SBT, que transmitirá um jogo por rodada na TV aberta, e também do serviço de streaming HBO Max.

LIGA EUROPA: Assim como na Champions, o SBT também terá o direito de veicular as partidas da Liga Europa. Só que ainda não anunciou como será seu esquema de transmissão. Na TV paga, o torneio continuará presente na programação dos canais esportivos da Disney. E o novo streaming do grupo, STAR+, completará a exibição das partidas.

CONFERENCE LEAGUE: A Disney possui os direitos de transmissão da nova competição interclubes da Europa e exibirá suas partidas nos canais ESPN e Fox Sports, assim como na plataforma STAR+, que será lançada no dia 31 de agosto.

CAMPEONATO INGLÊS: Os direitos de transmissão no Brasil pertencem à Disney. As partidas do campeonato nacional mais badalado do planeta serão divididas entre as diferentes plataformas da empresa (canais ESPN, Fox Sports e STAR+).

CAMPEONATO ITALIANO: O futebol do país vencedor da última Eurocopa não estará na TV aberta na nova temporada. Desta vez, só será possível acompanhar o Calcio por meio dos canais da Disney e do seu streaming adulto, o STAR+.

CAMPEONATO ESPANHOL: De luto pela saída de Lionel Messi, a La Liga continuará sendo exclusividade da Disney e fará parte da programação semanal dos canais ESPN e Fox Sports. Também dará as caras no STAR+.

CAMPEONATO FRANCÊS: A nova casa de Messi é também o reforço de peso da Disney para 2021/22. Antes mesmo da revelação de que o astro argentino jogará no PSG, a ESPN, a Fox Sports e a STAR+ já estavam anunciando a transmissão da Ligue 1.

CAMPEONATO ALEMÃO: O OneFootball possui os direitos de transmissão da Bundesliga e exibirá as partidas do torneio em seu aplicativo. Além disso, um jogo por rodada será exibido na Band e outro, no site da TV Cultura.

OUTROS: Além dos campeonatos mais tradicionais, o torcedor brasileiro tem outras várias opções para assistir competições internacionais de futebol pela televisão ou em plataformas de streaming.

O Grupo Band, por exemplo, transmite o Campeonato Russo tanto em seu canal aberto quanto no Bandsports. Já a Turner continua dona da Liga das Nações da Europa e das eliminatórias do Velho Continente para a Copa-2022.

Já o qualificatório sul-americano para o Mundial do Qatar, depois de um belo imbróglio, está nas mãos da Globo, que tradicionalmente exibe os jogos da seleção na TV aberta e das outras equipes no SporTV.

Mesmo com a redução considerável de suas operações no Brasil, a plataforma de streaming DAZN ainda continua exibindo jogos da MLS (Major League Soccer) norte-americana e da versão feminina da Champions (que também dará as caras no YouTube).

Mas o maior espaço dedicado ao futebol internacional no país continuará sendo o da Disney. Além de todos os campeonatos apresentados acima, ESPN, Fox Sports e STAR+ também são as casas das ligas nacionais de Portugal, Holanda, Escócia, Bélgica, Argentina e México, além das Ligas dos Campeões da Ásia e da Concacaf.

Há ainda várias copas nacionais espalhadas pelos mais diferentes canais e plataformas.