Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para algoritmos, De Bruyne é o craque da 1ª fase da Eurocopa; veja seleção

De Bruyne comemora gol marcado contra a Dinamarca - Stuart Franklin/Getty Images
De Bruyne comemora gol marcado contra a Dinamarca Imagem: Stuart Franklin/Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção dos melhores jogadores da fase de grupos da Eurocopa, elaborada pelo site "WhoScored?", é dominada pela Holanda.

A equipe comandada por Frank de Boer, que venceu todos os seus compromissos no Grupo C (contra Áustria, Ucrânia e Macedônia do Norte), emplacou três nomes na equipe ideal de maiores destaques individuais do torneio até o momento.

Matthijs de Ligt (Juventus) foi o melhor zagueiro da primeira fase, com nota 7,54. Dois atletas do Barcelona, o meia Frenkie de Jong, com 7,87, e o atacante Memphis Depay, com 7,84, também arranjaram espaço nessa parcial da seleção dos craques do torneio.

A relação foi feita sem nenhum tipo de interferência humana. Os algoritmos do "WhoScored?" simplesmente transformaram as estatísticas das partidas da Eurocopa em notas que avaliaram a performance de cada jogador utilizado na competição.

Além da Holanda, apenas a Bélgica emplacou mais de um jogador na seleção da primeira fase. A "ótima geração" escalou o zagueiro Dedryck Boyata, do Hertha Berlim, e o meia Kevin de Bruyne, craque do Manchester City.

Finlândia, República Tcheca, Itália, Croácia, Suécia e Portugal também conseguiram colocar representantes seus na melhor escalação possível da Eurocopa.

Dessas, a única seleção que não conseguiu avançar às oitavas de final foi a finlandesa, que disputou a competição pela primeira vez. Apesar dos resultados coletivos negativos, seu goleiro Lukás Hrádecky, do Bayer Leverkusen, foi o mais bem avaliado da fase de grupos.

Segundo o "WhoScored?", De Bruyne é, disparado, o melhor jogador da competição até o momento. O camisa 7 belga, que já marcou um gol e deu duas assistências, recebeu média 8,84 por suas atuações no continental.

Quem mais se aproxima do seu desempenho é o astro português Cristiano Ronaldo, da Juventus. O artilheiro da Eurocopa, com cinco gols (três de pênalti), tem média 8,06. De Jong, com 7,87, completa o pódio.

A reta final da Eurocopa começa amanhã, com duas partidas que abrem as oitavas de final. Às 13h (de Brasília), Gales e Dinamarca se enfrentam na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã (Holanda). Na sequência, a Itália, sensação da primeira fase, mede forças contra a Áustria, no estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra).

O sucessor de Portugal no posto de campeão europeu de seleções será conhecido no dia 11 de julho. Wembley também receberá a decisão.

Originalmente, o torneio era para ter sido disputado no meio do ano passado. No entanto, a pandemia da covid-19 fez com que ele fosse adiado em 12 meses.

A novidade desta edição é que não há uma sede fixa. Para comemorar os 60 anos do continental, a Uefa decidiu realizar a competição em 11 cidades espalhadas por 11 países diferentes (alguns que nem classificaram suas seleções).

Além da Inglaterra, sede da última partida, a Euro-2020 (sim, ela manteve esse nome mesmo com o adiamento da data) também está passando por Itália, Azerbaijão, Dinamarca, Alemanha, Escócia, Espanha, Hungria, Holanda, Romênia e Rússia.

Seleção da 1ª fase da Eurocopa

G - Lukás Hrádecky (FIN): 7,53
LD - Vladimir Coufal (TCH): 7,14
Z - Matthijs de Ligt (HOL): 7,54
Z - Dedryck Boyata (BEL): 7,26
LE - Leonardo Spinazzola (ITA): 7,38
MC - Frenkie de Jong (HOL): 7,87
MC - Kevin de Bruyne (BEL): 8,84
MA - Ivan Perisic (CRO): 7,44
MA - Emil Forsberg (SUE): 7,55
A - Memphis Depay (HOL): 7,84
A - Cristiano Ronaldo (POR): 8,06

Fonte: WhoScored?

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente dos números publicados inicialmente, a pontuação parcial do meia Frenkie de Jong foi 7,87. O erro foi corrigido.